Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 454/2020, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão de medalha militar de serviços distintos ao Coronel Piloto Aviador Fernando Pereira Leitão

Texto do documento

Portaria 454/2020

Sumário: Louvor e concessão de medalha militar de serviços distintos ao Coronel Piloto Aviador Fernando Pereira Leitão.

Louvo, por proposta do Embaixador Representante Permanente no Comité Político de Segurança da União Europeia, o Coronel Piloto Aviador, NIP 083169-H, Fernando Pereira Leitão, pela forma altamente competente e prestigiante para o país como desempenhou as funções de Conselheiro Militar, no Comité Político de Segurança da União Europeia, no decorrer da sua comissão, ao longo dos três anos e meio de permanência em Bruxelas.

Oficial regrado, de grande capacidade de trabalho e espírito de sacrifício, revelou elevada Iealdade e sentido de responsabilidade na gestão dos complexos assuntos que lhe estavam atribuídos, tornando-se um prestimoso elemento na defesa do interesse de Portugal e na assessoria militar específica ao Representante Permanente no Comité Político de Segurança da União Europeia.

Decorrente das suas funções, o oficial teve meritória colaboração na preparação de Conselhos, Conselhos de Negócios Estrangeiros, na sua vertente defesa, bem como na dos Comité de Representantes Permanentes e também nas reuniões formais e informais de Ministros da Defesa e de Diretores-Gerais de Defesa Nacional, elaborando pareceres e produzindo pareceres que muito ajudaram a uma condigna representação nacional.

Avulta ainda a sua permanente disponibilidade para aconselhar o atual Representante Permanente, bem como os seus antecessores, na condução da defesa dos interesses portugueses no Comité Político e de Segurança da União Europeia, onde a sua palavra sábia e o seu conhecimento das matérias foram um precioso auxiliar na definição das posições da delegação portuguesa.

Nunca o Coronel Fernando Leitão recusou assumir tarefas no âmbito da Representação Permanente, por entender que o dever de colaboração em ocasiões onde não se dispunha dos recursos necessários impunham soluções temporárias que ele poderia corporizar.

Testemunhou-se igualmente a forma briosa como conduziu, com grande dignidade, a representação de Portugal, quer no Comité Athena, quer nas negociações conducentes à criação do Fundo Europeu de Defesa, sempre pautado por uma atuação inteligente, ativa e conhecedora, gozando de declarado prestígio entre os seus pares.

O Coronel Fernando Leitão é um oficial de elevadíssima craveira, de uma inteligência hábil, enorme capacidade de organização, extremamente objetivo e preciso nos seus raciocínios e completamente rigoroso na forma como se exprime. Conhece a fundo os assuntos que lhe foram confiados e pode sobre eles opinar com a maior facilidade e profundeza. Acresce a estas qualidades profissionais um trato humano exemplar, uma lealdade sólida, uma capacidade inata para trabalhar em equipa e uma afabilidade que o tornam um colega estimado de todos quantos tiveram o prazer de com ele compartilhar a sua estada na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas.

Não tenho a menor dúvida que prestigiou o seu ramo militar, as Forças Armadas, a Representação Permanente, a Defesa Nacional e sobretudo o bom nome de Portugal, dando-lhe a relevância e a distinção que devem sempre nortear a ação diplomática, considerando os serviços por si prestados como muito distintos, relevantes e extraordinários, dos quais resultou honra, lustre e dignidade para as Forças Armadas e para Portugal.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º e 16.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha militar de serviços distintos, grau prata, ao Coronel Piloto Aviador Fernando Pereira Leitão.

25 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313281095

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4136146.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda