Sumário: Concessão de Medalha Serviços Distintos, Grau Prata ao Tenente-Coronel Francisco José Barreiro Saramago.
Louvo, por proposta do Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional, o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 14176992, Francisco José Barreiro Saramago, pelas excelentes qualidades e virtudes militares, elevada competência técnica e profissional, empenho, eficácia e espírito de missão e de bem servir que demonstrou durante os mais de 11 anos em que prestou serviço na Secretaria-Geral do MDN (SGMDN), na Área Técnica de Administração e Operação de Sistemas (ATAOS) da Direção de Serviços do Centro de Dados da Defesa (DSCDD).
Ao longo deste período, o Tenente-Coronel Francisco Saramago conduziu, com particular destaque, o planeamento, execução e controlo das atividades que asseguram a operacionalidade de toda a infraestrutura tecnológica de suporte aos sistemas de informação da Defesa Nacional (DN), residentes no Centro de Dados da Defesa (CDD). Assegurou, neste contexto, a constante modernidade e correta administração, segurança e disponibilidade dos sistemas suportados pelo Centro, numa fase em que o CDD incorporou um grande número de novos serviços e funcionalidades. No quadro das ações que encetou, coordenou e esteve envolvido em diversos projetos estruturantes para o Centro, destacando-se como mais relevantes a virtualização de servidores, a migração de serviços e sistemas externos de outras entidades da DN para o CDD, a consolidação do diretório do domínio da Defesa, a renovação da plataforma de computação do Centro e o projeto de Federação de Identidades Digitais da Defesa.
O Tenente-Coronel Francisco Saramago revelou ser detentor de um conjunto de qualidades militares, pessoais e técnico-profissionais muito relevantes, donde se destaca o caráter, a abnegação, a lealdade e a capacidade de coordenação de equipas. Estas qualidades, aliadas à sua elevada motivação, determinação e empenho, permitiram-lhe responder às muitas e diversificadas solicitações com particular eficácia, eficiência e pragmatismo. Este seu desempenho foi contínua e sustentadamente demonstrado ao longo do amplo período temporal em que serviu na SGMDN, incluindo na articulação com as diversas entidades da DN, o que contribuiu de forma decisiva para encontrar as melhores soluções para os problemas técnicos e desafios transformacionais que se colocam constantemente a uma área que presta serviços partilhados, transversalmente ao setor.
Oficial frontal, com sentido prático e marcada iniciativa, imprimiu um assinalável dinamismo às atividades que desenvolveu, evidenciando uma extraordinária competência, constituindo-se um exemplo que contribuiu de modo expressivo para o desejado padrão de serviço de excelência.
Pela elevada competência, entrega, sentido do dever, abnegação, inteligência prática e espírito de missão e de bem servir com que exerceu as suas funções na Secretaria-Geral do MDN, é da mais elementar justiça considerar que o Tenente-Coronel Francisco Saramago é merecedor de reconhecimento público, que os serviços por si prestados e os resultados obtidos devem ser considerados extraordinários, relevantes e distintos, e dos quais resultou honra e lustre para o Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º e 16.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 14176992, Francisco José Barreiro Saramago.
4 de outubro de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
312646614