Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 2107/2020, de 13 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeações em regime de substituição de cargos de direção intermédia de 1.º grau

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 2107/2020

Sumário: Nomeações em regime de substituição de cargos de direção intermédia de 1.º grau.

Nomeações em regime de substituição de cargos de direção intermédia de 1.º grau

Por despacho de 9 de outubro de 2019 da Diretora-Geral do Património Cultural, considerando que o disposto no n.º 3 do artigo 1.º da Portaria 223/2012, de 24 de julho, por força da alteração introduzida no n.º 2 do mesmo artigo pela Portaria 263/2019, de 26 de agosto, fez cessar as comissões de serviço e as nomeações em substituição dos diretores dos serviços dependentes que, até então, eram titulares de cargos de direção intermédia de 2.º grau, são nomeados, em regime de substituição, com efeitos reportados a 27 de agosto de 2019, ao abrigo do disposto na alínea d) do n.º 1 do artigo 7.º e do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação em vigor, o seguinte pessoal de direção intermédia de 1.º grau, cujas notas curriculares em anexo demonstram a aptidão e o perfil adequados ao exercício dos cargos:

a) Graça Maria de Rezende Mendes Pinto Drummond Ludovice, Diretora do Museu Nacional da Música

Nota curricular

I - Habilitações académicas e profissionais

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981).

Pós-graduação em Museologia e Conservação (Curso Conservador de Museu) - Secretaria de Estado da Cultura/Instituto Português do Património Cultural (1984).

II - Percurso profissional

Inicia a sua atividade profissional em outubro de 1982 em Lisboa, como professora do ensino preparatório, enquanto frequenta a Pós-graduação em Museologia e Conservação.

Em 1984 inicia funções de Conservadora no Palácio Nacional da Ajuda (museu), que desempenha por dez anos, ingressando em 1994 nos serviços centrais do Instituto português de Museus (IPM).

Em 1998 é requisitada pela Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) para exercer funções de Conservadora/Museóloga na Direção do Centro de Exposições.

Após cinco anos retoma a sua atividade de Técnica Superior, Carreira de Conservador, no quadro de pessoal do Instituto Português de Museus, prestando assessoria à Direção.

Em 2007 é nomeada Coordenadora da Galeria do rei D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda.

Em fevereiro de 2014 é nomeada, inicialmente em regime de substituição e após procedimento concursal, em dezembro de 2014, Diretora do Museu da Música, cargo que exerce desde então.

III - Experiência profissional

III.1 - Palácio Nacional da Ajuda (1984-1994)

Inicia em 1984 as funções de conservadora do Palácio Nacional da Ajuda. Estudou e classificou centenas de peças de todas as coleções deste acervo e exerceu funções de assessoria e substituição da Diretora em todas as atividades, incluindo as de representação nas cerimónias da Presidência da República.

Participa em todas as exposições organizadas pelo Palácio entre 1984 e 1994: "Tesouros Reais" (nomeada vogal do comissariado pelo secretário de Estado da Cultura, sendo posteriormente agraciada com um louvor), "D. Luís Duque do Porto e Rei de Portugal", "Joias do quotidiano da Família Real", "Reservas da Ajuda na Fundação Calouste Gulbenkian Porcelana Europeia", "A América na Ajuda", "Visitas Reais entre as Cortes Portuguesa e Britânica 1902 -1910" (por este trabalho foi agraciada pelo Governo Britânico com a Royal Victorian Medal").

Seleciona peças a adquirir em leilões representando o Palácio nessas aquisições. Integrou o júri de vários procedimentos concursais do PNA.

III.2 - Instituto Português de Museus (1994-1998):

Presta assessoria à Direção nos contactos internacionais e no apoio técnico a museus portugueses exteriores ao IPM.

É nomeada comissária adjunta para a realização no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, de exposições por ocasião da campanha de imagem do ICEP "Portugal/Brasil", "Coleção Manuel de Brito", MASP", em São Paulo e no "MAM", no Rio de Janeiro, "O Naturalismo" e "Rafael Bordallo Pinheiro" na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

III.3 - Fundação Centro Cultural de Belém/Centro de Exposições (1998-2003):

Exerce funções de Conservadora/Museóloga na Direção do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém.

Durante cinco anos é conservadora responsável pela produção e coordenação de cerca de metade das exposições da programação anual do Centro de Exposições.

Em 1999, com a integração da coleção de design no CCB, fica responsável pela inventariação e estudo da coleção, bem como do restauro de todo o acervo.

Elabora a estrutura museológica e define a museografia para a sua apresentação em exposição permanente nas duas apresentações permanentes da coleção no CCB (1999 e 2002). Cria as reservas temáticas para a coleção.

III.4 - Instituto Português dos Museus/Instituto dos Museus e da Conservação/Direção-Geral do Património Cultural (2003-2014):

Representa o IPM em diversos projetos museológicos, designadamente na exposição "Artistas Viajantes e o Brasil no séc. XI", realizada no Museu Nacional de Soares dos Reis e posteriormente na Galeria do rei D. Luís I. Desempenha paralelamente funções de assessoria à Direção.

No âmbito do programa Cultura/Emprego, Ministério da Cultura/Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, leciona as disciplinas de Museologia e de Montagem de Exposições.

Em outubro de 2007 é nomeada Coordenadora da Galeria do rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda. Desde então assegura uma programação e o acompanhamento de todas as iniciativas que nela decorrem, gerindo a articulação das diversas áreas. Neste âmbito desempenha funções de comissária executiva das seguintes exposições: "Arte e Cultura do Império Russo nas Coleções do Hermitage - De Pedro o Grande, a Nicolau II", "José Saramago - A Consistência dos Sonhos", "Obras de referência dos Museu da Madeira", Prémios de fotografia de Espanha", VIACRUCIS, a Paixão de Cristo"

Na área do mecenato desenvolve várias parcerias.

É coordenadora do projeto "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento" (DGE/DGPC). Participa em várias publicações científicas.

É membro de júri em diversos procedimentos concursais.

III.5 - Museu Nacional da Música/Direção-Geral do Património Cultural (desde 2014):

Desempenha desde fevereiro de 2014, inicialmente em regime de substituição, e após procedimento concursal em dezembro de 2014, as funções de Diretora do Museu Nacional da Música. Assegura desde então a gestão do museu e a sua programação.

No âmbito da nova instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra, elabora parecer e proposta museológica.

É membro de várias associações de âmbito museológico.

b) José da Silva Ruivo, Diretor do Museu Monográfico de Conímbriga - Museu Nacional

Nota curricular

José da Silva Ruivo nasceu na freguesia de Carriço, concelho de Pombal, em 25 de dezembro de 1965.

É licenciado em História-Variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992), Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1995) e Doutor em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2009).

Iniciou o seu percurso profissional como professor do 3º Ciclo do Ensino Básico (1993), tendo desempenhado seguidamente as funções de Técnico Superior de Assuntos Culturais na Câmara Municipal de Leiria (1995-2000).

Exerceu funções docentes como Assistente Convidado na Universidade Católica Portuguesa (Polo de Viseu) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

É, desde 2000, Técnico Superior no Museu Monográfico de Conímbriga. Entre 1 de setembro de 2017 e 27 de agosto de 2019 desempenhou, em regime de comissão de serviço, a função de Diretor do Museu Monográfico de Conímbriga-Museu Nacional (direção intermédia de grau 2).

Participa regularmente em congressos, colóquios e mesas redondas, aos quais tem apresentado diversas comunicações sobre arqueologia romana e é autor de várias dezenas de publicações sobre o tema, publicados monograficamente, em atas de congressos ou em revistas da especialidade.

c) Maria Isabel Fonseca Melo, Diretora do Panteão Nacional

Nota curricular

I - Formação Académica

Licenciatura - Curso de Estudos Superiores Especializados em "Peritos em Arte/Mobiliário"; Bacharelato em "Design de Mobiliário" pela Escola Superior de Artes Decorativas.

II - Experiência Profissional

II.1 - Palácio Nacional de Queluz (1986-1994):

Acompanhamento técnico das diversas atividades culturais e de funcionamento. Colaboração na organização de receção e alojamento de Chefes de Estado Estrangeiros, convidados pelo Governo Português.

II.2 - Instituto Português de Museus (IPM) (1994-1997):

Apoio à coordenação e montagem de exposições; Criação e coordenação da unidade de gestão de todas as lojas do IPM. Organização da representação internacional do IPM em feiras e congressos.

II.3 - Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR) (1997-2007):

1997 - Ingresso.

1999-2007 - Primeira comissão de serviço como Chefe da Divisão Comercial do Departamento de Coordenação dos Serviços Dependentes: Criação e coordenação da Divisão Comercial do IPPAR; Promoção e coordenação da edição de publicações; Abertura de 30 lojas do IPPAR; Angariação de mecenato; Organização da representação internacional do IPPAR em feiras e congressos.

II.4 - Panteão Nacional (2007/2019):

Assume a direção do Panteão Nacional.

Acumula com as funções de Coordenação da Área Comercial do IGESPAR até 2011.

De entre as várias funções inerentes ao cargo de Diretora destaca as seguintes:

Organização e coordenação de várias exposições, nomeadamente, 2019 - "A Igreja de Santa Clara - Os Tempos do Lugar"; 2017 - "Manuel de Arriaga e a construção da imagem da República"; 2016 - "Reis e Heróis - Os Panteões em Portugal"; 2015 - "Humberto Delgado-Coragem Determinação Reconhecimento"; 2014 - "Almeida Garrett - A Viagem e o Património"; 2010 - "Obras de Santa Engrácia - O Panteão na República"; 2009 - "Amália no Mundo - O Mundo de Amália".

Coordenação de várias publicações: 2018 - "Reis e Heróis - Os Panteões em Portugal"; 2017 - "Manuel de Arriaga - Ao serviço da República"; Manuel de Arriaga e a construção da Imagem da República"; 2016 -"Almeida Garrett - O Homem e a Obra"; "Humberto Delgado-Coragem Determinação Reconhecimento"; 2010 - Catálogo Exposição "Obras de Santa Engrácia - O Panteão na República"; 2009 - Catálogo Exposição "Amália no Mundo - O Mundo de Amália".

III - Formação Profissional Complementar

2018 - Curso de Inovação Estratégia e Inteligência Competitiva; 2017 - Curso de formação "A Inteligência Emocional na Gestão de Pessoas"; 2015 - Curso de formação "Gestão e Avaliação de desempenho - SIADAP - alterações normativas e legislativas; 2014 - Curso - FORGEP -Formação em Gestão Pública; 2013 - Curso de Formação "Sensibilização para os cenários de risco"; 2013 - Seminário "Quais as perspetivas para a Cultura no Quadro Estratégico Europeu 2014-2020?"; 2013 - Curso de formação "Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico"; 2009 - Ação de formação "Fundraising e Gestão de Lojas de Museus e Palácios"; 1989 - Seminário de Embalagem e Transporte de Obras de Arte ministrado pelo Dr. Mervin Richard, responsável por este sector na National Gallery of Art de Washington, realizado no Palácio Nacional de Queluz no âmbito da Europália.

d) Odete Maria de Matos Paiva, Diretora do Museu Nacional Grão Vasco

Nota curricular

I - Habilitações Académicas

Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura - área de Património e Cultura, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Mestrado em Museologia e Património Cultural, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Curso de Estudos Superiores Especializados em Museologia e Gestão, pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu.

Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho.

Licenciatura em Ensino de Português/História/Estudos Sociais, pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu.

II - Experiência Profissional

Professora adjunta convidada, com contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo (setembro 2019 a julho 2020), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viseu, onde leciona as unidades curriculares de História da Arte e da Cultura e Turismo e Património, na licenciatura em Turismo e Território, Identidade e Cultura no mestrado em Gestão Turística.

Professora assistente convidada, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viseu, desde setembro de 2000 a julho de 2017, onde lecionou as unidades curriculares de História da Arte e da Cultura, Língua e Cultura Portuguesa e Turismo e Património, na licenciatura em Turismo.

Professora assistente convidada, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu, de março de 1997 a dezembro de 1999, onde exerceu funções na área das Ciências Sociais e lecionou as unidades curriculares de História Universal da Arte II e História da Arte em Portugal.

Professora do Quadro de Agrupamento, com contrato de trabalho por tempo indeterminado com Ministério da Educação, desde 03 de setembro de 1989, no grupo 200, do Ensino Básico, Português-História.

III - Outras experiências profissionais

Bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Ministério da Educação e Ciência, de janeiro de 2011 a setembro de 2013, com o projeto "Autenticidade e Centros Históricos Património Mundial".

Investigadora do Centro de Investigação do CI&DETS - Centre for Studies in Education, Technology and Health - Instituto Politécnico de Viseu.

Investigadora do Centro de Investigação das Universidades de Coimbra, Porto e Minho -CEGOT - Centro de Estudos Geográficos e de Ordenamento do Território, Grupo 3 - Paisagens culturais, turismo e desenvolvimento.

Vereadora da Câmara Municipal de Viseu 2013/2017 para a área da Cultura, Património e Turismo.

Diretora do Museu Nacional Grão Vasco, desde 1 de dezembro de 2018, em Comissão de Serviço, por procedimento concursal, no cargo de direção intermédia de 2.º grau.

Pelo presente despacho são ratificados todos os atos praticados pelos dirigentes ora nomeados desde 27 de agosto de 2019, no âmbito do exercício dos respetivos cargos.

6 de janeiro de 2020. - A Diretora do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, Susana Alexandra de Almeida Martins.

312961218

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4005187.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda