Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 689/2014, de 23 de Dezembro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 247/2014, Série II de 2014-12-23.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louva o Coronel Piloto Aviador Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira

Texto do documento

Louvor 689/2014

Louvo o Coronel Piloto Aviador, NIP 070854-C, Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira, pelo seu extraordinário desempenho, grande competência profissional, excecional dedicação ao serviço e elevado sentido de responsabilidade, desde 19 de setembro de 2012, data em que assumiu as funções de Chefe da Área de Planos do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto.

Dotado de uma grande capacidade de trabalho e de uma sólida formação militar e humana, demonstrou, ao longo de mais de dois anos, elevado sentido do dever, contribuindo de forma notável para a missão do Comando Operacional Conjunto.

Ao assumir o cargo de Chefe da Área de Planos as circunstâncias da função e do momento ditaram-lhe a tarefa de participar de imediato no exercício LUSÍADA 2012, onde se evidenciou o seu papel na direção do grupo de planeamento operacional, a apresentação do breve de análise de missão, a apresentação do breve de decisão, e finalmente, a elaboração do plano de operações RUBY. Destacam-se neste particular a sua capacidade de adaptação, os seus conhecimentos profundos da doutrina operacional e a coordenação das tarefas diversificadas, estabelecendo metas e motivando os seus colaboradores na persecução de objetivos comuns. Salienta-se ainda a sua facilidade de comunicação quer em reuniões quer em apresentações formais.

No cumprimento das suas funções, foi particularmente responsável pelo estabelecimento das posições nacionais a assumir nos processos de geração de forças para as missões da NATO, União Europeia e Nações Unidas, destacando-se a atitude tempestiva que sempre colocou na resolução de problemas aliada ao elevado espirito de iniciativa, consubstanciado frequentemente em propostas concretas, o que permitiu de forma inquestionável que Portugal se apresentasse nesses processos de forma sólida e consistente, facilitando o difícil equilíbrio entre os pedidos efetuados por essas organizações internacionais e os interesses nacionais.

Foi responsável pela elaboração de inúmeras diretivas operacionais, relativas ao envolvimento nacional em missões no exterior, mas também muitas outras nas mais diferentes áreas, com destaque para as relativas à Força de Reação Imediata, à Companhia Geral CIMIC e às cerimónias militares conjuntas. Do vasto trabalho efetuado, ressalta mais uma vez a capacidade de antever e contornar problemas, a atenção ao detalhe e a forma correta de apresentar ideias e propostas de solução.

Ainda neste âmbito, foram inúmeros os contributos e pareceres em relação aos mais variados assuntos, como sejam planos de contingência - dando-se aqui enfoque aos relacionados com os Comandos Operacionais dos Açores e Madeira - desenvolvimento de opções de resposta militar, contributos e pareceres esses que foram invariavelmente de grande competência técnica, atempados, pertinentes, atributos que foram amplamente reconhecidos pelas entidades envolvidas.

No plano do relacionamento com as mais variadas entidades o Coronel Costa Pereira manteve uma forte rede de contatos, transparente, equilibrada e objetiva, aspetos que muito facilitaram a credibilidade dos trabalhos a desenvolver, conseguindo em simultâneo manter um desejável distanciamento e equilíbrio face aos, por vezes, conflituantes interesses e protagonismo existentes entre os diferentes atores.

Oficial muito leal e honesto o Coronel Costa Pereira destacou-se ainda pela sua frontalidade e correção, tanto no trato com os seus superiores, como com os seus pares e inferiores, conquistando com a sua conduta a consideração e admiração de todos aqueles que com ele trabalharam e privaram.

A noção correta das suas funções, a vontade de bem servir, a disponibilidade permanente, a firmeza de posições, o caráter empreendedor e de exigência que o conduz fazem, com inteira justiça, reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares do Coronel Costa Pereira, devendo ser apontado como um Oficial de elevada craveira que desempenhou uma importante comissão de serviço ao seu nível de intervenção sendo digno de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito.

17 de setembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208303159

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/366631.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda