A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 352/2020, de 7 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louvor concedido ao Major Tiago Simenta pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional

Texto do documento

Portaria 352/2020

Sumário: Louvor concedido ao Major Tiago Simenta pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, o Major de Administração Militar, NIM 1408615, Tiago Miguel Velhuco Alves Albuquerque Simenta, pela forma extraordinariamente competente, dedicada e eficiente, como tem desempenhado as funções de gestor financeiro e posteriormente Chefe da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial, na Direção de Serviços de Gestão Financeira e Apoio da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, desde janeiro de 2015.

Oficial íntegro, de excelente trato, dotado de uma sólida formação e forte espírito de sacrifício, tem evidenciado um excecional desempenho, pautando a sua conduta pelo rigor e sobriedade, relevando sentido do dever e espírito de missão.

O Major Tiago Simenta, fruto da sua proatividade contribuiu decisivamente para a normalização dos processos financeiros no NATO Security Investment Programme (NSIP) e, como ponto de contacto para o Common Funded Integrated Resources Information System (CIRIS), Sistema de Gestão de Projetos do NATO Security Investment Programme, tem garantido nacionalmente a execução do referido sistema, fulcral para a apresentação dos devidos reportes de âmbito financeiro no Comité de Investimentos da NATO.

Ainda, no âmbito do NSIP, o Major Tiago Simenta liderou a equipa que submete e acompanha os referidos projetos às auditorias financeiras do International Board of Auditing da NATO (IBAN), tendo a referida equipa da DGRDN recebido uma referência elogiosa por parte do IBAN.

Fruto do seu conhecimento técnico do modus operandi dos mecanismos financeiros em Organizações Internacionais de Defesa, o Major Tiago Simenta participou ainda no working group of Cooperative Financial Mecanism da Agência Europeia de Defesa, mecanismo financeiro destinado a apoiar a promoção cooperativa de projetos da Defesa na União Europeia e no Working Group of "Financial Toolbox", promovido pela Comissão Europeia e que visa harmonizar os instrumentos financeiros ao dispor da Defesa na União Europeia.

Releva-se ainda a sua ação no âmbito orçamental que contribuiu para o garante das respostas oportunas às solicitações das entidades nacionais, como também às tarefas inerentes ao ciclo orçamental que possibilitaram o cumprimento das atividades enquadradas nas competências da DGRDN.

Como chefe da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial, o Major Tiago Simenta tem promovido a implementação de novos procedimentos no que respeita aos processos aquisitivos das deslocações e estadas, inventariação do património e a correspondente criação dos novos regulamentos financeiros de forma a tornar mais robusta a ação da Divisão.

Com a implementação do SNC-AP, e face às vastas competências da DGRDN, foram também notórios os trabalhos de organização interna que possibilitaram responder às novas exigências contabilísticas, no presente, e garantindo que tal se venha a refletir no futuro.

Não menos relevante, e devido ao facto de desempenhar funções na DGRDN desde a sua constituição, é também de realçar a sua ação de liderança que tem sido importante para consolidar a uniformização de processos na Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial e que, de uma forma harmoniosa, contribuiu para a execução cooperativa do pilar Armamento, Infraestruturas e Pessoal da Defesa Nacional.

Pelas razões enunciadas, expresso o meu público reconhecimento ao Major Tiago Simenta, que, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais manifestadas, contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da

Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Defesa Nacional, de 2.ª classe, ao Major de Administração Militar, NIM 14086195, Tiago Miguel Velhuco Alves Albuquerque Simenta.

23 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313150733

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4071150.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda