Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10040/2019, de 6 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Designação nas funções de coordenação da Unidade Funcional de Clínica Forense do Serviço de Clínica e Patologia Forenses da Delegação do Centro e cessação do anterior designado

Texto do documento

Despacho 10040/2019

Sumário: Designação nas funções de coordenação da Unidade Funcional de Clínica Forense do Serviço de Clínica e Patologia Forenses da Delegação do Centro e cessação do anterior designado.

Torna-se público que, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 16.º do Decreto-Lei 166/2012, de 31 de julho, retificado pela Declaração de Retificação n.º 54/2012, de 28 de setembro, considerando a proposta do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P. de 26 de abril de 2019, por despacho de Sua Excelência a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça de 29 de abril de 2019, foi designada, com efeitos a 1 de maio de 2019, pelo período de 3 anos, renovável por iguais períodos, como Coordenadora da Unidade Funcional de Clínica Forense do Serviço de Clínica e Patologia Forenses da Delegação do Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P., a médica Cristina Maria Gomes Cordeiro, possuidora de reconhecida aptidão e experiência profissional adequadas ao exercício das referias funções, como evidencia o respetivo currículo, publicado em anexo ao presente despacho.

Pelo mesmo despacho foi determinada a cessação do exercício das mesmas funções da anteriormente designada, Susana Pereira da Silva Tavares, com efeitos a 30 de abril de 2019.

(Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

18 de outubro de 2019. - O Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Carlos Dias.

Súmula Curricular

Cristina Maria Gomes Cordeiro.

Nascida a 20 de abril de 1959, em Coimbra.

Carreira académica e de formação:

Licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra (1983).

Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1993).

Mestre em Medicina Legal pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2003).

Doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Especialidade em Medicina Legal (2005) e Grau de Consultor em Medicina Legal (2011).

Frequência de 43 Cursos e Ações de Formação, entre os quais o Curso de Pós-Graduação sobre Peritagem Médico-Legal no Âmbito da Reparação Civil do Dano Pós-Traumático e o Curso Superior de Medicina Legal.

Competências pela Ordem dos Médicos em Peritagem Médica da Segurança Social e em Avaliação do Dano Corporal.

Carreira e atividade docente:

Docente de Carreira da Faculdade de Medicina de Coimbra, com a categoria de Assistente Estagiária de 1987 a 1993, e de Assistente de 1993 a 1999. Desde 2005 é Assistente Convidada de Medicina Legal na mesma Faculdade.

Colaborou na docência pré e pós-graduada em 15 estabelecimentos de ensino superior, bem como nas Delegações do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, IP. (INMLCF), no Centro de Estudos Judiciários e no European Post Graduate Diploma in Forensic Medicine no Kosovo. Ministrou 31 ações de formação, entre as quais no INMLCF, na Escola de Polícia Judiciária, na Escola Prática da GNR, para o Office of the High Commissioner for Human Rights of the United Nations, para a United Nations Office on Drugs and Crime e para a Justice Rapid Response.

Atividade profissional e médico-legal:

Atividade médica nos Hospitais da Universidade de Coimbra, de 1984 a 1991.

Assistente de Medicina Legal com o Grau de Consultor, exercendo na Delegação do Centro do INMLCF, onde tem desenvolvido a sua atividade, desde 2005, na área da Patologia Forense.

Desempenhou as funções de Coordenação do Gabinete Médico-Legal da Guarda (2006-2010) e foi Coordenadora do Gabinete Médico-Legal da Figueira da Foz (2010-2013), tendo assegurado as funções de gestão deste Gabinete até ao seu encerramento em julho de 2015.

Coordenadora da Unidade Funcional de Patologia Forense da Delegação do Centro do INMLCF (desde Abril de 2014).

Secretária do Conselho Médico-Legal do INMLCF, desde 2003.

Membro da Equipa Médico-Legal de Intervenção em Desastres de Massa.

Foi Coordenadora do Internato Médico de Medicina Legal da Delegação do Centro do INMLCF (2010-2011), Coordenadora Nacional do Internato Médico de Medicina Legal e membro do Conselho Nacional do Internato Médico (2010-2014), orientadora de formação de Internos da especialidade de Medicina Legal e membro do júri de avaliações da Especialidade de Medicina Legal.

Interlocutora do INMLCF junto da Direção-Geral de Saúde, para as questões relacionadas com o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito.

Foi Membro do Colégio da Especialidade de Medicina Legal (2009-2015), tendo sido Coordenadora Regional da Região Centro e integrado o Júri Nacional para atribuição de equivalência à especialidade de Medicina Legal.

Tem integrado júris relacionados com a atividade do INMLCF e grupos de trabalho daquele Instituto e do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos.

É Vice-Presidente da Comissão de Ética para a Saúde da AIBILI, Secretária da Mesa da Assembleia Geral do Centro de Estudos de Pós-Graduação em Medicina Legal, Secretária de Redação da Revista Portuguesa do Dano Corporal e foi Vice-Presidente da Mesa da Assembleia da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal.

Foi consultora forense em missões internacionais do High Commissioner for Human Rights of the United Nations.

Integra a Justice Rapid Response Roster e a UN Women-JRR Sexual and Gender-based Violence Investigation Roster, tendo participado nesta qualidade em Missões Forenses Humanitárias como patologista forense.

Atividade científica:

Participação em 245 Cursos e Reuniões Científicas, autora ou coautora de 213 trabalhos apresentados, sob a forma de conferências ou comunicações, tendo tido 3 trabalhos premiados.

38 trabalhos publicados, alguns em revistas indexadas e outros sob a forma de abstract, foi coordenadora de uma publicação científica.

Orientação/coorientação de 16 dissertações de licenciatura e/ou mestrado e membro do júri de 14 provas académicas.

Colaboração em 9 trabalhos de investigação e na organização de 23 reuniões científicas e ações de formação.

Associada de 8 sociedades científicas, nacionais e internacionais, das quais se destaca a American Academy of Forensic Sciences, na qual tem o estatuto de Member.

312695433

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3900669.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-07-31 - Decreto-Lei 166/2012 - Ministério da Justiça

    Aprova a orgânica do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P. (INMLCF, I.P.), estabelecendo a sua jurisdição, missão e atribuições, órgãos e serviços e suas competências. Dispõe sobre a gestão administrativa e financeira do INMLCF, I.P..

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda