Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 281/2019, de 14 de Março

Partilhar:

Sumário

Designação, em comissão de serviço pelo período de três anos, renovável, no cargo de Diretor de Serviços de Gestão de Contratos e concessões, de Pedro Manuel Guerreiro da Silva Costa

Texto do documento

Deliberação 281/2019

Pelo aviso 8521/2018, publicado na 2.ª série do Diário da República n.º 118, de 21 de junho e divulgado na Bolsa de Emprego Público com o código de oferta OE201806/0636, foi aberto procedimento concursal para preenchimento do cargo de direção intermédia do 1.º grau - Diretor de Serviços de Gestão de Contratos de Concessão do IMT, I. P.

Concluído o respetivo procedimento concursal e mediante proposta fundamentada do correspondente júri, nos termos dos números 9 a 11 do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro e republicado em anexo à Lei 51/2005, de 30 de agosto, na sua versão atual, o Conselho Diretivo do IMT, I. P. designa, em comissão de serviço pelo período de três anos, renovável, no cargo de Diretor de Serviços de Gestão de Contratos e Concessões, Pedro Manuel Guerreiro da Silva Costa, com os seguintes fundamentos:

O designado detém os requisitos legais para o exercício de cargos dirigentes;

O designado possui o perfil, experiência e conhecimentos adequados à prossecução das atribuições e objetivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta do respetivo resumo curricular, anexo à presente deliberação, podendo exercer a opção prevista no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro.

A presente designação, que tem cabimento no orçamento de funcionamento do IMT, I. P., produz efeitos a partir de 1 de março de 2019.

4 de fevereiro de 2019. - O Presidente do Conselho Diretivo, Eduardo Elísio Silva Peralta Feio. - O Vogal do Conselho Diretivo, Luís Miguel Pereira Pimenta.

Nota curricular

I - Dados pessoais

Nome: Pedro Manuel Guerreiro da Silva Costa

Data de nascimento: 4 de janeiro de 1964

II - Formação académica

Pós-Graduação (parte curricular do Mestrado) em Economia e Políticas Públicas, ISCTE, 2013 (Prémio de Excelência Académica, 18 valores).

Pós-Graduação em Mercados Financeiros, Instituto Superior Gestão Bancária, 2001.

Licenciatura (pré-Bolonha) em Economia, Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, 1989.

III - Formação complementar mais relevante

FORGEP - Curso de Formação de Dirigentes em Gestão Pública, INA, Lisboa.

Formação especializada em Avaliação de Empresas e em Corporate Finance, pela PricewaterhouseCoopers, Londres.

IV - Inscrição em Ordens Profissionais

Membro da Ordem dos Economistas. Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados.

V - Experiência profissional

Diretor de Serviços de Gestão de Contratos e Concessões, no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.), em regime de substituição - desde agosto 2015.

Presidente do Conselho de Administração, na SIEV - Sistema de Identificação Eletrónica de Veículos, S. A., em representação do IMT, I. P. (funções não remuneradas) - set.2013 a jun.2015.

Assessor do Conselho Diretivo, no IMT, I. P. (que sucedeu ao InIR, I. P.), sendo responsável pelo acompanhamento das infraestruturas rodoviárias - mar.2013 a jul.2015.

Assessor do Conselho Diretivo do Instituto das Infraestruturas Rodoviárias, I. P. (InIR, I. P.), tendo sido o coordenador técnico-operacional da introdução de portagens totalmente eletrónicas (multi lane free flow) nas autoestradas ex-SCUT - set.2008 a fev.2013.

Membro de diversas Comissões de Negociação e de Acompanhamento (funções não remuneradas), relativas a infraestruturas de transportes e parcerias público privadas, em representação do Ministério das Obras Públicas (XVII e XVIII Governos Constitucionais) e do Ministério da Economia e Emprego (XIX Governo Constitucional) - jul.2007 a jul.2012.

Assessor no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do XVII Governo Constitucional, tendo-lhe sido atribuído público louvor pelo desempenho das suas funções (Louvor 973/2009, de 30 de outubro) - abr.2007 a ago.2008.

Controller/Chief Financial Officer na subsidiária portuguesa da multinacional First Choice Holidays plc (depois, Tui Travel plc) - jan.2005 a mar.2007.

Controller/Chief Financial Officer na Consentium, S.G.P.S., S. A., conglomerado de empresas portuguesas atuando no comércio e no imobiliário - jul.2002 a dez.2004.

Senior Manager (Corporate Finance), depois de ter sido sucessivamente Consultant,

Senior Consultant e Manager, na Coopers & Lybrand e, após fusão, na PricewaterhouseCoopers, empresa internacional de auditoria e consultoria - set.1990 a jun.1992 e set.1994 a jun.2002.

Controller na subsidiária portuguesa da multinacional Marsh - jun.1993 a ago.1994.

Controlador de gestão na SIC Televisão - jul.1992 a mai.1993.

Adjunto do Diretor Financeiro na subsidiária portuguesa da multinacional Mitsubishi Motors Corporation - mar.1990 a ago.1990.

Adjunto do Diretor Financeiro na Copinaque, S. A. - mar.1989 a fev.1990.

VI - Atividade docente e outras atividades profissionais

Docente universitário no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão, na escola de pós-graduações Idefe, em regime pós-laboral - desde out.2002.

Auditor interno e membro da Comissão de Finanças (funções não remuneradas) da World Road Association (AIPCR/PIARC) - desde mar.2017.

Presidente do Conselho Geral da Fundação para as Comunicações Móveis (FCM) (funções não remuneradas), sendo um dos três representantes do Estado no órgão de governo não executivo da FCM, que reunia quer os fundadores TMN, Vodafone e Optimus, quer o Estado. Designado inicialmente em 2008, foi reconduzido em 2013, e manteve-se em funções até à extinção da FCM - set.2008 a out.2015.

Presidente do Conselho Fiscal dos CTT - Correios de Portugal, S. A., então ainda sociedade de capitais integralmente públicos - jan.2009 a ago.2012.

312114873

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3647684.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda