Sumário: Atribuição de louvor ao Capitão TINF 131778-E, João Henrique Ferreira Bengalinha, pela dedicação e excecionais qualidades e virtudes militares no desempenho das funções de investigador chefe de equipa.
Louvo o Capitão TINF 131778-E, João Henrique Ferreira Bengalinha, pela dedicação e excecionais qualidades e virtudes militares, reveladas ao longo dos últimos três anos, no desempenho das funções de Investigador Chefe de Equipa, na Unidade de Investigação Criminal desta Polícia Judiciária Militar (PJM).
Militar invulgarmente vocacionado para estabelecer vínculos sociais, norteado pelos elevados valores de correção e de sensatez que, aliado ao seu espirito de entreajuda, em muito tem contribuído para a existência de um saudável relacionamento entre a PJM e Digníssimos Magistrados do Ministério Público, bem como com outros Órgãos de Polícia Criminal.
Particularmente dotado para a investigação criminal, aplica com distinção o vasto leque de conhecimentos técnicos de que é detentor, garantindo assim a plena superação dos objetivos propostos para as investigações que lidera, independentemente do elevado volume de processos e do seu grau de complexidade, contribuindo decisivamente para o reforço da dignificação deste Corpo Superior de Polícia.
Oficial possuidor de um pertinaz sentido de dever, entusiasmo e dedicação exemplar, conciliou com os seus deveres de investigador, o desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão, nomeadamente a plataforma de Gestão de Estatísticas e o Sistema de Gestão de Requisições do Laboratório de Polícia Técnica e Cientifica da PJM, bem como contribuiu na formação de novos investigadores desta Polícia, a quem ministrou módulos na área do Direito, impondo-se naturalmente à estima e consideração dos seus superiores, pares e inferiores hierárquicos.
A extraordinária competência profissional do Capitão João Bengalinha, bem como a sua afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e de obediência, legitimam o seu público reconhecimento, sendo este Oficial digno de ser distinguido com o presente louvor, qualificando-se aqui os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e de elevado mérito, sendo decisivos para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão cometida à PJM e ao Ministério da Defesa Nacional.
21 de outubro de 2019. - O Diretor-Geral da Polícia Judiciária Militar, Paulo Manuel José Isabel, Capitão-de-Mar-e-Guerra.
312688054