Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13289/2014, de 3 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia, após concurso, a diretora do Museu do Abade de Baçal, em Bragança

Texto do documento

Despacho 13289/2014

Nos termos do artigo 21.º da Lei 2/2004, na sua redação atualizada, nomeio, para o exercício do cargo de Diretora do Museu do Abade de Baçal, na sequência de concurso e da proposta do júri, a Dra. Ana Maria Afonso, do mapa de pessoal da Direção Regional de Cultura do Norte.

Em anexo, nota relativa ao currículo académico e profissional da nomeada.

22 de outubro de 2014. - O Diretor Regional de Cultura do Norte, Presidente do Júri, Doutor António Ponte.

Síntese Curricular

Dados pessoais

Nome: Ana Maria Afonso

Data de nascimento: 27-11-1960

Formação académica: Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras do Porto (1983); Curso de Especialização em Ciências Documentais, pela Faculdade de Letras do Porto (1988); Mestrado em História e Cultura Medievais, pela Universidade do Minho (1998); Especialização em Gestão Pública, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2009); Parte Curricular do Doutoramento em Museologia da Faculdade de Letras do Porto (2013).

Experiência profissional: Docente de Ensino Secundário (1983-1990); Coordenadora Pedagógica da Pós -Graduação em Ciências Documentais (2002-2006); Formadora do Curso de Técnicos Superiores e Profissionais de Arquivo (2000 -2006); técnica superior de Arquivo no Arquivo Distrital de Bragança (1987 -2000); Diretora do Arquivo Distrital de Bragança (2000-2008); Diretora do Departamento Sociocultural da Autarquia de Bragança (2008-2010); Diretora do Museu do Abade de Baçal desde 2010.

Formação profissional: Tem frequentado inúmeros cursos de formação profissional, destacando: "Seminário de Alta Direção", promovido pelo INA (2005); "FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, promovida pelo INA (2007).

Organizou e participou como conferencista em diversos congressos, conferências, colóquios e seminários.

Tem diversos títulos publicados, destacando: Os Governadores Civis do Distrito de Bragança, monografia elaborada em colaboração com o Prof. Doutor Fernando de Sousa; "O casal transmontano no dealbar da Idade Moderna". III Congresso Histórico de Guimarães: D. Manuel e a sua época: atas. Câmara Municipal de Guimarães e Universidade do Minho, 2004; "O Guia das Igrejas de Bragança". Diocese Bragança-Miranda, Departamento dos Bens Culturais da Igreja, 2001; "O mosteiro de São Salvador de Castro de Avelãs". A construção de uma identidade. Bragança: Arquivo Distrital de Bragança, 2002; "A Casa de Ribalonga no século XVI1: a cultura da vinha no contexto do património rural e paisagem agrícola", Separata da revista População e Sociedade, N.º 10, 2003; "O tombo do mosteiro de São Salvador de Castro de Avelãs: 1500-1538". Cascais: Património Histórico, 2002; "O mosteiro de S. Salvador de Castro de avelãs: Um património monástico no dealbar da Idade Moderna (1500-1538)". Cascais: Património Histórico, 2002.

Enquanto Diretora do Arquivo Distrital Coordenou diversas exposições, destacando: "Quinhentos anos de Imprensa em Portugal", exposição integrada nas celebrações dos 800 anos da concessão do 1.º foral a Bragança, 1987; "Exposição Documental" sobre a Diocese de Bragança-Miranda, que integrou as celebrações dos 450 anos da fundação da diocese de Bragança-Miranda, 1996; "Trás-os-Montes e Alto Douro: A Construção de Uma Identidade", 2002, integrada no âmbito do III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro. Enquanto Diretora do Departamento Sociocultural foi a responsável pelas exposições patentes nos espaços culturais da Cidade, nomeadamente O Centro de Arte Contemporânea - Graça Morais, Museu Ibérico da Máscara, Biblioteca Municipal e Centro Cultural Municipal; Enquanto Diretora do Museu do Abade de Baçal coordenou a Exposição "Ide a José. O Seminário na História e na Arte", organização Museu do Abade de Baçal e Diocese de Bragança-Miranda, em 2013. Colaboração na Exposição "Gallaecia Petrea", Fundação Cidade da Cultura de Galicia. Museo de Galicia, 2012; Exposição "Fábulas Contadas: Almada e Bordalo", Museu do Abade de Baçal e Fundação Eugénio de Almeida, 2012; Exposição "Ordo Zoelarvm: Arqueologia e Identidade do Nordeste de Portugal", Museu do Abade de Baçal, 2011; exposição "O Brilho da Fé", 2014.

Faz parte da Comissão Permanente do Departamento dos Bens da Igreja, departamento onde tem tido uma intervenção ativa na preservação do património eclesiástico.

É Diretora da revista Brigantia. Participou no projeto transfronteiriço promovido pelo Centro de Estudos da População Economia e Sociedade da Universidade do Porto, em parceria com a Associação de Municípios do Nordeste Transmontano e a Diputacion de Zamora, apresentado ao INTERREG III, intitulado "Douro/Duero Virtual".

208186852

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3759733.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda