A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8401/2020, de 1 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Designa, mediante proposta da diretora-geral da Saúde, como representante nacional no Conselho Europeu de Chief Dental Officers (CECDO), o licenciado António Mano Azul

Texto do documento

Despacho 8401/2020

Sumário: Designa, mediante proposta da diretora-geral da Saúde, como representante nacional no Conselho Europeu de Chief Dental Officers (CECDO), o licenciado António Mano Azul.

O Conselho Europeu de Chief Dental Officers (CECDO) tem como objetivo proporcionar um fórum de partilha de conhecimentos e experiências e de análise e de debate sobre questões de saúde oral que afetam os membros da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE). Oferece, assim, consultoria aos Governos Nacionais, à Comissão e outras partes interessadas em questões que afetam a saúde oral, através da criação e manutenção de uma organização de contacto para os Diretores Odontológicos Europeus (CECDO).

O CECDO é composto por individualidades designadas por cada país da União Europeia (UE), por países do Espaço Económico Europeu (EEE) e por países externos à EU/EEE.

O representante nacional no CECDO é designado pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.

Assim, considerando a vacatura do lugar de representante nacional no CECDO, na sequência da cessação de funções do Mestre Rui Manuel Domingues Calado, ao abrigo do disposto nos n.os 2 e 4 do Despacho 1246/2020, de 28 de janeiro:

1 - Designo, mediante proposta da diretora-geral da Saúde, como representante nacional no Conselho Europeu de Chief Dental Officers (CECDO), o licenciado António Mano Azul, detentor de experiência, aptidão, competência técnica e formação adequadas ao exercício das respetivas funções, cuja nota curricular consta do anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante.

2 - O exercício das referidas funções não será remunerado, sem prejuízo do eventual pagamento de ajudas de custo e subsídio de transporte, a suportar pela Direção-Geral de Saúde.

3 - O presente despacho produz efeitos à data da sua assinatura.

14 de agosto de 2020. - O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

ANEXO

Nota Curricular

António Mano Azul.

Nasceu a 29 de outubro de 1954 na Missão Evangélica do Dondi, Bela Vista, Huambo, Angola.

Licenciado em Medicina (1980) e especialista em Estomatologia (1989), exerceu funções docentes na Faculdade de Medicina de Lisboa, de 1977 a 1984.

Na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, foi Professor Responsável e Assistente de várias unidades curriculares entre os anos de 1987 a 1994.

Foi Professor Visitante da Universidade de Bristol (1991), Universidade de Copenhaga (1992), Eastman Dental Institute (1993), European Faculty of Oral Health Sciences (1994) e European School of Oncology (1995).

Entre 1995 e 2000 exerceu funções docentes no Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul (Egas Moniz), de diversas unidades curriculares da licenciatura em Medicina Dentária.

Exerceu funções docentes no Instituto Superior de Saúde do Vale do Ave, entre 2002 a 2007.

Desde 2016 que é Professor Convidado, na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, da Pós-Graduação em Medicina Oral.

Exerce funções como Professor Convidado na Pós-Graduação em Cirurgia Oral da Universidade Católica Portuguesa, desde 2017.

Entre 1990 e 2004 foi membro do «EC Clearinghouse on Oral Problems Related to HIV Infection». Working Group A: Standardization of Criteria for Oral Lesions Related to HIV Infection, de 1992 a 2000, do Working Group B: Calibration and Cohort Studies, e de 1993 a 2004, Working Group C: HIV and AIDS - Educational and Ethical Aspects in Relation to Dentistry.

Foi consultor, entre 1990 e 1998, da Commission on Oral Research and Epidemiology da Federação Dentária Internacional.

Entre 1991 e 2000, foi Membro do Joint Working Group WHO/FDI, JWG14 (Oral manifestations of HIV/AIDS).

Foi, entre 1992 e 2003, Consultor do Working Group CORE 13 (Evaluations of Clinical Trials of Agents and Procedures to Prevent Caries and Periodontal Disease) FDI.

Desde 1993 é Membro del Advisory Board do Dental Aliance for AIDS/HIV Care (DAAC).

Pertence, desde 1994, ao EU Working Group on Teaching Material on Oral Cancer and Precancer.

É Membro, desde 1994, do European School of Oncology (ESO) Advisory Group on Oral Malignancy.

Foi Fundador, em 1998, e Presidente, entre os anos de 2000 a 2002, da European Association of Oral Medicine.

É autor de mais de uma centena de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, com significativo fator impacto, com livros e capítulos de livros publicados e pertencente a projetos internacionais submetidos e aprovados.

313499812

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4230185.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda