A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 89-A/2020, de 7 de Abril

Partilhar:

Sumário

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 1404/2006, de 18 de dezembro

Texto do documento

Portaria 89-A/2020

de 7 de abril

Sumário: Procede à primeira alteração à Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro.

Passados mais de onze anos desde a entrada em vigor da Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro, que cria o cartão de identificação das pessoas ou entidades qualificadas devidamente credenciadas para o exercício de funções de fiscalização, em nome da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, verifica-se ser o momento de introduzir algumas modificações de natureza formal, a fim de o referido diploma acompanhar as necessidades e alterações sentidas no exercício da atividade prosseguida pela ERC.

Nesse sentido, e uma vez que o símbolo da ERC foi alterado, não sendo já utilizado o que consta no modelo aprovado, mas antes um outro, prevê-se agora que o cartão de identificação seja acompanhado do atual.

Acresce que se procede à atualização do texto constante no verso do cartão, esclarecendo-se que os funcionários e agentes da ERC, os mandatários, bem como as pessoas ou entidades qualificadas devidamente credenciadas que desempenhem funções de fiscalização, quando em exercício dessas funções, e apresentem título comprovativo das mesmas, são equiparados a agentes de autoridade, gozando das prerrogativas previstas no n.º 1 do artigo 45.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 53/2005, de 8 de novembro.

Por outro lado, verifica-se que há trabalhadores da ERC que exercem funções de outra natureza, pelo que se justificaria que tivessem um cartão de identificação unicamente da qualidade de colaborador desta Entidade.

Foi ouvida a Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Assim:

Nos termos da alínea c) do artigo 199.º da Constituição da República Portuguesa e do n.º 2 do artigo 45.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 53/2005, de 8 de novembro, manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, o seguinte:

Artigo 1.º

Alteração à Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro

Os pontos 1.º, 4.º e 5.º e o anexo à Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro, passam a ter a seguinte redação:

1.º É criado um cartão de identificação das pessoas ou entidades qualificadas devidamente credenciadas para o exercício de funções de fiscalização, em nome da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que obedece ao modelo previsto no anexo i à presente portaria e que dela faz parte integrante.

4.º É criado um cartão de funcionário da ERC, que obedece ao modelo previsto no anexo ii à presente portaria e que dela faz parte integrante.

5.º Os cartões indicados no número anterior caducam automaticamente com a cessação de funções que os respetivos titulares exerçam em representação da ERC.

ANEXO I

(ver documento original)

Artigo 2.º

Aditamento à Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro

É aditado à Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro, o anexo ii:

ANEXO II

(ver documento original)

Artigo 3.º

Republicação

É republicada, em anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante, a Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro, com a redação atual.

Artigo 4.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

O Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Neves Melo da Silva, em 6 de abril de 2020.

ANEXO

Portaria 1404/2006, de 18 de dezembro

Nos termos da alínea c) do artigo 199.º da Constituição da República Portuguesa e ao abrigo do n.º 2 do artigo 45.º dos Estatutos da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), aprovados pela Lei 53/2005, de 8 de novembro, manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, o seguinte:

1.º É criado um cartão de identificação das pessoas ou entidades qualificadas devidamente credenciadas para o exercício de funções de fiscalização, em nome da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que obedece ao modelo previsto no anexo i à presente portaria e que dela faz parte integrante.

2.º O cartão de identificação credencia os respetivos titulares para o exercício de funções de fiscalização, em nome da ERC, que são equiparados a agentes de autoridade, por força do n.º 1 do artigo 45.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 53/2005, de 8 de novembro.

3.º O cartão de identificação é emitido pela ERC, mediante deliberação individualizada da direção executiva, e assinado pelo presidente do conselho regulador.

4.º É criado um cartão de colaborador da ERC, que obedece ao modelo previsto no anexo ii à presente portaria e que dela faz parte integrante.

5.º Os cartões indicados no número anterior caducam automaticamente com a cessação de funções que os respetivos titulares exerçam, devendo nessa data ser devolvidos à ERC.

ANEXO I

(ver documento original)

ANEXO II

(ver documento original)

113171023

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4072632.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-11-08 - Lei 53/2005 - Assembleia da República

    Cria a ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, cujos Estatutos publica em anexo, e extingue a Alta Autoridade para a Comunicação Social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda