Sumário: Louvor concedido ao Tenente-Coronel Luís Salomão de Carvalho pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.
Louvo, por proposta do diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, o Tenente-Coronel de Transmissões NIM 05491586 Luís António Salomão de Carvalho pela forma dedicada, prestigiante, serena e extremadamente competente como desempenhou, desde maio de 2017, as funções de assessor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).
Detentor de uma ampla experiência militar muito consolidada e de uma notável inteligência emocional, conjuga invulgares qualidades pessoais e profissionais das quais se destacam a sobriedade, a calma, a integridade de carácter, a lealdade, uma grande capacidade de relacionamento e uma permanente defesa dos princípios da Defesa Nacional e dos valores militares.
Sempre atento às oportunidades, usufrui de um conhecimento preciso das instituições europeias e da NATO, que muito contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de Ciberdefesa nacional e para estabelecimento das Linhas Orientadoras para a Estratégia Nacional de Ciberdefesa, assim como para promover, na função de gestor, o Cyber Academia and Innovation Hub, de projeto nacional a projeto PESCO, com a liderança da DGRDN e o envolvimento do sistema científico e tecnológico nacional.
O Tenente-Coronel Luís Salomão de Carvalho demonstrou ser um militar distinto, muito experiente, estabelecendo um profícuo relacionamento com diversas entidades externas, revelando-se essencial no desenvolvimento de outros projetos no domínio Ciber, tanto da NATO, como da UE, desde 2014, sempre em regime de acumulação de funções. Neste contexto, foi gestor do projeto de Smart Defence «Multinational Cyber Defence Education and Training» (MN CD E&T), nas suas vertentes NATO e nacional. Em coliderança com a França, foi ainda gestor do Cyber Defence Discipline, pertencente ao European Union Military Training Group (EUMTG), onde foram notórios o rigoroso cumprimento dos programas de trabalho e a entrega dos respetivos relatórios finais, bem como a qualidade da preparação e coordenação de inúmeras conferências e simpósios nacionais e internacionais.
Ainda neste âmbito, destacam-se as reuniões de alto nível do C3Board e Cyber Defence Committee da NATO e as cinco edições da Cyber Defence Smart Defence Projects Conference, onde demonstrou insuperável empenho, determinação, iniciativa e uma natural aptidão de organização, especialmente na última, liderada pela DGRDN, em que teve um papel fundamental. Estas conferências contribuíram decisivamente para valorizar e projetar internacionalmente o importante trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto MN CD E&T.
De igual modo soube desenvolver um excelente e rigoroso trabalho a nível internacional, contribuindo de forma relevante para o currículo da nova NATO Communications and Information Academy de Oeiras, criando sempre um bom ambiente nas várias reuniões de trabalho, incentivando a discussão e, de uma forma geral, atingindo o desejável consenso.
Salientam-se ainda as intervenções do Tenente-Coronel Luís Salomão de Carvalho, feitas na sua maioria, por convite pessoal, em diversos fora nacionais e internacionais, que muito enalteceram as Forças Armadas, a Defesa Nacional e Portugal.
Procurando sempre soluções inovadoras na divulgação nacional do tema de Ciberdefesa, fomentou a realização das sessões do Cyber Talks, que contaram com vários peritos nacionais e internacionais convidados pessoalmente pelo Tenente-Coronel Luís Salomão de Carvalho.
É de realçar também o seu envolvimento na preparação dos exercícios Cyber Phalanx e Strategic Decision Making, a realizar durante a Presidência Portuguesa da União Europeia de 2021, em coordenação com a Agência de Defesa Europeia e o Colégio Europeu de Segurança e Defesa.
Pela excelência do seu desempenho, o Tenente-Coronel Luís Salomão de Carvalho confirmou as qualidades que lhe têm sido reconhecidas, afirmando-se como um notável oficial em funções na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, e tornou-se credor de justo louvor e que os serviços por si prestados, de que resultou honra e lustre para a Defesa Nacional e para as Forças Armadas, sejam classificados como extraordinários, relevantes e distintos.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, ao Tenente-Coronel de Transmissões NIM 05491586 Luís António Salomão de Carvalho.
23 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
313150855