Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11138/2020, de 12 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, primeira classe, o Vice-Almirante Alexandre Daniel Cunha Reis Rodrigues

Texto do documento

Despacho 11138/2020

Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, primeira classe, o Vice-Almirante Alexandre Daniel Cunha Reis Rodrigues.

O Vice-Almirante Alexandre Daniel Cunha Reis Rodrigues, durante mais de 60 anos de atividade, na efetividade do serviço, na situação de reserva e na reforma, sempre demonstrou, com o maior brilho, extraordinárias qualidades pessoais, acompanhadas de uma dedicação excecional, em todas as funções militares desempenhadas e ainda como pensador e intelectual, tendo contribuído, de forma notável, para o cumprimento da missão e para o prestígio das Forças Armadas.

A obra produzida ao longo de décadas pelo Vice-Almirante Reis Rodrigues tem um valor inestimável, não só pela forma aprofundada como tratou os temas, mas também pela majestosa extensão e pela abrangência dos assuntos analisados. De facto, as traves mestras dos seus trabalhos percorrem matérias relacionadas com Políticas de Defesa, Forças Armadas, Planeamento, Poder Naval, Estratégia Naval, Estratégia e Segurança Europeia, Relações Internacionais e Relações Transatlânticas, em particular.

Entre muitas outras iniciativas, merece especial destaque o Jornal de Defesa e Relações Internacionais, que esteve "online" entre 2013 e 2019, do qual foi fundador e coordenador, tendo escrito enorme quantidade de artigos de rara qualidade. Publicou vários livros, sendo o último sobre o aliciante tema do planeamento militar por capacidades (2015).

Ficam marcadas para a história as suas diversas contribuições para os Anais do Clube Militar Naval e para os Cadernos Navais, face ao sabor doutrinário que exalam e à sustentação teórica das suas ideias e raciocínios. A sua colaboração regular em jornais e revistas e também em conferências e júris nas universidades, inserem-se no quadro do prestígio que granjeou pelo mérito dos seus trabalhos. A debilitação do seu estado de saúde nos últimos anos só acrescenta admiração a quem acompanha a sua produção de saber, que ainda prossegue.

Face ao que antecede e considerando que a sua superior competência e extraordinário desempenho, bem como as relevantíssimas qualidades profissionais e pessoais, contribuíram de forma altamente significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º, e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, o Vice-Almirante Alexandre Daniel Cunha Reis Rodrigues.

28 de setembro de 2020. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

313711901

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4313148.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda