A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD381/81, de 11 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido concluído o Acordo Especial por Troca de Notas entre o Governo Português e o Governo da República Federal da Alemanha sobre o Projecto «Apoio na produção de batata-semente».

Texto do documento

Aviso
Por ordem superior se torna público que foi concluído em Lisboa, em 2 de Novembro de 1981, o Acordo Especial por Troca de Notas entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Alemanha sobre o Projecto «Apoio na produção de batata-semente», cujo texto em português e alemão acompanha o presente aviso.

Direcção-Geral dos Negócios Económicos, 13 de Novembro de 1981. - O Adjunto do Director-Geral, José Luís de Oliveira Nunes.


Lisboa, 2 de Novembro de 1981.
A S. Ex.ª o Senhor Jesco von Puttkamer, Embaixador da República Federal da Alemanha, Lisboa.

Excelência,
Tenho a honra de acusar a recepção da nota de V. Ex.ª, datada de 23 de Outubro de 1981, na qual, em referência à Acta das Negociações Intergovernamentais, realizadas de 24 de Março a 2 de Abril de 1980, em Lisboa, à nota EEA 42/RFA/2.9, de 20 de Julho de 1979, e ao Protocolo Final das conversações entre a «Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ)» (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica) e a Direcção-Geral de Protecção da Produção Agrícola (DGPPA), do Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas, de 16 de Julho de 1980, bem como em execução do Acordo sobre Cooperação Técnica, assinado em 9 de Junho de 1980, entre os nossos 2 Governos, me propõe, em nome do Governo da República Federal da Alemanha, o seguinte Acordo Especial sobre o Projecto «Apoio na produção de batata-semente»:

1 - O Governo da República Federal da Alemanha e o Governo da República Portuguesa promoverão conjuntamente o apoio à produção de batata-semente. É objectivo do projecto intensificar a produção portuguesa de batata-semente e, consequentemente, contribuir para o regular abastecimento da agricultura portuguesa em batata-semente de qualidade e para reduzir a dependência do exterior.

2 - Contribuições do Governo da República Federal da Alemanha:
1) Enviará:
a) Um técnico especializado na produção e controle da batata-semente por um período máximo de 36 homens/mês para a concretização do projecto «Apoio na produção de batata-semente»;

b) Por curtos períodos, técnicos especializados em diferentes domínios que interessam à batata-semente, até um total de 12 homens/mês.

2) Adquirirá em Portugal ou fornecerá o seguinte equipamento:
3 veículos ligeiros;
Aparato para a realização de testes «Elisa»;
Material de laboratório;
Batata-semente para a realização de ensaios.
3) Proporcionará, no âmbito do Projecto, a realização de estágios de formação e aperfeiçoamento na República Federal da Alemanha ou em terceiros países, a um número máximo de 8 técnicos agrários idóneos. Após o referido período de formação ou reciclagem, os técnicos envolvidos serão afectados ao Projecto.

3 - Contribuições do Governo da República Portuguesa:
1):
a) Facultará, a expensas suas:
6 técnicos superiores;
10 técnicos;
9 técnicos auxiliares e o pessoal de campo necessário à execução do Projecto;
b) Possibilitará a participação de técnicos idóneos em estágios de formação e aperfeiçoamento, conforme o estipulado no n.º 2.3, e providenciará no sentido de que os mesmos, após a conclusão do período de formação, venham a participar nas acções previstas no Projecto;

c) Tomará as medidas necessárias para concessão de todas as autorizações indispensáveis à realização das operações do Projecto, nomeadamente autorização para formação de pessoal e licenças de importação para batata-semente destinada a ensaios e equipamento e material de laboratório;

d) Facultará, a título gracioso, o terreno necessário para a realização dos ensaios;

e) Facultará, a título gracioso, os laboratórios e as estufas indispensáveis às actividades do Projecto, nomeadamente à realização de análises para pesquisa e identificação de inimigos da cultura e à realização de testes para controle de qualidade de batata-semente;

f) Tomará todas as providências tendentes à instalação de um centro nacional de multiplicação de batata-semente, comprometendo-se a:

Facultar uma área de cerca de 60 ha de terreno que disponha de condições edafo-climáticas adequadas à cultura da batata e situado em zonas que, pelas suas características ecológicas e de isolamento, revelem aptidão para a multiplicação de batata-semente de alta qualidade;

Implantar as estruturas físicas ajustadas às funções do centro, designadamente escritórios, salas de instrução, laboratórios, estufas e armazéns;

Proceder ao indispensável apetrechamento destas estruturas.
O centro acima referido terá como principais atribuições:
A produção de batata-semente da categoria «base»;
O controle, laboratorial e de campo, da qualidade da batata-semente nacional e importada;

A realização de ensaios;
A realização de cursos, estágios e outras acções de formação de produtores e técnicos interessados na cultura, nos domínios da produção, controle, certificação e conservação do produto.

Estas actividades deverão ser iniciadas, o mais tardar, até 1984.
g) Autorizará a actuação de um assistente de projecto, para fins de formação;
h) Permitirá a utilização e avaliação, pelo projecto supra-regional para a colheita de dados da «Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ), GmbH» (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica) - no âmbito do Projecto - dos dados de rendimento colhidos e dos resultados dos ensaios. Os resultados da avaliação serão colocados à disposição do Governo da República Portuguesa.

2):
a) Providenciará no sentido de que sejam satisfeitas, em tempo devido, as necessidades do Projecto de responsabilidade portuguesa;

b) Permitirá aos técnicos enviados a sua participação em seminários e congressos relacionados com as actividades do Projecto.

4:
1) O Governo da República Federal da Alemanha encarregará da execução das suas contribuições a «Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ). GmbH» (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica), Dag-Hammarskjoeld-Weg 1, em D 6236 Eschborn 1;

2) O Governo da República Portuguesa encarregará da implementação do Projecto a Direcção-Geral de Protecção da Produção Agrícola (DGPPA), do Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas;

3) Os órgãos encarregados nos termos dos parágrafos 1 e 2 poderão determinar conjuntamente pormenores relativos à implementação do Projecto num plano operacional ou de outra forma adequada e adaptá-los, caso necessário, ao estado de implementação do Projecto.

5 - O Projecto «Apoio na produção da batata-semente» comportará uma primeira fase, com a duração de 3 anos. Antes do final desta, proceder-se-á a uma revisão e avaliação do Projecto e, após um pedido correspondente, decidir-se-á sobre o estabelecimento de uma segunda fase.

6 - De resto, aplicar-se-ão também ao presente Acordo Especial as disposições do acima mencionado Acordo de 9 de Junho de 1980, inclusive a cláusula de Berlim (artigo 7).

Em conformidade com a proposta de V. Ex.ª, tenho a honra de informar que o Governo da República Portuguesa concorda com as propostas contidas nos n.os 1 a 6 e que a nota de V. Ex.ª, e esta de resposta, constituam o Acordo entre os nossos 2 Governos, na matéria a entrar em vigor na data de hoje.

Permita-me, Sr. Embaixador, apresentar a V. Ex.ª os protestos da minha mais elevada consideração.

Leonardo Charles Zaffiri Duarte Mathias.

(ver documento original)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda