Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 14706/2014, de 4 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em regime de substituição, da diretora do Departamento de Gestão e Administração Geral

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 14706/2014

1 - Por deliberação do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., ACSS, I. P., de 10 de novembro de 2014, ao abrigo do disposto nos artigos 20.º e 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, dada a vacatura do cargo de Diretor do Departamento de Gestão e Administração Geral, cargo de direção intermédia de 1.º grau, é nomeada em regime de substituição, a licenciada Maria Manuela Duarte Veloso de Carvalho Sousa, cuja competência técnica, experiência profissional e formação se afiguram plenamente adequadas ao desempenho do cargo, como demonstra a síntese curricular que se publica em anexo.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 10 de novembro de 2014.

10 de novembro de 2014. - O Presidente do Conselho Diretivo, Rui Santos Ivo.

Síntese curricular

Dados pessoais:

Nome: Maria Manuela Duarte Veloso de Carvalho Sousa

Data de nascimento: 2 de abril de 1965

Nacionalidade: Portuguesa.

Formação Académica e Profissional:

Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Formação diversa na área da Gestão e Administração Pública, Contratação Pública, Auditoria, Controlo Interno e Contabilidade, sendo de destacar os seguintes cursos:

FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública;

Auditoria e Controlo Financeiro da Contratação Pública;

GeADAP - Sistema de Gestão da Avaliação de Desempenho na Administração;

Contabilidade Analítica na Administração Pública;

Código dos Contratos Públicos;

Gestão e Execução Orçamental do PIDDAC;

Gestão e Controlo dos Dinheiros Públicos;

Balanced Scorecard;

Auditoria e Controlo Interno na Administração Publica;

Sistema de Controlo Interno na Administração Pública;

O Orçamento como Instrumento de Gestão nos Serviços Públicos;

O Controlo de Execução Orçamental e a Prestação de Contas;

Auditoria financeira;

Especialização em Gestão Industrial;

Fiscalidade.

Experiência profissional:

De 12 de maio de 2008 até 7 de novembro de 2014 Diretora de Serviços, no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, I. P., da Direção de Gestão de Recursos Financeiros, que incluía os setores de gestão financeira e de contabilidade, aprovisionamento, património e logística, jurídico, planeamento e apoio à investigação e gestão e apoio laboratorial.

De 12 de maio de 2008 e até 31 de janeiro de 2011 foi, em acumulação, e no mesmo Instituto Público, Diretora de Serviços da Direção de Gestão de Recursos Humanos que incluía o setor de administração e desenvolvimento de recursos humanos, o núcleo do bolseiro e o setor de expediente geral.

De 12 de maio de 2008 e até 31 de março de 2010 foi, igualmente em acumulação, Diretora de Serviços da Direção de Gestão de Recursos Técnicos que incluía os setores de instalações e equipamentos, de informática e telecomunicações, de contratualização e a biblioteca.

De 06 de fevereiro de 2008 a 11 de maio de 2008 foi Chefe de Divisão de Gestão Financeira - Contabilidade e Aprovisionamento - da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

De 2005 a janeiro de 2008, colaborou na direção e coordenação do Departamento de Consolidação e Controlo de Gestão do SNS do ex-Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF).

Exerceu funções como técnica superior desde 1994 no Departamento de Gestão Financeira do ex-IGIF, e atual ACSS, destacando-se as funções mais relevantes:

Elaboração de estudos financeiros para a dotação global/financiamento do SNS (Serviço Nacional de Saúde);

Elaboração da conta consolidada do SNS;

Controlo da execução orçamental do SNS;

Elaboração do Plano de Tesouraria do SNS;

Controlo da execução financeira dos programas verticais do SNS;

Análise e acompanhamento dos elementos económico-financeiros e orçamentais dos hospitais e demais entidades que integram o SNS.

Outras atividades desenvolvidas:

Integrou desde 2013 e até 7 de novembro de 2014 o Conselho Fiscal do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto - IPATIMUP - como representante legal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, IP.

Vogal do Conselho Fiscal do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais - SUCH - de 2002 e até dezembro de 2013.

Integrou em janeiro de 2011, em representação da Entidade Empregadora Pública, a Comissão Paritária para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho celebrado entre o INSA, IP, e a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública.

Integrou em abril de 2005 o grupo de acompanhamento do Protocolo estabelecido entre o Ministério da Saúde e a Industria Farmacêutica (APIFARMA).

Integrou em junho de 2004 o grupo de trabalho de Apoio Técnico ao Lançamento do Concurso de Gestão do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, após nomeação do Secretário de Estado da Saúde.

Nomeada em dezembro de 2002 pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde para integrar o grupo de trabalho das Contas Nacionais do Ministério da Saúde;

Nomeada, pelo Conselho de Administração do Instituto de Gestão Financeira da Saúde (IGIFS), em fevereiro de 2002, coordenadora da equipe de trabalho para a determinação do Financiamento dos Serviços/Hospitais Psiquiátricos.

Integrou em outubro de 1999 a Comissão Paritária para acompanhamento da execução do Protocolo de Acordo entre o Ministério da Saúde e os CTT - Correios de Portugal, S. A., após nomeação do Secretário de Estado da Saúde.

208261363

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/362382.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda