Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 352/2020, de 7 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louvor concedido ao Major Tiago Simenta pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional

Texto do documento

Portaria 352/2020

Sumário: Louvor concedido ao Major Tiago Simenta pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, o Major de Administração Militar, NIM 1408615, Tiago Miguel Velhuco Alves Albuquerque Simenta, pela forma extraordinariamente competente, dedicada e eficiente, como tem desempenhado as funções de gestor financeiro e posteriormente Chefe da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial, na Direção de Serviços de Gestão Financeira e Apoio da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, desde janeiro de 2015.

Oficial íntegro, de excelente trato, dotado de uma sólida formação e forte espírito de sacrifício, tem evidenciado um excecional desempenho, pautando a sua conduta pelo rigor e sobriedade, relevando sentido do dever e espírito de missão.

O Major Tiago Simenta, fruto da sua proatividade contribuiu decisivamente para a normalização dos processos financeiros no NATO Security Investment Programme (NSIP) e, como ponto de contacto para o Common Funded Integrated Resources Information System (CIRIS), Sistema de Gestão de Projetos do NATO Security Investment Programme, tem garantido nacionalmente a execução do referido sistema, fulcral para a apresentação dos devidos reportes de âmbito financeiro no Comité de Investimentos da NATO.

Ainda, no âmbito do NSIP, o Major Tiago Simenta liderou a equipa que submete e acompanha os referidos projetos às auditorias financeiras do International Board of Auditing da NATO (IBAN), tendo a referida equipa da DGRDN recebido uma referência elogiosa por parte do IBAN.

Fruto do seu conhecimento técnico do modus operandi dos mecanismos financeiros em Organizações Internacionais de Defesa, o Major Tiago Simenta participou ainda no working group of Cooperative Financial Mecanism da Agência Europeia de Defesa, mecanismo financeiro destinado a apoiar a promoção cooperativa de projetos da Defesa na União Europeia e no Working Group of "Financial Toolbox", promovido pela Comissão Europeia e que visa harmonizar os instrumentos financeiros ao dispor da Defesa na União Europeia.

Releva-se ainda a sua ação no âmbito orçamental que contribuiu para o garante das respostas oportunas às solicitações das entidades nacionais, como também às tarefas inerentes ao ciclo orçamental que possibilitaram o cumprimento das atividades enquadradas nas competências da DGRDN.

Como chefe da Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial, o Major Tiago Simenta tem promovido a implementação de novos procedimentos no que respeita aos processos aquisitivos das deslocações e estadas, inventariação do património e a correspondente criação dos novos regulamentos financeiros de forma a tornar mais robusta a ação da Divisão.

Com a implementação do SNC-AP, e face às vastas competências da DGRDN, foram também notórios os trabalhos de organização interna que possibilitaram responder às novas exigências contabilísticas, no presente, e garantindo que tal se venha a refletir no futuro.

Não menos relevante, e devido ao facto de desempenhar funções na DGRDN desde a sua constituição, é também de realçar a sua ação de liderança que tem sido importante para consolidar a uniformização de processos na Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial e que, de uma forma harmoniosa, contribuiu para a execução cooperativa do pilar Armamento, Infraestruturas e Pessoal da Defesa Nacional.

Pelas razões enunciadas, expresso o meu público reconhecimento ao Major Tiago Simenta, que, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais manifestadas, contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da

Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Defesa Nacional, de 2.ª classe, ao Major de Administração Militar, NIM 14086195, Tiago Miguel Velhuco Alves Albuquerque Simenta.

23 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313150733

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4071150.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda