Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 509/2020, de 13 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão da medalha da defesa nacional de 1.ª classe ao Coronel José Manuel dos Santos Fazendeiro

Texto do documento

Portaria 509/2020

Sumário: Louvor e concessão da medalha da defesa nacional de 1.ª classe ao Coronel José Manuel dos Santos Fazendeiro.

Louvo, por proposta do presidente do conselho diretivo do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, o Coronel TMMT 032115-L, José Manuel dos Santos Fazendeiro, pela elevada competência técnico-profissional evidenciada no exercício de funções no Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I. P. (IASFA), do Ministério da Defesa Nacional. Ao longo da última década, desempenhou sequencialmente as funções de subdiretor do Centro de Apoio Social de Oeiras (CASO), diretor do Centro de Apoio Social de Runa e, desde junho de 2016, diretor do CASO.

Oficial íntegro, com vasta experiência profissional e sólida formação militar e humana, que ficou espelhada na irrepreensível conduta que permanentemente teve no IASFA, particularmente enquanto diretor do CASO. Neste que é equipamento social do Instituto com maior dimensão e complexidade, desenvolveu uma ação muito atenta às necessidades do serviço e das cerca de 300 pessoas e seus familiares que residem na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) ali existente, bem como dos demais beneficiários que diariamente recorrem às outras valências disponíveis no CASO, como é o caso particular dos Serviços de Apoio Médico (SAMED).

Sob a sua liderança eficiente e particularmente próxima dos seus colaboradores, soube interpretar com inteligência, rigor, grande sentido de responsabilidade e de disciplina, as orientações emanadas pelo conselho diretivo, alcançando sempre os melhores resultados na preparação, coordenação e execução do mais variado leque de missões que lhe foram atribuídas, conseguindo ultrapassar com êxito os desafios e dificuldades que se colocaram ao CASO em várias e diferentes circunstâncias.

A sua ação foi particularmente notória durante a atual crise pandémica pela COVID-19, quando foi necessário adotar um conjunto de medidas muito exigentes, em matéria do controlo e mitigação do contágio, com impacto significativo no funcionamento e vivência na ERPI, situação que enfrentou com notável espírito de missão, nunca perdendo o ânimo, a serenidade e o foco nas pessoas, empenhando-se pessoalmente na motivação de residentes e das equipas que estiveram no terreno, demonstrando domínio e segurança na resolução dos constantes desafios que sobrevinham neste período deveras crítico.

A sua atitude profissional, as relevantes qualidades pessoais que lhe são unanimemente reconhecidas, das quais se destacam a lealdade e a abnegação, o seu temperamento discreto e afável, a que acresce apurada sensibilidade social e um profundo conhecimento do IASFA, assente numa intensa vivência que conta já com mais de 10 anos, tornaram-no credor da maior consideração e estima entre todos os beneficiários e colaboradores do IASFA, constituindo-se como exemplo de dedicação e total disponibilidade para o serviço, que o qualificam, não só como um extraordinário colaborador do conselho diretivo, mas também como um interlocutor de elevada credibilidade para com os utentes do Instituto e suas famílias, predicados que, sem dúvida, valorizam o conceito de ação social de qualidade que se pretende prestar em prol da família militar.

Pelo que antecede, e no momento em que deixa a efetividade do serviço, é da mais elementar justiça reconhecer publicamente o extraordinário desempenho do Coronel José Manuel dos Santos Fazendeiro no exercício de funções no IASFA, ao longo dos últimos 10 anos, nos quais prestou serviços muito importantes, extraordinários, relevantes e de elevado mérito, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do IASFA e do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha da defesa nacional de 1.ª classe ao Coronel TMMT 032115-L, José Manuel dos Santos Fazendeiro.

28 de julho de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313450125

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4208647.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda