Louvo a Coronel Piloto Aviador, NIP 096680-A, Diná Joana Ferreira Gonçalves de Azevedo, pela forma altamente competente, dedicada e empenhada como tem desempenhado, nos últimos três anos, as funções de Assessora Militar para a Força Aérea na Casa Militar do Presidente da República.
A Coronel Diná Azevedo detentora de uma indomável vontade de bem servir e elevadíssimo espírito de missão concilia a frontalidade de opiniões com um elevado espírito de disciplina, integridade de carácter, lealdade e apego aos princípios e valores militares.
Revelando uma total disponibilidade para o serviço, soube sempre responder, atempadamente, às múltiplas solicitações de meios aéreos para a deslocação de Sua Excelência o Presidente da República e comitivas, muitas vezes com reduzido tempo de planeamento sem que isso obstasse à apresentação de diferentes modalidades de ação, sempre com o espírito alegre que a caracteriza.
Militar distinta e de trato fácil mas firme, tem sabido desenvolver um excelente relacionamento com as diversas assessorias da Presidência da República e com as entidades externas demonstrando determinação, perseverança e rigor no cabal desenvolvimento de todas as tarefas que lhe são atribuídas.
Para além de inúmeras tarefas que lhe foram solicitadas, pela sua importância e relevo para Portugal e para a Presidência da República, merece particular destaque o planeamento e conduta das Cerimónias do Dia de Portugal que ocorreram em Ponta Delgada em que, uma vez mais, ficou bem patente a sua capacidade de planeamento, determinação, congregação de esforços e capacidade de decisão.
No exercício das funções que desempenha na Casa Militar do Presidente da República, destacou-se também pela sua cuidada e célere elaboração de análises e pareceres bem fundamentados sobre o seu Ramo e sobre diversa legislação relativa às Forças Armadas.
Pela excelência do seu desempenho, a Coronel PilAv Diná Azevedo continua a demonstrar a razão do respeito e admiração de todos que com ela servem, afirmando-se como uma militar de excecionais qualidades militares e humanas, e tornou-se credora do justo louvor e que os serviços por si prestados, de que resultou honra e lustre para a Força Aérea e para as Forças Armadas, sejam classificados como extraordinários, relevantes e distintíssimos.
17 de maio de 2019. - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
312349571