Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 651/2014, de 15 de Dezembro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 241/2014, Série II de 2014-12-15.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o TCOR de Infantaria, NIM 09156086, Lino Loureiro Gonçalves

Texto do documento

Louvor 651/2014

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 09156086, Lino Loureiro Gonçalves, pela forma competente, meritória e altamente prestigiante como desempenhou as funções de Oficial de estado-maior no Estado-Maior da União Europeia (EMUE), no período de 1 de agosto de 2011 a 31 de julho de 2014.

Durante o período em referência liderou o acompanhamento de diversos assuntos de enorme importância para a Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia (UE). No âmbito das suas atribuições, participou na elaboração dos primeiros conceitos civis e militares, liderou um grupo de trabalho que envolveu a coordenação entre várias instituições, tendo em vista o Conceito para a Proteção da Força e ainda colaborou na área do Apoio Militar da UE às Operações de Manutenção de Paz das Nações Unidas (NU).

Na área do CBRN Countermeasures in EU led Operations o Tenente-coronel Lino Gonçalves revelou-se um elemento chave, assim como no desenvolvimento das relações entre o Serviço de Ação Externa da União Europeia e o Centro de Excelência NATO CBRN. O Tenente-coronel Lino Gonçalves foi ainda o Oficial responsável no EMUE pelas discussões anuais com o NATO International Military Staff, assumindo este trabalho politicamente complexo e sensível de uma forma exemplar, que lhe granjeou enorme respeito pelos seus pares.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Tenente-coronel Lino Gonçalves foram sempre caracterizados por uma investigação aturada e por uma aproximação dedicada e ambiciosa que se traduziu no desenvolvimento de documentos de elevada qualidade, adequados ao nível estratégico e ao ambiente internacional onde esteve inserido.

Oficial de trato simples, afável e respeitoso, dotado de elevado espirito de cooperação, estabelecendo com facilidade boas relações de trabalho, integrou-se de forma fácil no EMUE e conquistou de forma natural a consideração, estima e reconhecimento no ambiente internacional em que privou. Os elevados padrões de desempenho demonstrados pelo Tenente-coronel Lino Gonçalves nas funções que desempenhou só foram possíveis graças a sua competência, capacidade de planeamento e organização, absoluta lealdade e total dedicação ao serviço.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Lino Gonçalves como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou, sempre, a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

25 de agosto de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208285218

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/365368.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda