Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5851/2019, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Criação do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Estudos Alemães, através da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Texto do documento

Despacho 5851/2019

Por despacho de 21 de setembro de 2018 do Reitor da Universidade do Porto, no uso da competência atribuída nos Estatutos da Universidade do Porto, após parecer favorável do Senado emitido em reunião de 19 de setembro de 2018, foi aprovada, sob proposta dos Conselhos Científico e Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, por aplicação do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto, a criação do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Estudos Alemães, através da Faculdade de Letras, acreditado pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior na reunião de 7 de maio de 2019 e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior a 30 de maio de 2019 sob o n.º R/A-Cr 20/2019, cuja estrutura curricular e plano de estudos seguidamente se publicam:

1 - Estabelecimento de ensino: Universidade Do Porto

2 - Unidade orgânica: Faculdade De Letras (UP)

3 - Grau ou diploma: Mestre

4 - Ciclo de estudos: Estudos Alemães

5 - Área científica predominante: Estudos Alemães

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120

7 - Duração normal do ciclo de estudos: 2 anos

8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o ciclo de estudos se estrutura:

Estudos Alemães

Estudos Alemães, na especialização de Estudos Alemães Transnacionais

9 - Estrutura curricular:

QUADRO N.º 1

Estudos Alemães

(ver documento original)

QUADRO N.º 2

Estudos Alemães, na especialização de Estudos Alemães Transnacionais

(ver documento original)

10 - Observações:

O MEA tem 2 vias: uma área sem especialização (=MEAL), conferente do grau de mestre em Estudos Alemães, atribuído pela Universidade do Porto (=UPo). Nesta os estudantes realizam os 2 anos do Ciclo de Estudos na Universidade do Porto; e uma área com especialização, conferente do grau de mestre em Estudos Alemães, na especialização de Estudos Alemães Transnacionais (=MEAT) (um CE de titulação conjunta de um consórcio de 4 universidades: UPo, UPa], UMa, ULu).Ambas as vias têm a duração de 2 anos e 120 ECTS.

No MEAL, os estudantes frequentam unidades curriculares obrigatórias no 1.º ano nas áreas de Ciências de Linguagem, de Estudos Alemães e de Língua Alemã.

No 1.º ano, os estudantes optam ou:

a) Por UCs que os preparam para, durante o 2.º ano, fazer um projeto ou estágio na área do ensino (não oficial) de alemão como língua estrangeira (as UCs de Comunicação Intercultural e de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira)

ou

b) Por UCs que os preparam para, durante o 2.º ano, elaborar uma dissertação na área da cultura/literatura alemãs (as UCs de Métodos e Temas em Estudos Literários e Culturais Alemães e de Cultura e Literatura Alemãs).

No 2.º ano os estudantes frequentam um seminário de orientação e elaboram a sua dissertação de mestrado ou fazem um projeto ou um estágio. Os graduados desta via terão um diploma de MEA, emitido pela Universidade do Porto. Apenas aos estudantes que concluam os 60 créditos correspondentes ao 1.º ano curricular do CE (na via nacional sem especialização) será atribuído o diploma de Curso de Mestrado (não conferente de grau) em Estudos Alemães, atribuído pela FLUP.

No MEAT, os estudantes inscritos frequentam o 1.º semestre na UPo, o 2.º na ULu, o 3.º na UMa e o 4.º na UPa, correspondendo a 30 ECTS à frequência em cada uma das universidades parceiras; esta via é um desenvolvimento do Mestrado GLITEMA (German Literature in the European Middle Ages), que funcionou como Mestrado Erasmus Mundus até 2016: o novo CE inclui o estudo da cultura e da literatura alemãs nos períodos moderno e contemporâneo. O plano de estudos do MEAT foi desenvolvido no Projeto TALC_ME (parceria estratégica, financiada pelo DAAD e a Comissão Europeia), entre 2014 e 2017. Os graduados do MEAT terão um diploma conjunto das 4 universidades, com a indicação da respetiva titulação nacional ('Master' na ULu e na UMa, Corso di Laurea II livello, na UPa, Mestrado, na UPo), emitido pela UPo.

O 1.º semestre do MEA realiza-se na UPo com os docentes e os estudantes das 2 vias.

No 1.º semestre do MEAT, os estudantes não falantes nativos de alemão frequentam a UC de Alemão C1.1; os estudantes falantes nativos de alemão frequentam a UC de Português A1.

11 - Plano de estudos:

Universidade do Porto - Faculdade de Letras

Ciclo de estudos: Estudos Alemães

Grau: Mestre

Estudos Alemães

1.º Ano/1.º Semestre

QUADRO N.º 3

(ver documento original)

1.º Ano/2.º Semestre

QUADRO N.º 4

(ver documento original)

2.º Ano/1.º e 2.º Semestre

QUADRO N.º 5

(ver documento original)

Estudos Alemães Transnacionais

1.º Ano/1.º Semestre

QUADRO N.º 6

(ver documento original)

1.º Ano/2.º Semestre

QUADRO N.º 7

(ver documento original)

2.º Ano/1.º Semestre

QUADRO N.º 8

(ver documento original)

2.º Ano/2.º Semestre

QUADRO N.º 9

(ver documento original)

31 de maio de 2019. - O Reitor, Prof. Doutor António de Sousa Pereira.

312349377

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3750777.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2018-08-16 - Decreto-Lei 65/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda