Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 13704/2014, de 9 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Pedido de Registo de Indicação Geográfica Protegida «Fogaça da Feira»

Texto do documento

Aviso 13704/2014

Pedido de Registo de Indicação Geográfica Protegida "Fogaça da Feira"

1 - De acordo com o disposto no n.º 2 do anexo I do Despacho Normativo 47/97 de 11 de agosto, faço público que o Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, com sede em Santa Maria da Feira, requereu o registo de Feira como Indicação Geográfica Protegida para Fogaça.

2 - A síntese dos principais elementos do pedido de registo é publicada em anexo ao presente aviso.

3 - Qualquer pessoa singular ou coletiva com interesse legítimo pode apresentar um ato de oposição, e consultar o pedido de registo na página eletrónica da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural em http://www.dgadr.mamaot.pt/val-qual/dop-igp-etg ou dirigindo-se, durante o horário normal de expediente, à Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, sita na Avenida Afonso Costa, 3 - 1949-002 Lisboa.

4 - As declarações de oposição, devidamente fundamentadas, devem incluir uma alegação da possibilidade de o pedido infringir as condições estabelecidas na regulamentação aplicável, e dar entrada no serviço referido em 3, num prazo de 30 dias a contar da data de publicação deste Aviso no Diário da República.

27 de novembro de 2014. - O Diretor-Geral, Pedro Teixeira.

ANEXO

Fogaça da Feira

I - Descrição do produto - A Fogaça da Feira é um pão doce com leve sabor e aroma a limão e canela, de tonalidade acastanhada e forma cónica estilizando no topo quatro bicos.

É constituída por uma massa solta e leve, de cor ligeiramente amarelada, com pequenas perfurações sendo estaladiça no exterior.

II - Apresentação comercial - Comercialmente pode apresentar-se embalada, a granel ou congelada, sob vários tamanhos com uma relação diâmetro da base/altura de (mais ou menos)20 %.

Pode apresenta-se ainda em metades e ou fatiada.

III - Matérias primas - A Fogaça da Feira é feita com farinha de trigo de tipo 45 e ou tipo 55 ou similar, ovos, açúcar, manteiga, levedura fresca ou fermento de padeiro, água, canela, sal, sumo e raspa de limão.

IV - Delimitação da área geográfica - A área geográfica para produção de Fogaça da Feira está circunscrita ao concelho de Santa Maria da Feira.

V - Todas as fases de produção têm ter lugar na área geográfica identificada: preparação, moldagem, corte da massa e cozedura.

VI - Relação - As suas características específicas, nomeadamente, a sua forma cónica resultam da sua forte ligação à área geográfica, nomeadamente do saber fazer local no que ao processo de preparação diz respeito, e em particular à mistura dos ingredientes e ao amassar, puxar a massa em rolo e espalmar em gravata, até ao enrolar em cone, que culmina com o corte que estiliza a parte superior: os quatro bicos no topo que sugerem as quatro torres do castelo de Santa Maria da Feira e que distinguem claramente a Fogaça da Feira de outros tipos de pão doce.

208267666

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/393397.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda