Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4378/2019, de 29 de Abril

Partilhar:

Sumário

Renova a nomeação de dois membros do conselho de curadores da Fundação Universidade de Aveiro

Texto do documento

Despacho 4378/2019

Considerando que nos termos do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade de Aveiro, aprovados pelo Decreto-Lei 97/2009, de 27 de abril, o seu conselho de curadores é composto por cinco personalidades de elevado mérito e experiência profissional reconhecidos como especialmente relevantes;

Considerando que, nos termos da mesma norma legal, os curadores são nomeados pelo Governo sob proposta da Universidade de Aveiro para um mandato de cinco anos, renovável uma única vez;

Considerando que a Fundação Universidade de Aveiro propôs a renovação dos mandatos dos curadores Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus e Ilídio da Costa Leite de Pinho;

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Universidade de Aveiro aprovados pelo Decreto-Lei 97/2009, de 27 de abril:

Nomeio os seguintes membros do conselho de curadores da Fundação Universidade de Aveiro, cujas notas curriculares se publicam em anexo ao presente despacho:

a) Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus;

b) Ilídio da Costa Leite de Pinho.

9 de abril de 2019. - O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor.

ANEXO

Nota Biográfica

Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus

Júlio Pedrosa de Jesus nasceu em 1945, em Cadima (Cantanhede), é licenciado em Ciências Físico-Químicas (1967) e em Química, Ramo Científico (1973) pela Universidade de Coimbra, com doutoramento na Universidade de Cardiff, Reino Unido, em 1977. Assistente eventual na Universidade de Coimbra de 1967 a 1974 (serviço militar na Marinha de 1968 a 1971) exerceu funções de assistente, professor auxiliar, professor associado e professor catedrático na Universidade de Aveiro. Vice-reitor desta Universidade no período 1987-92, foi Reitor eleito de março de 1994 até julho de 2001, quando cessou estas funções para assumir a missão de Ministro da Educação, até abril de 2002. Como Reitor da Universidade de Aveiro, foi Presidente do CRUP, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, entre 1998 e 2001. Foi Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Universidades Portuguesas, de 11 de janeiro de 2005 a 18 de abril de 2007.

Eleito no Parlamento, presidiu ao Conselho Nacional de Educação de julho de 2005 a junho de 2009. De 2009 a 2012 foi membro do Conselho Geral da UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde 2009 é membro do Conselho do ITQB, Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova. Júlio Pedrosa teve envolvimento nos Conselhos das Fundações seguintes: Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, Fundação Ilídio de Pinho, no Porto e Fundação Jorge Alvares, em Lisboa, sendo atualmente Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Bial, por indicação do CRUP.

Durante cerca de 10 anos integrou o painel de avaliadores de Universidades do Institutional Evaluation Program da Associação das Universidades Europeias, tendo integrado e presidido a painéis de avaliação em Espanha, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia e Turquia. Integrou a equipa responsável por um estudo do Sistema de Educação Superior da Turquia com base nos relatórios de avaliação promovidas por equipas do Programa de Avaliação Institucional da EUA, até 2008. O Professor Júlio Pedrosa esteve ainda envolvido na avaliação da Agência Nacional de Avaliação, ANECA, em Madrid, no ano 2010, da responsabilidade da ENQA - European Network for Quality Assurance in Higher Education, tendo integrado o painel de avaliação externa do Royal College of Surgeons, de Dublin, a convite da Higher Education Authority e do National Qualifications Authority of Ireland. No ano de 2014 foi convidado pela Agência de Acreditação da Dinamarca para presidir ao painel de acreditação da Universidade de Tecnologias de Informação de Copenhaga, tendo terminado em 2016 o trabalho de confirmação da acreditação provisória atribuída em 2014. No ano de 2013, integrou o painel de acreditação da Universidade Mykolas Romeris, na Lituania. De 2009 a julho de 2017 foi membro do Register Committee do EQAR - European Quality Assurance Register, nomeado pela EUA.

Júlio Pedrosa foi membro do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian para a Qualificação das Novas Gerações, de 2013 até 2017 e coordenou a equipa responsável pelo Estudo "A Educação Superior em Portugal, uma Nova Perspectiva", publicado em 2017 e, em 1 de outubro de 2018, iniciou um Estudo sobre Indicadores, Modelos e Experiências de Monitorização e Avaliação de Aprendizagens e de Desenvolvimento das Crianças dos 3 aos 18 anos, ambos promovidos com o apoiado daquela Instituição.

É membro do Conselho de Curadores da Fundação Universidade de Aveiro desde 7 de fevereiro de 2014 e Presidente do Conselho Geral do ISCTE-IUL, desde 8 de setembro de 2017.

Ilídio da Costa Leite de Pinho

Licenciado em Eletrotecnia e Máquinas pelo Instituto Industrial do Porto em 1964, com 16 valores. Grã-Cruz da Ordem do Mérito, Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Sócio Honorário da Associação Industrial Portuense e Vogal da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas de 1986 a 1999. Agraciado com Medalha de Ouro e título de Cidadão Honorário de Vale de Cambra em 1999, com Medalha de Ouro e título de «Benemérito da Universidade» pela Universidade Católica Portuguesa em 2002 e ainda com o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses em 2002, entre outros. Entre 1986 e 1991, foi Administrador não executivo do ICEP em representação da indústria portuguesa. Presidente do Conselho Municipal de Vale de Cambra de 1979 a 1983 e da Assembleia Municipal de 1993 a 1997. Membro da Comissão Administrativa da Universidade Católica Portuguesa - Porto. Foi Conselheiro da Universidade de Aveiro, entre outras, e membro do Senado da Universidade do Porto. Membro dos órgãos sociais de várias associações empresariais. Administrador da METALPACK GmbH de 1985 a 1994 e membro da "Trilateral Commission" de 1988 a 1996. Foi Fundador e Presidente do Conselho de Administração da COLEP Portugal, S. A., COLEP Espana, S. A., COLEP/Vulcano, S. A., COLEP/Indústrias, S. A., CMB/COLEP-Embalagens, S. A., COLEP/Trading, Lda., COLEPINOVA - Sociedade de Capital de Risco, S. A., NACIONALGÁS - Empresa de Transporte e Distribuição de Gás, S. A., LUSITÂNIAGÁS - Companhia de Gás do Centro, S. A., EGA - Empresa de Gás de Aveiro, EGL - Empresa de Gás de Leiria, S. A., EMPORGÁS - Empresa Portuguesa de Gás, Lda., EDISOFT - Empresa de Desenvolvimento de Software, S. A. (em associação com a TAP), TRANSINSULAR - Transportes Marítimos Insulares, S. A., MEGASIS - Sociedade de Serviços e Engenharia Informática, S. A. (em associação com a PHILIPS e a TAP). Foi acionista fundador e membro dos órgãos sociais de diversas instituições financeiras portuguesas. Fundador e atual Presidente do Conselho de Administração das empresas do Grupo Ilídio Pinho. Fundador e atual Presidente do Conselho de Administração e do Conselho Superior da Fundação Ilídio Pinho.

312220261

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3693678.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-04-27 - Decreto-Lei 97/2009 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova a passagem da Universidade de Aveiro para fundação pública com regime de direito privado e publica os respectivos estatutos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda