A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 45/88, de 10 de Outubro

Partilhar:

Sumário

DEFINE AS BASES DO PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO PARA A ZONA ENVOLVENTE DO DOURO - PROZED.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/88
O território que margina o rio Douro carece urgentemente de ser objecto de um plano de ordenamento do território que obste à degradação do ambiente e dos recursos naturais existentes.

Com efeito, o desenvolvimento da navegabilidade do Douro implica, por si só, a apetência para o estabelecimento de actividades da mais diversa índole, que, a não serem disciplinadas, poderão acarretar graves prejuízos à utilização correcta do uso do solo e outros recursos da região.

A deliberação de promover a elaboração de um plano de ordenamento do território foi tomada após a audição dos municípios envolvidos, de acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei 176-A/88, de 18 de Maio.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - A Comissão de Coordenação da Região do Norte dará início aos trabalhos tendentes à elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Zona Envolvente do Douro, abreviadamente designado por PROZED.

2 - A área a abranger pelo PROZED inclui os municípios que marginam o rio Douro a montante da barragem de Crestuma-Lever, até Alijó e Tabuaço, a saber: Gondomar, Penafiel, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães, Resende, Castelo de Paiva, Lamego, Mesão Frio, Peso da Régua, Armamar, Sabrosa, Tabuaço e Alijó.

3 - O PROZED atenderá aos seguintes objectivos:
3.1 - Estabelecimento de uma estratégia de desenvolvimento equilibrado que contemple a definição de modelos de ocupação da zona envolvente do Douro, por forma a:

a) Regulamentar padrões de uso, ocupação e transformação do solo;
b) Salvaguardar e valorizar os recursos endógenos e valores da região.
3.2 - Concretização de um zonamento e de um quadro de acções e medidas de intervenção que permitam à região integrar a sua diversidade, internalizando também os recursos externos que nela possam ser aproveitados.

4 - A comissão consultiva do PROZED será constituída, para além dos organismos previstos no n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 176-A/88, por representantes dos ministros responsáveis pelas áreas dos transportes, indústria e energia, agricultura e comércio e turismo.

Presidência do Conselho de Ministros, 22 de Setembro de 1988. - O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/40376.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-05-18 - Decreto-Lei 176-A/88 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Revê a disciplina jurídica dos planos regionais de ordenamento do território.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda