A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 454/2020, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão de medalha militar de serviços distintos ao Coronel Piloto Aviador Fernando Pereira Leitão

Texto do documento

Portaria 454/2020

Sumário: Louvor e concessão de medalha militar de serviços distintos ao Coronel Piloto Aviador Fernando Pereira Leitão.

Louvo, por proposta do Embaixador Representante Permanente no Comité Político de Segurança da União Europeia, o Coronel Piloto Aviador, NIP 083169-H, Fernando Pereira Leitão, pela forma altamente competente e prestigiante para o país como desempenhou as funções de Conselheiro Militar, no Comité Político de Segurança da União Europeia, no decorrer da sua comissão, ao longo dos três anos e meio de permanência em Bruxelas.

Oficial regrado, de grande capacidade de trabalho e espírito de sacrifício, revelou elevada Iealdade e sentido de responsabilidade na gestão dos complexos assuntos que lhe estavam atribuídos, tornando-se um prestimoso elemento na defesa do interesse de Portugal e na assessoria militar específica ao Representante Permanente no Comité Político de Segurança da União Europeia.

Decorrente das suas funções, o oficial teve meritória colaboração na preparação de Conselhos, Conselhos de Negócios Estrangeiros, na sua vertente defesa, bem como na dos Comité de Representantes Permanentes e também nas reuniões formais e informais de Ministros da Defesa e de Diretores-Gerais de Defesa Nacional, elaborando pareceres e produzindo pareceres que muito ajudaram a uma condigna representação nacional.

Avulta ainda a sua permanente disponibilidade para aconselhar o atual Representante Permanente, bem como os seus antecessores, na condução da defesa dos interesses portugueses no Comité Político e de Segurança da União Europeia, onde a sua palavra sábia e o seu conhecimento das matérias foram um precioso auxiliar na definição das posições da delegação portuguesa.

Nunca o Coronel Fernando Leitão recusou assumir tarefas no âmbito da Representação Permanente, por entender que o dever de colaboração em ocasiões onde não se dispunha dos recursos necessários impunham soluções temporárias que ele poderia corporizar.

Testemunhou-se igualmente a forma briosa como conduziu, com grande dignidade, a representação de Portugal, quer no Comité Athena, quer nas negociações conducentes à criação do Fundo Europeu de Defesa, sempre pautado por uma atuação inteligente, ativa e conhecedora, gozando de declarado prestígio entre os seus pares.

O Coronel Fernando Leitão é um oficial de elevadíssima craveira, de uma inteligência hábil, enorme capacidade de organização, extremamente objetivo e preciso nos seus raciocínios e completamente rigoroso na forma como se exprime. Conhece a fundo os assuntos que lhe foram confiados e pode sobre eles opinar com a maior facilidade e profundeza. Acresce a estas qualidades profissionais um trato humano exemplar, uma lealdade sólida, uma capacidade inata para trabalhar em equipa e uma afabilidade que o tornam um colega estimado de todos quantos tiveram o prazer de com ele compartilhar a sua estada na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas.

Não tenho a menor dúvida que prestigiou o seu ramo militar, as Forças Armadas, a Representação Permanente, a Defesa Nacional e sobretudo o bom nome de Portugal, dando-lhe a relevância e a distinção que devem sempre nortear a ação diplomática, considerando os serviços por si prestados como muito distintos, relevantes e extraordinários, dos quais resultou honra, lustre e dignidade para as Forças Armadas e para Portugal.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º e 16.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha militar de serviços distintos, grau prata, ao Coronel Piloto Aviador Fernando Pereira Leitão.

25 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313281095

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4136146.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda