Louvo o Senhor Gérard Delahaye, Maire de Richebourg (França), pela disponibilidade permanente e os apoios concedidos para a realização das cerimónias evocativas da Batalha de La Lys, que são levadas a cabo no cemitério português de Richebourg L'Avoué, onde estão sepultados 1831 combatentes portugueses.
A relação estreita que o Maire de Richebourg mantém com a comunidade portuguesa do seu município, bem como a participação direta e entusiasta nas cerimónias realizadas anualmente, revelam ao longo dos anos ações e sentimentos que merecem o reconhecimento dos portugueses e de Portugal. Este gesto reveste-se de um sentido especial, num ano em que se evoca o Centenário do início da Primeira Grande Guerra 1914-1918.
Pelas razões expostas e merecendo ainda especial destaque os elevados dotes de carácter e lealdade institucional demonstrados pelo Senhor Gérard Delahaye, bem como as suas relevantes qualidades pessoais, a elevada competência e o extraordinário desempenho ao serviço dos seus munícipes, e à comunidade portuguesa em particular, é muito grato ao Ministro da Defesa Nacional demonstrar que o reconhecimento público, quando merecido, não conhece fronteiras.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Defesa Nacional de 1.ª classe ao Senhor Gérard Delahaye, Maire de Richebourg.
19 de setembro de 2014. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.
208116681