A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 13586/2020, de 10 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Revogação do Plano de Pormenor da Palmeira

Texto do documento

Aviso 13586/2020

Sumário: Revogação do Plano de Pormenor da Palmeira.

Vítor Manuel Pinheiro Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, torna público que, nos termos da alínea f) do n.º 4 do artigo 191.º em articulação com o n.º 3 do artigo 127.º, ambos do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial aprovado pelo Decreto-Lei 80/2015, de 14 de maio, que a Assembleia Municipal da Covilhã deliberou, em sessão ordinária realizada no dia 30 de junho de 2020, aprovar a Revogação do Plano de Pormenor da Palmeira, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 107, de 3 de junho de 2009, sob o Aviso 10481/2009, sob proposta da Câmara Municipal aprovada em reunião de 19 de junho de 2020 que também deliberou revogar as seguintes decisões:

A deliberação da Câmara Municipal de 20 de setembro de 2019, na parte que determinou o reinício do procedimento de alteração do Plano de Pormenor da Palmeira, com recurso a formação de contrato para planeamento, reconheceu a oportunidade de elaboração dessa alteração, aprovou os Termos de Referência; aprovou não sujeitar a alteração do plano a procedimento de Avaliação Ambiental Estratégica, aprovou a minuta do Contrato para Planeamento, estabeleceu o prazo de 24 meses para elaboração da alteração do Plano de Pormenor da Palmeira, estabeleceu o prazo de 15 dias de participação pública e procedeu à abertura de um período de discussão pública sobre a proposta de contrato para planeamento e respetiva deliberação da Câmara Municipal.

A deliberação da Câmara Municipal de 20 de setembro de 2019 que determinou o início do procedimento de Suspensão Parcial do Plano de Pormenor da Palmeira e o estabelecimento de Medidas Preventivas Antecipatórias para as parcelas A6, A7, A8 e zona envolvente;

Deliberação da Câmara Municipal de 20 de setembro de 2019 que determinou o início do procedimento de Suspensão Parcial do Plano de Pormenor da Palmeira e o estabelecimento de Medidas Preventivas Antecipatórias para as parcelas T2, Q5 e zona envolvente.

Torna ainda público, que a documentação referente a este procedimento de revogação do Plano de Pormenor da Palmeira poderá ser consultada na Página de internet do Município: www.cm-covilha.pt/GEOPORTAL.

E para constar se publica o presente e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos do costume e publicitados nos termos legais.

4 de agosto de 2020. - O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Manuel Pinheiro Pereira.

Deliberação

Na sequência da deliberação da Câmara Municipal, tomada na reunião de 19 de junho de 2020, foi presente à Assembleia Municipal o assunto acima identificado, que lhe foi remetido para efeitos do disposto na alínea r), do n.º 1, do artigo 25.º, conjugado com a alínea ccc), do n.º 1, do artigo 33.º, do Anexo I da Lei 75/2013 e nos termos do n.º 3 do artigo 127.º, conjugado com o n.º 1, do artigo 90.º, ambas do RJIGT, de 12 de setembro, através do ofício n.º 2966 de 2020.06.19 e seus anexos.

Este documento que se dá como inteiramente reproduzido na presente ata fica, para todos os efeitos legais, arquivado em pasta própria existente para o efeito.

Submetido o assunto à apreciação foi interveniente o Senhor Doutor António João dos Reis Rodrigues (DNCCP) referiu: "Atendendo aos superiores interesses da Covilhã, particularmente naquilo que à necessidade de investimento diz respeito votamos favoravelmente a Revogação do Plano de Pormenor das Palmeiras."

Colocada a proposta da Câmara Municipal à votação - Plano Pormenor da Palmeira (Revogação) foi a mesma aprovada por maioria com 24 votos a favor (PS, DNCCP e os Presidentes de Junta/União de Freguesias de Ferro, Orjais, Sobral de São Miguel, Tortosendo, Verdelhos, Barco e Coutada, Peso e Vales do Rio) e 7 abstenções (CDS-PP, PSD e PCP).

Não votaram, por não se encontrarem na sala, os senhores: Dra. Joana Filipa Real Sardinha (PS), Dr. Francisco César Pinto de Almeida Lino (DNCCP) e os Presidentes da Junta/União de Freguesia de Aldeia de S. Francisco de Assis, Boidobra, Cortes do Meio, Dominguiso, Paul, Peraboa, Unhais da Serra, Casegas e Ourondo, Vale Formoso e Aldeia do Souto).

Foi feita Declaração de Voto

Senhor Dr. João José de Jesus Lopes Bernardo (CDS-PP): "O CDS absteve-se nesta matéria, porque se tem assistido, nos últimos tempos, a política de Urbanismo na Covilhã é eliminar tudo o que são Planos de Pormenor para cair tudo no Plano de Urbanização da Grande Covilhã. E, obviamente percebendo que os Planos de Pormenor podem estar desajustados e que carecem de ser revistos e entendidos, hoje, supostamente devia ser à luz de uma estratégia que este Executivo tivesse para o urbanismo na Covilhã. Aquilo que se está a assistir é a nivelação por baixo onde é tudo permitido.

Os Planos de Pormenor dão instrumentos de urbanismo, muito concretos e muito específicos, onde têm medidas de salvaguarda, onde têm determinadas restrições que, caindo na Grande Covilhã, deixam de ter."

613480833

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4242763.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2013-09-12 - Lei 75/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico.

  • Tem documento Em vigor 2015-05-14 - Decreto-Lei 80/2015 - Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

    Aprova a revisão do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de setembro

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda