Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12285/2019, de 20 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Designa, em regime de comissão de serviço, para o cargo de secretário-geral adjunto do Ministério da Defesa Nacional o Comodoro Rui Manuel Alves Francisco

Texto do documento

Despacho 12285/2019

Sumário: Designa, em regime de comissão de serviço, para o cargo de secretário-geral adjunto do Ministério da Defesa Nacional o Comodoro Rui Manuel Alves Francisco.

Considerando que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) realizou o procedimento concursal n.º 908_CReSAP_59_10/18, repetido com o n.º 993_CReSAP_59_10/18, com vista ao preenchimento do cargo de secretário-geral adjunto do Ministério da Defesa Nacional;

Considerando que o júri do mencionado procedimento concursal verificou que não existiam três candidatos com mérito para constituir a respetiva proposta de designação;

Considerando que, nos termos previstos no n.º 9 do artigo 19.º do estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, quando não haja um número suficiente de candidatos para integrar a proposta de designação, o membro do Governo competente para o provimento pode proceder ao recrutamento por escolha, de entre indivíduos que reúnam o perfil definido pelo aviso de abertura, que são sujeitos a avaliação, não vinculativa, de currículo e de adequação de competências ao cargo, realizada pela CReSAP;

Considerando que a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, procedeu à avaliação do Comodoro Rui Manuel Alves Francisco, tendo concluído pela sua adequação para o desempenho do cargo de secretário-geral adjunto do Ministério da Defesa Nacional (Cf. Deliberação 101/2019);

Nestes termos, e ao abrigo do disposto nos n.os 9 e 12 do artigo 19.º do estatuto do pessoal dirigente dos serviços e órgãos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, determino o seguinte:

1 - Designo, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, para o cargo de secretário-geral adjunto do Ministério da Defesa Nacional o Comodoro Rui Manuel Alves Francisco.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º do referido estatuto, o ora designado pode optar pelo vencimento ou retribuição da sua função, cargo ou categoria de origem.

3 - Para efeitos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º do referido estatuto, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

4 - O presente despacho produz efeitos no dia da tomada de posse.

6 de dezembro de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

Nota curricular

O Comodoro Alves Francisco nasceu em Monte Real - Leiria em 19 de dezembro de 1962.

Terminou a licenciatura em Ciências Militares Navais - Ramo Marinha na Escola Naval em 1985, tendo-se especializado em Artilharia Naval em 1987. Obteve os graus de "Master of Science in Electrical Engineering" e de "Electrical Engineer" na Naval Postgraduate School, Monterey, Califórnia - EUA, em 1993.

Desempenha desde dezembro de 2016 o cargo de secretário-geral adjunto do Ministério da Defesa Nacional.

Como oficial da classe de Marinha, serviu a bordo de vários navios como oficial de guarnição, tendo sido chefe do serviço de artilharia da fragata Roberto Ivens e imediato da lancha de desembarque Bombarda e da corveta Augusto Castilho.

Já como Engenheiro de Material, exerceu durante 11 anos funções na Direção de Navios (DN), tendo chefiado o projeto do simulador da plataforma das fragatas classe Vasco da Gama «NAUTOS», o projeto do simulador de manobra e navegação da Marinha e a implementação do Sistema de Comando e Controlo (C2) Marítimo da NATO (MCCIS). Dirigiu a implementação das redes estruturadas a bordo das fragatas classe Vasco da Gama e foi o gestor técnico do sistema de gestão da plataforma «NAUTOS» e do sistema de combate das fragatas Vasco da Gama «STACOS». Esteve envolvido na elaboração dos requisitos do sistema integrado de gestão da plataforma e do sistema integrado de navegação dos patrulhas oceânicos da classe «Viana do Castelo» e na avaliação do sistema de gestão da plataforma, do sistema de combate e dos sistemas de simulação dos submarinos da classe Tridente.

De 2004 a 2007 prestou serviço no Estado-Maior da Armada, como chefe da Secção de Sistemas de Informação Operacionais da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação, onde coordenou, ao nível de Estado-Maior, vários projetos, donde se destacam a implantação nos navios da Marinha dos sistemas de posicionamento automático AIS e WAIS e do sistema C2 CENTRIX e os requisitos operacionais C2/TIC de modernização das fragatas classe Vasco da Gama e de implementação do Centro de Operações Marítimas (COMAR).

De 2007 a 2010 serviu como Staff Officer para as áreas dos "TacticaI Data Links" e do "Friendly Force Tracking" no QG da NATO em Bruxelas, tendo assumido as funções de Vice-Chairman do "NATO Data Link Working Group" e de Vice-Chairman e posteriormente Chairman do "NATO Friendly Force Tracking Working Group".

De 2010 a 2015 exerceu o cargo de diretor da Direção de Análise e Gestão da Informação, tendo gerido a nível executivo a implantação do Balanced Scorecard na Marinha, premiado internacionalmente com o "Palladium Hall of Fame for Executing Strategy". Exerceu a direção executiva de vários projetos de gestão e análise de informação, destacando-se o business intelligence de RH, a desmaterialização de processos de RH, o simulador de carreira/promoções da Marinha, o sistema de intelligence AIS, os novos portais da Marinha na Internet e na Intranet e a modernização do anuário estatístico da Marinha.

Frequentou o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG 2015/16), que terminou em julho de 2016, tendo sido promovido ao posto de Comodoro em 22 de novembro do mesmo ano.

Foi durante cerca de 15 anos docente convidado e investigador do Instituto Superior Técnico (IST) nas áreas de identificação e modelação matemática de sistemas dinâmicos, de sistemas de navegação e de sistemas de controlo automático.

312842918

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3946156.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda