Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3438/2019, de 28 de Março

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, para o cargo de direção intermédia de 1.º grau como diretor de Serviços da Cooperação no Domínio da Defesa, da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, o licenciado João Pedro Saldanha Serra

Texto do documento

Despacho 3438/2019

Designação, em regime de comissão de serviço, do diretor de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional

Nos termos dos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, foi aberto o procedimento concursal com vista ao recrutamento do/a Diretor/a de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa, cargo de direção intermédia de 1.º grau, da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, direção de serviços que constitui uma das unidades orgânicas nucleares identificadas na Portaria 319/2015, de 1 de outubro.

Cumpridos todos os formalismos legais e concluídos os métodos de seleção previstos, o júri do procedimento concursal propôs que a designação recaísse sobre o candidato João Pedro Saldanha Serra, por ter evidenciado os requisitos formais e específicos para a ocupação do cargo a prover e por ter demonstrado o perfil adequado e as competências pessoais necessárias para o desempenho das funções de dirigente, em particular, para o exercício das atribuições que a este cargo compete, contribuindo para a prossecução dos objetivos da referida Direção de Serviços.

Nestes termos, e ao abrigo dos n.os 9, 10 e 11, do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual:

1 - Designo, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, para o cargo de direção intermédia de 1.º grau, como diretor de Serviços da Cooperação no Domínio da Defesa, da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, o licenciado João Pedro Saldanha Serra.

2 - A presente designação, que tem cabimento orçamental no orçamento da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional para o ano de 2019, produz efeitos a partir do dia 1 de março de 2019.

3 - Nos termos do disposto no n.º 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, anexa-se a nota relativa ao currículo académico e profissional do designado.

26 de fevereiro de 2019. - O Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres.

Síntese curricular

João Pedro Saldanha Serra nasceu em Lisboa, em 23 de março de 1963, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1987), é auditor do Curso de Defesa Nacional, do Instituto da Defesa Nacional (2001 -2002) e possui, entre outros, o Curso de Formação em Gestão Pública, do Instituto Nacional de Administração (2008 -2009) e o Curso de Estudos Africanos, do Instituto Universitário Militar (IUM).

Integra, desde janeiro de 1992, os quadros da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), tendo desempenhado, para além de funções técnicas, os seguintes cargos no MDN:

Diretor de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa na DGPDN, em regime de substituição (2016-2019).

Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional (2011-2013).

Diretor de Serviços de Cooperação Técnico-Militar na DGPDN (2005-2012).

Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Defesa e Antigos Combatentes (2002-2004).

Diretor do Departamento de Estudos e Coordenação na DGPDN (durante 5 anos e meio).

Fora do Ministério desenvolveu, ainda, a seguinte atividade:

Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2004-2005).

Adjunto equiparado a Chefe do Gabinete do Vereador da Segurança na CML (2002).

Chefe do Gabinete do Ministro do Emprego e da Segurança Social (1993-1995).

Adjunto do Secretário de Estado das Obras Públicas (1990-1993).

Adjunto do Secretário de Estado dos Transportes Exteriores (1990).

Adjunto do Secretário de Estado das Vias de Comunicação (1988-1990).

Prestou serviços jurídicos às empresas SOCARMAR e ANA (1987-1988).

Nas mais diversas áreas da Defesa Nacional, das Forças Armadas e da Cooperação, esteve envolvido em múltiplas negociações nacionais e internacionais, de natureza bilateral e multilateral, integrou e chefiou diversas delegações nacionais, participou e presidiu a vários grupos de trabalho interministeriais e interdepartamentais e proferiu várias conferências no IDN, IUM/IESM, Instituto Diplomático e no «Africa Center for Strategic Studies», entre outros.

É autor dos seguintes artigos e trabalhos: «Alguns aspetos da estratégia portuguesa»; «Os Açores e o IBERLANT», «Operações de paz e equilíbrio de poderes»; «O envolvimento de Forças Armadas no exterior. Aspectos jurídico -constitucionais»; «Uma política de cooperação para um novo século»; «A Cooperação Técnico -Militar e o exercício da soberania no mar em África»; «Conceito Estratégico de Defesa Nacional - Uma proposta para o acompanhamento estratégico»; "A Força Aérea na Cooperação Técnico Militar".

Outras atividades desenvolvidas: Secretário da Mesa das Assembleias Gerais das empresas DRAGAPOR, SOCARMAR e SILOPOR; vogal do Conselho Fiscal da DRAGAPOR; representante do Estado em Assembleias Gerais de empresas; membro do Conselho Municipal de Segurança de Lisboa (2010-2013).

Foram-lhe concedidas a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe (2013), a Medalha de Ouro de Serviços Distintos (2004) e a Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa, Grau Ouro (2002), bem como diversos louvores de Diretores-Gerais e de membros do Governo.

312151736

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3662159.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda