A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6621/2020, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Condecora com a medalha da cruz de São Jorge, segunda classe, o Intendente António Manuel Leitão da Silva

Texto do documento

Despacho 6621/2020

Sumário: Condecora com a medalha da cruz de São Jorge, segunda classe, o Intendente António Manuel Leitão da Silva.

O Intendente da Polícia de Segurança Pública (PSP), M/100164, António Manuel Leitão da Silva, exerceu, de forma notável e brilhante, funções em diversas Missões das Nações Unidas, das quais se destacam a sua participação no referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) entre 1997 e 1999, na Guatemala (MINUGUA) em 2001, em Timor Leste (UNTAET/UNMISET) entre 2002 e 2003, e novamente em Timor Leste (UNMIT) em 2007, demonstrando elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais.

Como Chefe de Pessoal da CIVPOL e comandante do centro de identificação do Povo Sarahui de Marrakesch na missão MINURSO, o Intendente Leitão da Silva participou em várias ações, de grande exigência física, mental e técnico-profissional, junto dos campos de refugiados Sarahuis na Argélia e na Mauritânia, que muito prestigiaram a ação de Portugal nestas geografias adversas.

Consubstanciado por um apurado conhecimento das idiossincrasias culturais, o seu desempenho na monitorização da Policia Nacional da Guatemala, no âmbito da missão MINUGUA, e em Timor Leste, como adjunto do Comandante-Geral da Polícia das Nações Unidas, porta-voz da UNPOLICE e Comandante Distrital de Díli nas missões UNTAET/UNMISET/UNMIT, revelaram-se importantes no desenvolvimento de ações de apoio à paz nestes cenários de elevadíssima complexidade, sendo notória a sua preparação como elemento da PSP, não só do ponto de vista técnico-policial, mas sobretudo na componente humanitária.

Face ao que antecede, considerando que a competência técnico-profissional demonstrada pelo Intendente Leitão da Silva, o seu espírito de sacrifício e a sua visão humanitária, contribuíram significativamente para a eficiência e o prestígio de Portugal nas Nações Unidas, no Sahara Ocidental, na Guatemala e em Timor Leste, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º, e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Intendente António Manuel Leitão da Silva.

27 de maio de 2019. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

313331063

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4153651.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda