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Despacho 15747-E/2014, de 30 de Dezembro

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Sumário

Designação do Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II

Texto do documento

Despacho 15747-E/2014

O Decreto-Lei 158/2007, de 27 de abril, criou o Teatro Nacional D. Maria II, Entidade Pública Empresarial, adiante designado TNDM II, E.P.E., e aprovou os respetivos estatutos;

Dispõem os n.os 2 e 5 do artigo 15.º que o diretor artístico é nomeado por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da cultura, por um período de três anos;

Nos termos do mesmo artigo, a escolha deve recair em personalidades de reconhecido mérito cultural, com perfil formação e experiência nos domínios da programação e direção artísticas das respetivas áreas de atuação;

Tiago Rodrigues é um dos mais destacados e internacionalmente reconhecidos artistas do teatro português. Dramaturgo, encenador e ator, foi diretor artístico da companhia Mundo Perfeito onde, durante a última década, criou mais de 30 peças apresentadas em mais de 15 países da Europa, América do Sul, Médio Oriente e Ásia. O seu corpo de trabalho, intenso e inovador, tem também passado por colaborações com outras companhias e artistas portugueses e internacionais, pela escrita, o ensino e a curadoria.

Tiago Rodrigues foi o primeiro artista de teatro português a apresentar-se no prestigiado Kunstenfestivaldesarts de Bruxelas e um dos poucos a fazê-lo no também célebre Festival d'Automne à Paris.

Foi recentemente considerado como uma das 40 personalidades da Cultura portuguesa mais relevantes no futuro e o jornal Público considerou-o um dos jovens artistas mais influentes da década 2000-2010.

Apresenta, assim, o perfil adequado para o exercício das funções de diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II;

Considerando a especificidade da produção artística do Teatro Nacional D. Maria II, a posição no quadro dessa organização do ativo mais importante da mesma, para garantia especial do valor artístico, que constitui razão de ser da própria entidade;

Em razão da especificidade do cargo, da remuneração até hoje recebida, e da comparação com situações remuneratórias equivalentes é adequado e plenamente justificado estabelecer uma remuneração, em regime de exclusividade, no valor de 5.000,00(euro) (14 meses/ano), bem como a continuidade de atribuição de outros benefícios e despesas de representação.

Assim, ao abrigo do disposto nos nºs 2 e 5 do artigo 15º dos Estatutos do TNDM II, E.P.E., anexos ao Decreto-Lei 158/2007, de 27 de abril, determina-se:

1. Ao abrigo do disposto nos n.os 2 e 5 do artigo 15.º dos estatutos do TNDM II, E. P. E., anexos ao Decreto-Lei 158/2007, de 27 de abril, é nomeado Tiago Rocha Rodrigues, para o cargo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, para o triénio 2015-2017.

2. É estabelecida a remuneração mensal ilíquida de 5.000,00(euro) (14 meses/ano), à qual são aplicáveis as reduções remuneratórias legalmente previstas.

3. Despesas de representação com o limite de 300,00(euro)/mês, direito a uso de telemóvel, com plafond de 120,00(euro)/mês, e viatura quando a mesma estiver disponível.

4. Em execução do presente despacho deverá ser celebrado um contrato entre o TNDM II, E.P.E., e Tiago Rodrigues.

5. O presente despacho produz efeitos no dia 1 de janeiro de 2015.

29 de dezembro de 2014. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. - A Secretária de Estado do Tesouro, Maria Isabel Cabral de Abreu Castelo Branco.

Nota Curricular

Tiago Rocha Rodrigues

Nasceu em Lisboa, em 17 de fevereiro 1977.

Encenador e ator, foi o diretor artístico da companhia Mundo Perfeito onde, durante a última década, criou mais de 30 peças apresentadas em mais de 15 países da Europa, América do Sul, Médio Oriente e Ásia. Colaborou ainda com outras companhias e artistas portugueses e internacionais, através da escrita, do ensino e da curadoria.

Desenvolveu projetos inovadores entre o teatro e outras diferentes realidades, disciplinas artísticas e áreas da sociedade, nomeadamente no âmbito dos projetos relacionados com "O que se leva desta vida"; "Se uma janela se abrisse", "Hotel Lutécia", a "Yesterdays Man"; "Três dedos abaixo do joelho" e "Interpretação", bem como apresentou espetáculos no kunstenfestivaldesarts de Bruxelas e no Festival d'Automne à Paris.

Ingressou na Escola Superior de Teatro, e trabalhou com a companhia belga tg STAN, com a qual continua a colaborar desde 1998, tendo cocriado e interpretado espetáculos em inglês e francês apresentados em mais de 20 países.

Como ator colaborou com os Artistas Unidos e com o coletivo SubUrbe, tendo ao mesmo tempo dirigido criativamente vários programas de televisão alternativos, entre os quais o "Zapping", como argumentista para televisão com as Produções Fictícias e como cronista em vários jornais como o Diário de Notícias, o semanário Expresso e A Capital.

Em 2003 criou a estrutura Mundo Perfeito em conjunto com Magda Bizarro, onde desenvolveu um trabalho baseado na colaboração artística e nos processos coletivos, criando uma grande quantidade de espetáculos num curto período de tempo, e realizou digressões em países como Portugal, Bélgica, Brasil, Eslovénia, Espanha, França, Finlândia, Holanda, Hungria, Itália, Líbano, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça e Singapura.

Além de cocriações internacionais como "Berenice", foi coautor de espetáculos com alguns dos mais relevantes criadores portugueses.

Levou à cena textos inéditos de autores internacionais como "Tim Etchells" ou "Nature Theatre of Oklahoma", tal como de dezenas de autores portugueses, entre os quais se destacam José Luís Peixoto, Jacinto Lucas Pires, José Maria Vieira Mendes ou Miguel Castro Caldas.

A partir de 2003 desempenhou funções de professor convidado na escola de dança contemporânea PARTS, em Bruxelas, dirigida pela coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, bem como ministrou aulas em diversas escolas de teatro e dança em Portugal, entre as quais a Universidade de Évora, ESMAE, ETIC, Fórum Dança, Balleteatro e Escola Superior de Dança de Lisboa, assim como no estrangeiro, inclusive em programas universitários como o mestrado "The Autonomous Actor" em Estocolmo, ou dirigindo workshops para atores nos teatros onde também faz digressão, como são os casos de Bilbau, Bucareste e Ghent.

A partir de 2010, e sem prejuízo de outras colaborações artísticas, passou a criar as suas próprias peças, nomeadamente "Se uma janela se abrisse", escreveu e dirigiu "Tristeza e Alegria na Vida das Girafas"; "Três dedos abaixo do joelho", o monólogo "By heart", e "Bovary". Obras que foram objeto de distinções e reconhecimentos vários.

As suas peças têm sido representadas por outras companhias, em Portugal e no estrangeiro.

Foi também organizador e promotor do trabalho de outros artistas, congregando diferentes vontades à volta dos projetos que coordena. No Mundo Perfeito, criou e coordenou o projeto "Urgências", entre 2004 e 2007, que promoveu a nova dramaturgia portuguesa e levou à cena mais de 20 textos inéditos de autores portugueses. Também no Mundo Perfeito, coordenou também o projeto "Estúdios" que, ao longo de cinco edições, entre 2008 e 2012, promoveu a colaboração entre artistas portugueses e estrangeiros, dando origem a colaborações artísticas que ainda hoje estão a ser desenvolvidas.

Ainda no Mundo Perfeito, dirigiu o projeto "Influências", em 2010, que incluiu duas novas peças de dois artistas emergentes. No Teatro Maria Matos, coprogramou o evento "Noite do Manifesto". A "Maratona 10 anos, 10 horas", que a sua companhia Mundo Perfeito organizou juntamente com a companhia Mala Voadora em 2013, incluiu a participação de mais de 60 artistas portugueses e estrangeiros e foi nomeada para o Prémio Time Out na categoria de Evento do Ano. Tiago Rodrigues foi também o curador português do projeto europeu de laboratório artístico TRY ANGLE, apoiado pelo Culture Programme da UE, liderado por O Espaço do Tempo, em parceria com a Tanzhaus de Dusseldorf e o Théâtre des Bernardines em Marselha, contando com a participação de 60 artistas de países da União Europeia, da região dos Balcãs e do Médio Oriente.

Tiago Rodrigues também desenvolveu o seu trabalho como ator e argumentista para cinema e televisão.

Escreveu o argumento e também foi ator da minissérie "Noite Sangrenta" e a sua peça de teatro "Coro dos amantes" foi também adaptada ao cinema, numa curta-metragem com o mesmo nome.

É autor de artigos de reflexão e ensaios para publicações como o Jornal de Letras ou o magazine de filosofia De Streven, assim como para revistas de artes performativas como a belga Etcetera ou a portuguesa Boa União.

Os seus artigos de reflexão sobre artes performativas, ensino ou políticas culturais estão também publicados em diversas antologias e coletâneas, nomeadamente Rosas/Anne Teresa De Keersmaeker, o catálogo do laboratório europeu TRY ANGLE (do qual foi curador), o volume que celebra os dez anos da escola de dança contemporânea P.A.R.T.S. ou "Sinais de Fumo, conversas para além da crise".

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Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3773380.dre.pdf .

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