Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11477/2020, de 20 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, 1.ª classe, o Almirante General Teodoro Esteban López Calderón

Texto do documento

Despacho 11477/2020

Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, 1.ª classe, o Almirante General Teodoro Esteban López Calderón.

No exercício das funções de Chefe do Estado-Maior da Armada do Reino de Espanha, o Almirante General Teodoro Esteban López Calderón relevou elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, bem patentes no seu permanente e notável esforço no sentido de fortalecer as relações entre as Forças Armadas Portuguesas e as Forças Armadas Espanholas, particularmente entre as suas Marinhas.

No contexto das relações bilaterais entre as duas Marinhas, o Almirante General Teodoro Calderón sempre privilegiou as atividades desenvolvidas no âmbito da cooperação, salientando-se as regulares reuniões dos Estados-Maiores Peninsulares, realizadas entre as duas Marinhas, a participação continuada de unidades navais em exercícios de preparação e treino conjunto, o embarque recíproco de oficiais em unidades navais, a assinatura de um protocolo de cooperação que permitiu a integração de um piloto português numa esquadrilha de Helicópteros da Armada Espanhola, assim como a permanente troca de informação operacional no apoio às operações. Neste contexto, a sua competência profissional e extraordinário desempenho muito contribuíram para o relevante aumento das diversas atividades bilaterais entre os dois países.

Nas orientações por si emanadas no âmbito das relações bilaterais, o Almirante General Teodoro Calderón sempre privilegiou as atividades de cooperação decorrentes dos planos de atividades anualmente desenvolvidas no domínio naval. No contexto multilateral, destaca-se o apoio prestado pela Armada Espanhola durante o comando português da Operação Atalanta, no âmbito da EUROMARFOR, comandada a bordo de um navio espanhol. De igual destaque, foi a recente proposta elaborada pela Marinha Espanhola para uma futura integração na estrutura do GEOMETOC, oferecendo o preenchimento do cargo de Subdiretor, que muito contribui para um ainda mais próximo relacionamento, a todos os níveis, entre as Forças Armadas dos dois países.

Presente quanto precede, considerando que a elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades profissionais e pessoais, do Almirante General Teodoro Calderón, contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, o Almirante General Teodoro Esteban López Calderón.

23 de março de 2020. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

313737514

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4322653.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda