Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 471/2020, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão da medalha de serviços distintos ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes

Texto do documento

Portaria 471/2020

Sumário: Louvor e concessão da medalha de serviços distintos ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes.

Louvo, por proposta da diretora do Instituto da Defesa Nacional, o 22985, Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes, pela forma extremamente competente, dedicada e altamente prestigiante como desempenhou, ao longo de mais de dois anos, as funções de assessor de estudos do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Possuidor de notáveis qualidades pessoais e profissionais, onde se destacam o seu apurado sentido de responsabilidade, o espírito de iniciativa, o empreendedorismo e a extraordinária capacidade de organização, o Comandante Portela Guedes exerceu com notável proficiência todas as funções que lhe foram atribuídas, afirmando-se, assim, como um muito valioso colaborador da direção do IDN.

Demonstrando sempre um notável profissionalismo e um excelente desempenho na coordenação dos vários cursos a seu cargo, teve uma participação muito empenhada e determinada na realização dos XIX e XX Curso de Defesa para Jovens, do V Curso Intensivo de Segurança e Defesa da Madeira - 2018/2019 e do VI Curso Intensivo de Segurança e Defesa dos Açores - 2019/2020. Todos estes cursos decorreram de forma exemplar, tendo a atuação deste oficial sido sempre muito elogiada por todos.

O Comandante Portela Guedes esteve ainda envolvido noutras iniciativas do IDN, tendo organizado com notável eficácia o seminário sobre «A Extensão da Plataforma Continental», no IDN, e o seminário «O Mar: um ativo estratégico nacional», na Universidade do Algarve, em Faro, no âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional. Ambos os eventos decorreram da melhor forma e com elevadas audiências. Este oficial teve também um papel de destaque na coordenação do «Grupo de Reflexão África e Médio Oriente», cujas reuniões têm decorrido com assinalável êxito.

Destaco ainda o trabalho de investigação levado a cabo pelo Comandante Portela Guedes, oficial já detentor de um vasto leque de trabalhos publicados, do qual resultou a publicação de dois artigos para a Revista Nação e Defesa, do IDN, um artigo para a Revista Cidadania e Defesa, da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, e ainda um artigo para a JANUS.NET, e-journal of International Relations, da Universidade Autónoma de Lisboa. A sua permanente disponibilidade e espírito de colaboração estiveram em evidência ao assumir a presidência de júri e arguência de alguns trabalhos de investigação final dos auditores do Curso de Defesa Nacional.

É, por fim, de realçar, a sua forte personalidade e firmeza de carácter, que, aliadas ao espírito de camaradagem com que sempre pautou as suas relações interpessoais, muito contribuíram para um ambiente de entreajuda e lhe mereceram elevada consideração e estima por parte de todos os elementos que com ele privaram.

Pelas razões expostas, é da mais elementar justiça e com enorme satisfação que manifesto o meu reconhecimento público da elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais evidenciados pelo Comandante Portela Guedes no exercício das suas funções, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e muito distintos, dos quais resultam honra e lustre para a Defesa Nacional e para o país.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao 22985, Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes.

22 de junho de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313340257

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4157645.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda