A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 471/2020, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão da medalha de serviços distintos ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes

Texto do documento

Portaria 471/2020

Sumário: Louvor e concessão da medalha de serviços distintos ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes.

Louvo, por proposta da diretora do Instituto da Defesa Nacional, o 22985, Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes, pela forma extremamente competente, dedicada e altamente prestigiante como desempenhou, ao longo de mais de dois anos, as funções de assessor de estudos do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Possuidor de notáveis qualidades pessoais e profissionais, onde se destacam o seu apurado sentido de responsabilidade, o espírito de iniciativa, o empreendedorismo e a extraordinária capacidade de organização, o Comandante Portela Guedes exerceu com notável proficiência todas as funções que lhe foram atribuídas, afirmando-se, assim, como um muito valioso colaborador da direção do IDN.

Demonstrando sempre um notável profissionalismo e um excelente desempenho na coordenação dos vários cursos a seu cargo, teve uma participação muito empenhada e determinada na realização dos XIX e XX Curso de Defesa para Jovens, do V Curso Intensivo de Segurança e Defesa da Madeira - 2018/2019 e do VI Curso Intensivo de Segurança e Defesa dos Açores - 2019/2020. Todos estes cursos decorreram de forma exemplar, tendo a atuação deste oficial sido sempre muito elogiada por todos.

O Comandante Portela Guedes esteve ainda envolvido noutras iniciativas do IDN, tendo organizado com notável eficácia o seminário sobre «A Extensão da Plataforma Continental», no IDN, e o seminário «O Mar: um ativo estratégico nacional», na Universidade do Algarve, em Faro, no âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional. Ambos os eventos decorreram da melhor forma e com elevadas audiências. Este oficial teve também um papel de destaque na coordenação do «Grupo de Reflexão África e Médio Oriente», cujas reuniões têm decorrido com assinalável êxito.

Destaco ainda o trabalho de investigação levado a cabo pelo Comandante Portela Guedes, oficial já detentor de um vasto leque de trabalhos publicados, do qual resultou a publicação de dois artigos para a Revista Nação e Defesa, do IDN, um artigo para a Revista Cidadania e Defesa, da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, e ainda um artigo para a JANUS.NET, e-journal of International Relations, da Universidade Autónoma de Lisboa. A sua permanente disponibilidade e espírito de colaboração estiveram em evidência ao assumir a presidência de júri e arguência de alguns trabalhos de investigação final dos auditores do Curso de Defesa Nacional.

É, por fim, de realçar, a sua forte personalidade e firmeza de carácter, que, aliadas ao espírito de camaradagem com que sempre pautou as suas relações interpessoais, muito contribuíram para um ambiente de entreajuda e lhe mereceram elevada consideração e estima por parte de todos os elementos que com ele privaram.

Pelas razões expostas, é da mais elementar justiça e com enorme satisfação que manifesto o meu reconhecimento público da elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais evidenciados pelo Comandante Portela Guedes no exercício das suas funções, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e muito distintos, dos quais resultam honra e lustre para a Defesa Nacional e para o país.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao 22985, Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes.

22 de junho de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313340257

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4157645.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda