Procedimento Concursal para Diretor do Centro de Formação Nova Ágora
Torna-se público que, ao abrigo do Decreto-Lei 22/2014, de 11 de fevereiro, que define o novo Regime Jurídico da Formação Continua de Professores, em conjugação com o Decreto-Lei 127/2015, de 7 de julho, está aberto no prazo estabelecido no presente edital, o concurso para Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas Nova Ágora (CFAE Nova Ágora), que tem sede na Escola Secundária D. Duarte, de acordo com as seguintes orientações:
Prazo de concurso - 10 dias úteis após publicação do aviso no Diário da República.
Local de apresentação - Serviços administrativos sediados na Escola Secundária D. Duarte, sede do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, sito na Rua António Augusto Gonçalves, 3041-901, Coimbra, das 9:30 horas às 17:00 horas.
Forma de apresentação - Entrega dos documentos referidos no Regulamento anexo a este Edital, em suporte de papel, em envelope fechado ou por correio registado com aviso de receção.
Requisitos dos candidatos: Podem ser opositores ao procedimento concursal os docentes integrados na carreira que reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Se encontrem posicionados no 4.º escalão ou superior da carreira docente;
b) Experiência de coordenação ou supervisão pedagógica num mínimo de quatro anos;
c) Experiência na formação de docentes.
É fator preferencial ser detentor do grau de doutor, mestre ou deter formação especializada numa das seguintes áreas: gestão da formação, supervisão pedagógica, formação de formadores, administração escolar e gestão.
Processo de seleção - A seleção será feita pelo Conselho de Diretores do CFAE Nova Ágora.
Júri - Presidente: Lúcio Manuel Fernandes de Oliveira Pratas, Diretor da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores; Vogal: José Manuel de Paiva Simões, Diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo; Vogal: Maria Fernanda Araújo Dias, Diretora do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro de Penela.
1.º suplente: Pedro Filipe da Silva Folhas Balhau, Diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã; 2.º suplente: Luísa Isabel Valente Afonso Pereirinha, Diretora do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, de Soure; 3.º suplente: Maria da Conceição Malhó Lorga Gomes, Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.
Critérios de seleção - a) Análise do Projeto de Ação; b) Análise do Curriculum Vitae; c) Realização de Entrevista.
Listas de Candidatos admitidos e excluídos - Findo o período de candidatura, é afixada no prazo de 5 dias úteis, a listagem dos candidatos admitidos e excluídos ao concurso, que pode ser consultada, em local apropriado, nas instalações da escola-sede do CFAE Nova Ágora, nas escolas associadas e nas respetivas páginas eletrónicas, sendo esta a única forma de notificação dos interessados.
Reclamação da lista de candidatos afixada - Da referida listagem cabe reclamação escrita, a apresentar no prazo de 5 dias úteis, ao Conselho de Diretores.
Relatório Final - Expirado o prazo de reclamação e nos 10 dias úteis subsequentes decorre a valoração das candidaturas apresentadas cujo resultado constitui o relatório final, a submeter à apreciação do Conselho de Diretores.
Afixação dos resultados - No prazo de 5 dias úteis o Conselho de Diretores, seleciona o candidato mais graduado e torna público os resultados do concurso que são comunicados aos interessados, publicitados nas páginas eletrónicas do CFAE Nova Ágora e da escola-sede e afixados em todos os agrupamentos e escolas associadas.
Reclamação do resultado - Da seleção efetuada cabe reclamação escrita para o Conselho de Diretores, a entregar no prazo de 5 dias úteis, nos Serviços Administrativos sediados na Escola Secundária D. Duarte - Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.
Tomada de posse - Ocorre nos 30 dias subsequentes ao termo do prazo de reclamação.
29 de abril de 2019. - A Vice-Presidente da Comissão Pedagógica do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora, Anabela Rodrigues de Lemos.
312272459