Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 686/2014, de 22 de Dezembro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 246/2014, Série II de 2014-12-22.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louva o tenente coronel de cavalaria José Luís Simões

Texto do documento

Louvor 686/2014

Louvo o Tenente-coronel de Cavalaria, NIM 15561089, José Luís Simões pela forma honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Chefe de Operações Correntes e por inerência a chefia do Centro de Operações na Divisão de Operações do Quartel-General do Corpo de Exército de Reação Rápida da NATO em Valência, Espanha (HQ NRDC-ESP), de julho de 2012 a 30 de junho de 2014.

Após regressar da sua missão no ISAF Joint Command (IJC), para onde foi destacado a partir do HQ NRDC-ESP, o Tenente-coronel Luís Simões reassumiu as funções, tendo sido responsável pelo treino em operações correntes de mais de trinta elementos que integram a equipa multidisciplinar do Centro de Operações. A sua experiência no Afeganistão, aliada a excelentes capacidades de comunicação e pedagógicas bem como ao bom domínio da língua inglesa, foi aproveitada para participar como Subject Matter Expert no ISAF Augmentee Pre-Deployment Training que se realizou no Joint Warfare Center, na Noruega. Teve oportunidade de publicar dois artigos de reconhecida qualidade e interesse: "O Combined Joint Operations Center do ISAF Joint Command", na Revista do Exército; e "Apontamentos sobre Intelligence Surveillance and Reconnaissance na Operação ISAF", no Boletim de Informação e Divulgação da Escola Prática de Artilharia. Ainda como consequência da sua competência, secretariou o Programa de Desenvolvimento Profissional destinado aos Assistant Chief of Staff do HQ NRDC-ESP.

Tendo em vista a transformação temporária do HQ NRDC-ESP num Joint HQ, que se insere no processo de geração de capacidade de comando e controlo conjunto a partir da estrutura de forças da NATO, no quadro mais geral da transformação da Aliança, o Tenente-coronel Luís Simões foi responsável pela reformulação dos Standing Operating Procedures da sua área funcional, bem como pela conceção e organização do Centro de Operações Conjunto e Combinado (CJOC), tarefas pelas quais recebeu os maiores elogios da parte dos seus superiores.

No âmbito das suas funções, o Tenente-coronel Luís Simões é seguramente credor de uma parte substancial do sucesso que constituiu, para a NATO e para o HQ NRDC-ESP, a transformação, de um QG da estrutura de forças num QG Conjunto com capacidade para assumir o comando e controlo de operações conjuntas predominantemente terrestres e de pequena dimensão. Este novo conceito foi pela primeira vez treinado e testado no exercício Trident Jaguar 14, onde se destacou o seu desempenho como: Officer of Primary Responsibility na preparação e conduta da fase I D; Battle Staff Training; na ligação ao Operational Liaison and Reconnaissance Team (OLRT); como chefe do CJOC, quando aquele foi projetado durante a fase II B Operational Level Operations Planning Process; na liderança de uma célula de controlo do exercício na fase III A, Force Activation, Deployment, Reception, Staging and Onwards Movement (RSOM); e como Chefe do CJOC durante a fase III B, Execução, ao longo das duas semanas em que o QG foi projetado para Menorca.

Na fase III B, decisiva no exercício Trident Jaguar 14, o Tenente-coronel Luís Simões demonstrou notáveis qualidades de liderança na chefia de uma estrutura complexa e multinacional, testada em condições de grande pressão e exigência. Revelou uma grande capacidade de análise e de síntese, que inclusivamente foi notada pelo Comandante do NRDC-ESP em muitos dos eventos que integraram o battle rhythm do QG. Evidenciou excelentes capacidades de comunicação durante diversas apresentações efetuadas a altas entidades, civis e militares, que visitaram o exercício, aliada a uma grande serenidade, objetividade e competência em entrevistas à comunicação social, no quadro do treino de comunicação estratégica (STRATCOM) a que o QG foi submetido.

O Tenente-coronel Luís Simões revelou, assim, em todas as circunstâncias, possuir um elevado espírito de missão, demonstrado pela excelência do trabalho produzido, que obteve níveis de eficiência e eficácia muito positivos, segundo os mais rigorosos critérios NATO. Resta sublinhar a sua permanente disponibilidade para colaborar nas atividades que à comunidade portuguesa dizem respeito, construindo uma sólida reputação e desta forma impondo-se à consideração e estima da comunidade multinacional. Elevou o bom nome dos portugueses não apenas através de atividades ligadas diretamente ao seu trabalho específico, mas igualmente noutras no âmbito das relações interpessoais entre os diferentes elementos aqui representados.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Luís Simões como sendo um Militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

01 de setembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208303045

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/366452.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda