Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, segunda classe, Ana Maria Príncipe Oliveira Faria Amador e Pinho.
A Excelentíssima Senhora Ana Maria Príncipe Oliveira Faria Amador e Pinho, benemérita do projeto "Marinheiros da Esperança" e, recentemente, do Polo do Porto do Hospital das Forças Armadas, tem revelado elevada competência, abnegação e extraordinário desempenho no desenvolvimento de programas pedagógicos para crianças internados em serviços de pediatria do Serviço Nacional de Saúde e no apoio ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.
Com o projeto "Marinheiros da Esperança", a Sra. Ana Príncipe e a sua equipa defendem que a ocupação do tempo em atividades pedagógicas, entre tratamentos, das crianças internados em serviços de pediatria, melhora os seus conhecimentos e atenua a ansiedade que estas situações geram.
Considerando que o mar, pela sua vastidão e multidisciplinaridade, constitui um excelente conteúdo pedagógico, ao mesmo tempo que ensina e motiva as crianças, a Sra. Ana Príncipe tem orientado, desde 2017, essas atividades, com o apoio institucional da Marinha e dos Serviços Educativos Hospitalares. Neste âmbito, além de iniciativas recentes como os embarques no Navio-Escola Sagres e a divulgação deste projeto nas redes sociais, as referidas atividades pedagógicas resultaram na edição do livro educativo para crianças "Marinheiros da Esperança", numa homenagem à resiliência das crianças, familiares e profissionais de saúde, lisonjeando e prestigiando os feitos notáveis praticados pela Marinha Portuguesa ao longo de 700 anos de história, e, desta forma, as Forças Armadas Portuguesas.
Também, no âmbito do combate à pandemia COVID-19, a Sra. Ana Príncipe, demonstrou, com as suas múltiplas iniciativas, um espírito de bem servir, pragmatismo e uma constante preocupação em potenciar as melhores condições para o Hospital das Forças Armadas, permitindo, não obstante a complexidade da situação, evidenciar uma permanente disponibilidade e garantir, em tempo útil, valiosos apoios ao seu funcionamento. Tendo protagonizado um trabalho notável, ajudou a identificar, em coordenação com os hospitais do Serviço Nacional de Saúde e o Hospital das Forças Armadas, as principais necessidades em produtos e materiais, com maior escassez no mercado, e a mobilizar a sociedade civil para doações que permitissem manter a sua capacidade de resposta, em particular do Centro de Acolhimento para Militares, no Polo do Porto.
Revelando um excecional zelo, gosto e vontade de bem servir, é de toda a justiça reconhecer que o serviço público por si prestado contribuiu para dignificar todas as crianças que, apesar de se encontrarem em situações clínicas delicadas, conseguem evidenciar a capacidade de sonhar de forma livre, pura e sincera, com esperança num futuro melhor, destacando a imagem de uma Marinha solidária ao serviço daqueles que mais precisam, bem como, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19, fortalecer a resposta do Hospital das Forças Armadas, em benefício da saúde dos portugueses.
Por tais factos, que consubstanciam elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, evidenciados na prossecução do projeto "Marinheiros da Esperança", no apoio ao Hospital das Forças Armadas, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19, e pelo contributo significativo para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º, 34.º e 38.º, n.º 2, do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, a Excelentíssima Senhora Ana Maria Príncipe Oliveira Faria amador e Pinho.
2 de junho de 2020. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.
313711918