Sumário: Louvor atribuído ao mestre Vitorino Alberto Melo Gomes Oliveira, assessor diplomático do Gabinete.
Ao cessar funções como Ministro das Finanças do XXI Governo Constitucional expresso público louvor ao mestre Vitorino Alberto Melo Gomes Oliveira, diplomata de carreira, pela competência, sentido de serviço público e lealdade que sempre demonstrou no desempenho das suas funções como assessor diplomático do meu Gabinete.
A interlocução e a diligência no relacionamento com os serviços da Administração Pública, com as instituições europeias e internacionais e com a rede de embaixadas portuguesas no mundo, bem como com todos os gabinetes do Governo, foram determinantes para o trabalho desenvolvido pelo meu Gabinete. Destaco o seu papel determinante no acompanhamento das diferentes matérias associadas à presidência que me coube do Conselho de Governadores do BEI, do Eurogrupo e do Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade.
É imperativo salientar ainda o acompanhamento na gestão dos instrumentos de apoio à internacionalização da economia portuguesa; nas missões de Post-Programme Monitoring do FMI e de Post-Programme Surveillance da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, bem como das missões ao abrigo do Artigo IV do FMI e das missões regulares da OCDE.
Reforço este louvor com o reconhecimento pela forma como serviu o País nas suas funções e deixo o meu público agradecimento.
25 de outubro de 2019. - O Ministro das Finanças, Mário José Gomes de Freitas Centeno.
312781211