A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 37/87, de 12 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Autoriza, em regime contratual, o investimento a realizar pela Ford Lusitana, S. A., na sua unidade de montagem na Azambuja.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 37/87
A indústria automóvel nacional, em particular o seu sector de montagem de veículos, vem sofrendo nos últimos anos alterações estruturais profundas. Algumas linhas de montagem tiveram de ser abandonadas e a manutenção da exploração de outras obriga à sua reconversão.

Em Dezembro de 1985, a Ford Lusitana, S. A., apresentou no Instituto do Investimento Estrangeiro um projecto de reconversão da sua unidade de montagem, localizada na Azambuja. Durante a fase negocial, que se seguiu à apresentação do projecto, foi possível determinar que o projecto contém vantagens no domínio da balança cambial e da manutenção do emprego, para além de se integrar na estratégia de desenvolvimento do Grupo Ford em Portugal, que engloba outros investimentos que se encontram em fase de negociação.

O empreendimento caracteriza-se pela expansão e modernização da actual linha de montagem da Ford Lusitana na Azambuja, tendo em vista a montagem de veículos automóveis de características intermédias entre ligeiros e comerciais, designados por pick-up.

A realização do projecto permitirá atingir os seguintes objectivos:
a) Produção anual de 8500 unidades a partir de 1990 ou, alternativamente, obtenção, durante a vigência do contrato, de um saldo cambial de exploração de 4,5 milhões de contos;

b) Aquisição de componentes nacionais de valor não inferior a 200000$00 por unidade montada (a preços de 1986);

c) Manutenção, durante a vigência do contrato, de 447 postos de trabalho existentes à data de 31 de Dezembro de 1986 na unidade da Azambuja.

Em contrapartida da realização dos objectivos do projecto por parte da Ford Lusitana, S. A., o Estado concederá à empresa determinados benefícios e poderá ainda apoiar acções de formação profissional relacionadas com o projecto de investimento, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Assim, e considerando o especial interesse do projecto de investimento apresentado pela Ford Lusitana, S. A., o Conselho de Ministros, reunido em 16 de Junho de 1987, resolveu:

1 - Autorizar em regime contratual o investimento a realizar pela Ford Lusitana, S. A., constante do processo organizado pelo Instituto do Investimento Estrangeiro.

2 - Autorizar a concessão pelo Estado de uma subvenção não reembolsável no montante de 30% do investimento em capital fixo, até ao limite de 245000 contos.

3 - Mandatar o Ministro das Finanças para aprovar o contrato de investimento a outorgar pelo Instituto do Investimento Estrangeiro, em representação do Estado, com a Ford Lusitana, S. A., e para efectuar as diligências necessárias à mobilização da subvenção referida no n.º 2 por verbas afectas ao Ministério das Finanças.

4 - Incumbir o Ministro dos Negócios Estrangeiros de proceder às notificações e demais diligências necessárias junto da Comissão das Comunidades Europeias.

Presidência do Conselho de Ministros. - O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/40998.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda