Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 303/2020, de 30 de Julho

Partilhar:

Sumário

Público louvor concedido pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia ao Prof. Jaime Andrez, pelas suas exemplares qualidades profissionais na Administração Pública no âmbito do Ministério da Economia

Texto do documento

Louvor 303/2020

Sumário: Público louvor concedido pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia ao Prof. Jaime Andrez, pelas suas exemplares qualidades profissionais na Administração Pública no âmbito do Ministério da Economia.

Ao cessar as suas funções como presidente da comissão diretiva do programa operacional temático Competitividade e Internacionalização (Compete 2020), e no termo de mais de 42 anos de vida profissional ativa na Administração Pública no âmbito do Ministério da Economia, é justo reconhecer ao Prof. Jaime Andrez um público louvor.

As exemplares qualidades profissionais sempre estiveram aliadas a uma conduta ética irrepreensível. A capacidade de diálogo e a compreensão dos desafios empresariais são traços essenciais da sua conduta, que permitiram que as equipas que liderou pudessem assumir plenamente uma dimensão de missão e de serviço público em prol do desenvolvimento económico.

Profundo conhecedor da indústria, integrou as estruturas que originaram a DGI - Direção-Geral da Indústria no final dos anos 70. Entre 1988 e 1993 foi coordenador de programas no âmbito do Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa (PEDIP), primeiro instrumento integrado de desenvolvimento da indústria após a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, tendo posteriormente sido membro do conselho de administração do então Instituto de Apoio às PME e à Inovação (hoje IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação) entre 1993 e 1995, responsável pela gestão dos sistemas de incentivos às atividades económicas, e mais tarde seu presidente entre 2005 e 2008. Teve responsabilidades governativas como Secretário de Estado do Comércio e Turismo entre 1996 e 1998. Posteriormente, foi presidente do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e vogal da OEP - Organização Europeia de Patentes, entre 1999 e 2005, e vogal do Conselho da Autoridade de Concorrência, entre 2008 e 2014.

Foi em períodos diversos gestor de sociedades de capital de risco, tendo ainda desempenhado muitas outras atividades de relevância e interesse públicos.

Retornou em 2014 aos cargos de gestão nos sistemas de incentivos ao investimento, onde aplicou com exemplaridade e reconhecimento pelos pares os conhecimentos e a experiência adquiridos ao longo da sua longa carreira, tendo sido vogal da comissão diretiva do Compete 2020 até 2016 e seu presidente desde então.

Abertura à mudança e à inovação, profissionalismo, trato afável, preocupação pelos outros, espírito de missão em prol da economia, do desenvolvimento do País e da qualidade de vida dos trabalhadores são traços marcantes da sua vida profissional, a par do seu inegável conhecimento da realidade económica e das empresas.

Manteve sempre, desde 1983, atividade como professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade de Lisboa (onde é atualmente professor catedrático convidado), o que lhe permitiu acumular uma reflexão da teoria económica em relação com as atividades de gestão pública de instrumentos de regulação e de intervenção transformadora.

Estas características do Prof. Jaime Andrez moldaram gerações de quadros e funcionários que, como eu, veem no seu exemplo a medida do seu próprio caminho.

Exercerá a partir de agora outras relevantes funções públicas fora do âmbito do Ministério da Economia, mas o seu exemplo continuará a servir de inspiração às gerações atuais e vindouras que trabalham em prol do desenvolvimento económico e em particular da indústria.

Que este público louvor e agradecimento sejam também um instrumento para que tal aconteça.

27 de julho de 2020. - O Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Jorge Arêde Correia Neves.

313437222

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4192641.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda