Louvo o Tenente-coronel de Cavalaria, NIM 06371285, Luís Manuel Cardoso Relvas Marino, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de assessor da repartição de Operações e de Planos, G3 and G5 Advisor da Military Advisor Team (MAT) do 8.º Contingente Nacional, 8.ºCN, no âmbito da International Security Assistance Force da OTAN, no Afeganistão de 03 de maio a 12 de novembro de 2014.
Militar com uma vasta experiência no planeamento e condução de exercícios aliado às excelentes qualidades humanas e capacidade de trabalho que revelou possuir, permitiram-lhe desenvolver trabalho de grande qualidade auxiliando os militares por ele diretamente assistidos, nas várias fases que constituem o processo militar de tomada de decisão, MDMP. De salientar a sua ação e apoio à condução do exercício de postos de comando, CPX planeado e executado pelo Comando e Estado Maior da Divisão de Cabul, 111.ª Capital Division (CapDiv).
Oficial que fomenta e mantém excelentes relações de amizade e camaradagem, atua sempre de forma serena e muito profissional, num profundo respeito pela cultura e tradições de todos aqueles com quem priva. Decorrente da missão que está atribuída ao 8.ºCN, os militares que integram a MAT são responsáveis por manter uma estreita ligação entre a 111.ª CapDiv, o Train Advise and Assist Command - Capital (TAAC-CA) e o ISAF Joint Command (IJC). O Tenente-coronel Relvas Marino consolidou o diálogo e a cooperação entre as várias estruturas envolvidas, sendo de salientar o seu empenho na implementação da capacidade Information Operation (IO), na Divisão de Cabul e um notório acréscimo na interação com o TAAC-C, em particular com a repartição de planos, G5, deste Comando.
Metódico e muito dedicado, o Tenente-coronel Relvas Marino demonstrou uma invulgar disponibilidade e competência para conduzir as ações e tarefas que estiveram na sua alçada, tendo pautado a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade e a abnegação. A uma postura exemplar, acresce, o saber e o saber fazer que detém, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
14 de novembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208294299