Por deliberação do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I. P., de 8 de setembro de 2014, torna-se público o seguinte:
No contexto da recente aprovação da nova estratégia de Marketing Digital para a Comunicação Internacional do Destino Portugal, procedeu-se a uma reavaliação da organização da Direção de Apoio à Venda, considerando os desafios que presentemente se colocam à efetivação das atribuições e competências cometidas a esta Direção.
Em resultado da análise efetuada, o Conselho Diretivo deliberou, ao abrigo do disposto no artigo 1.º, n.º 3 dos Estatutos do Turismo de Portugal, promover alterações na estrutura, a nível das unidades orgânicas de 2.º grau da Direção de Apoio à Venda, corporizando as prioridades e o enfoque da sua atuação, pelo que, nos termos do aprovado pela deliberação INT/2014/7526, a Direção de Apoio à Venda (DAV) passou a estruturar-se, num Departamento de Comunicação, num Departamento de Marketing Digital, num Departamento de Produção e Promoção Regional e num Departamento de Gestão de Equipas de Turismo.
Ao Departamento de Produção e Promoção Regional compete gerir e acompanhar a promoção externa dos destinos regionais, em articulação com as empresas do setor e as entidades regionais; acompanhar a implementação e execução dos Planos de Animação e Promoção financiados pelas verbas das contrapartidas anuais da concessão do jogo; organizar a participação nacional de Portugal nos principais certames internacionais de turismo, e as ações e eventos de promoção que se realizam nos mercados emissores, articulando com as empresas do setor, com as entidades regionais e com as Equipas de Turismo no exterior; promover em articulação com as empresas do setor e as entidades responsáveis pela dinamização do Turismo de Negócios, a captação e realização em Portugal de eventos nesta área; pronunciar-se sobre os planos promocionais propostas pelas Entidades Regionais de Turismo.
Tornando-se necessário assegurar a prossecução das respetivas funções, o regime de designação do dirigente intermédio de 2.º grau para esta unidade orgânica que se revela mais adequado é o da designação em regime de substituição, regime previsto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual conferida pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro.
Na designação em regime de substituição devem ser observados todos os requisitos legais exigidos para o provimento do cargo, com exceção do procedimento concursal.
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual conferida pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, é designada em regime de substituição para o cargo de Diretora do Departamento de Produção e Promoção Regional da Direção de Apoio à Venda, cargo de direção intermédia de 2.º grau, a licenciada Maria João Toscano Silva, com efeitos a 8 de setembro de 2014.
A nomeada possui o perfil, experiência e conhecimentos adequados à prossecução das atribuições e objetivos da unidade em causa e é dotada da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme evidenciado pela nota curricular anexa à presente deliberação.
24 de setembro de 2014. - A Diretora-Coordenadora da Direção de Recursos Humanos, Elsa Cristina Pinto Barbosa Gomes da Cruz Deus Vieira, por delegação de competências.
Nota curricular
I - Identificação:
Nome - Maria João Toscano Silva
Data de nascimento - 19 de setembro de 1958
II - Formação académica:
Licenciatura em Engenharia Agronómica - especialidade de Economia Agrária e Sociologia Rural - Instituto Superior de Agronomia de Lisboa - 1983.
III - Experiência profissional:
Desde de junho de 2014 - Diretora do Departamento de Operações da Direção de Apoio à Venda do Turismo de Portugal;
De 2012 a junho de 2014 - Técnica superior no Departamento de Operações da Direção de Apoio à Venda do Turismo de Portugal;
De 2007 a 2012 - Técnica superior no Departamento de Operações e Eventos da Direção de Promoção do Turismo de Portugal;
De 2003 a 2007 - Técnica superior na Direção de Promoção Turística do Instituto de Turismo de Portugal;
De 1998 a 2003 - Técnica superior na Direção de Apoio às Exportações do ICEP - Investimentos, Comercio e Turismo de Portugal;
De 1996 a 1998 - Técnica superior na Direção de Empresas do ICEP - Investimentos, Comercio e Turismo de Portugal;
De 1995 a 1996 - Técnica superior na Direção de Promoção Turística do ICEP - Investimentos, Comercio e Turismo de Portugal;
De 1991 a 1995 - Técnica superior na Direção de Ação Setorial do ICEP - Investimentos, Comercio e Turismo de Portugal;
De 1985 a 1990 - Docente da disciplina de Matemática do Ensino Secundário;
De 1983 a 1985 - Técnica superior do Departamento de Análise de Projetos do IGEF - Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária.
IV - Formação Profissional Relevante:
Marketing Relacional, em 2008 - Outcome;
Conceção e Gestão de Projetos, em 2006 - INA;
Marketing de Serviços, em 2000 - COPRAI;
Marketing para Executivos, em 1993 - Instituto Superior de Gestão;
Policy Analysis of Agricultural Systems and Social Profitability Analysis of Agriculture, 1984 - Instituto Gulbenkian da Ciência;
Common Agriculture Policy in Portuguese Agriculture, 1984 - Instituto Gulbenkian da Ciência.
208118244