Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 19115586, Paulo Jorge Baptista Domingos, pela competência profissional e elevado empenhamento como exerceu as funções de oficial executivo da Military Advisor Team (MAT) do 8.º Contingente Nacional (8CN) e de assessor dedicado do Chefe do Estado Maior da Divisão de Cabul, no âmbito da International Security Assistance Force (ISAF) da OTAN, no Afeganistão, entre 03 de maio e 12 de novembro de 2014.
Detentor de uma vasta experiência internacional, reuniu as condições ótimas para a realização de um excelso desempenho enquanto coordenador do trabalho desenvolvido pelos restantes assessores da MAT do 8CN e na ligação ao escalão superior no Train Advise and Assist Command Capital (TAAC-C). Aliado às excecionais qualidades e virtudes militares e humanas demonstradas, releva-se também o extraordinário zelo conferindo grande formalidade a cada ação em que participa. De uma educação esmerada, exemplar conduta e dedicação, constituiu-se como um exemplar colaborador do Chefe da MAT, Senior Adviser e Comandante do 8CN, de forma amplamente reconhecida pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e de obediência.
Oficial distinto, cedo conquistou a confiança dos militares do Exército do Afeganistão com quem teve a oportunidade de privar, a sua ação muito serena e sempre oportuna junto do Brigadeiro-General, Chefe de Estado-Maior da Divisão de Cabul, permitiu fechar o círculo do fluxo de informação, incentivando a coordenação que deve caracterizar o normal funcionamento, de um estado-maior de uma Unidade Militar. Responsável pela redação e integração dos relatórios periódicos da MAT ao que acresce uma participação muito ativa em outros documentos oficiais do contingente, soube de forma metódica e bem estruturada, conferir um grande rigor e clareza, à informação veiculada.
No âmbito restrito do 8.ºCN e com referência às tarefas atribuídas, destaco as ações realizadas por este Oficial, em particular na forma como dirigiu as reuniões de pares e o apoio direto às atividades de avaliação e acompanhamento psicológico dos militares do Contingente após a projeção para o TO e no quadro do que se encontra estabelecido pelo Centro de Psicologia Aplicada do Exército, CPAE.
O Tenente-coronel Baptista Domingos, através do seu assaz desempenho e atitude revelada, acrescentou valor à participação militar portuguesa no teatro de operações do Afeganistão. Constituindo-se como uma referência no seio dos pares da coligação e da NATO e entre os militares do Exército do Afeganistão com quem lidou, sendo digno de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes de elevado mérito.
14 de novembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208292857