Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 208/2019, de 15 de Março

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro ao General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea - General Manuel Teixeira Rolo

Texto do documento

Portaria 208/2019

Louvo o General Piloto Aviador Manuel Teixeira Rolo pela forma competente, dedicada e leal como desempenhou, desde fevereiro de 2016, as funções de Chefe do Estado-Maior da Força Aérea evidenciando, sempre, um excecional espírito de missão e um inexcedível sentido militar.

Oficial General com uma carreira militar brilhante, dotado de excecionais qualidades pessoais e humanas, de excelente formação moral e nobreza de carácter, apurado sentido de responsabilidade e bom senso, evidenciou de forma relevante as suas capacidades de comando, elevado sentido de dever e de disciplina, cultivando elevados dotes de carácter e virtudes militares, num preceito pleno de rigor, correção e extrema lealdade.

A Força Aérea atravessou, e atravessa, uma série de desafios estruturantes, de extrema complexidade e exigência e cabe-me reconhecer a sensibilidade e empenho permanentemente manifestados pelo General Manuel Teixeira Rolo, propiciando um conjunto de sugestões e recomendações que sempre procuraram ir ao encontro da defesa do interesse nacional.

Do referido, destaca-se o processo que levou à aquisição da nova frota de helicópteros ligeiros Koala, que vão substituir os Alouette III, ao serviço da Força Aérea há mais de meio século. Destaca-se também o programa de alienação de aeronaves F-16 à Roménia, que tem sido executado de uma forma exemplar e que muito tem contribuído para prestigiar Portugal e as Forças Armadas.

O seu comando ficou também indelevelmente ligado à dinamização e mobilização do cluster aeronáutico nacional, promovendo oportunidades de cooperação entre a base tecnológica e industrial de defesa de Portugal e as de outros parceiros.

No âmbito da decisão de confiar à Força Aérea o comando e gestão centralizados dos meios aéreos do Estado, em especial os de combate aos incêndios, o General Manuel Teixeira Rolo tem-se empenhado de uma forma exemplar e abnegada no sentido de se atingir um modelo que melhor sirva os cidadãos e o Estado. Esta missão nova, de reconhecida complexidade e exigência, com um elevado impacto na vida na sociedade e de extrema importância para o país tem sido acompanhada e gerida com grande empenho pela liderança da Força Aérea.

Na procura das melhores opções para o processo em curso relativo ao futuro Aeroporto Complementar de Lisboa na Base Aérea n.º 6, no Montijo, e na expansão da capacidade do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi também determinante a forma como o General Manuel Rolo sempre procurou conciliar o superior interesse nacional com as importantes missões que a Força efetua, em permanência, a partir destes locais. Este Ramo das Forças Armadas terá uma profunda reorganização do seu dispositivo, com a transferência de meios, militares e respetivas famílias, entre várias Unidades, aspetos que o General Manuel Rolo sempre soube apresentar e defender.

Denotando um profundo conhecimento das realidades que caracterizam as Forças Armadas em geral, e a Força Aérea em particular, cumpre-me salientar o seu sentido crítico construtivo, o equilíbrio e abordagem realista inerente às propostas de solução apresentadas. Evidenciou apurado sentido de análise nas mais variadas matérias, que em muito contribuíram para a ação governativa, mantendo sempre uma postura aberta, dialogante, franca e leal.

Face ao exposto, considero de inteira justiça evidenciar e reconhecer publicamente as excecionais qualidades, bem como as virtudes militares e pessoais que creditam o General Manuel Teixeira Rolo e que muito dignificam a Instituição Militar e a Defesa Nacional. Por isso, os serviços por si prestados devem ser considerados como extraordinários, relevantes e distintíssimos, daí resultando honra e lustre para as Forças Armadas, para a Defesa Nacional e para Portugal.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e 14.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau ouro, ao General Manuel Teixeira Rolo.

18 de fevereiro de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

312102763

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3648672.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda