Louvo o Capitão-de-Fragata da classe de Marinha, NII 24990, Luís Alberto do Carmo Falcato, pela forma muito digna e competente como desempenhou, durante os últimos três anos, as funções de Assessor Militar para a Marinha na Casa Militar do Presidente da República.
O Capitão-de-Fragata Luís Falcato, detentor de uma experiência militar muito consolidada e de um notável conhecimento do seu Ramo e das Forças Armadas, conjuga qualidades pessoais e profissionais das quais se destacam a sobriedade, o aprumo, a integridade de carácter, a lealdade, grande capacidade de planeamento e uma permanente defesa dos princípios e valores militares.
Revelando conhecimento e uma preocupação constante pelas matérias relativas à segurança, tem sabido desenvolver um excelente e rigoroso trabalho na função que desempenha como Oficial de Segurança, diligenciando para a promoção de uma cultura de segurança na Presidência da República.
Militar distinto e de trato fácil, tem mantido um excelente relacionamento com as diversas assessorias da Presidência e com as entidades externas demonstrando uma sólida determinação no desenvolvimento de todas as tarefas que lhe foram cometidas. Neste contexto, destaca-se o rigoroso planeamento, preparação e coordenação das atividades constantes do Programa de Ação Presidencial em que esteve envolvido, nomeadamente das visitas do Chefe de Estado e cerimónias militares e civis, das quais se destacam a Cerimónia dos 700 anos da Marinha e o Dia de Portugal, dentro e fora do País, contribuindo de forma decisiva para o sucesso de que as mesmas se revestiam.
No exercício das funções que desempenha na Casa Militar do Presidente da República destacou-se também pela cuidada e célere elaboração de análises e pareceres bem fundamentados sobre o seu Ramo e sobre diversa legislação relativa às Forças Armadas.
Pela excelência do seu desempenho, o Capitão-de-Fragata Luís Falcato confirmou as qualidades que lhe têm sido reconhecidas, afirmando-se como um notável oficial a quem se augura uma carreira auspiciosa, e tornou-se credor de justo louvor e que os serviços por si prestados, de que resultou honra e lustre para a Marinha e para as Forças Armadas, sejam classificados como extraordinários, relevantes e distintíssimos.
17 de maio de 2019. - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
312349603