Louvo, por proposta do Diretor do Instituto da Defesa Nacional, Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria NIM 12844689, Manuel Alexandre Garrinhas Carriço, pela forma excecionalmente competente e muito prestigiante como desempenhou, ao longo de mais de oito anos, as funções de Assessor de Estudos, investigador e coordenador da linha editorial do Instituto da Defesa Nacional (IDN).
Possuidor de notáveis qualidades pessoais e profissionais, de que se destacam os seus extraordinários dotes de caráter, sentido do dever e espírito de iniciativa, grande capacidade de trabalho e espírito de missão, o Tenente-Coronel Alexandre Carriço exerceu com notável proficiência todas as funções que lhe foram atribuídas, afirmando-se como um muito valioso colaborador da direção do IDN e uma inestimável mais-valia para a prossecução dos seus objetivos.
Oficial que se distingue pela sua elevada craveira intelectual e inteligência, e reconhecido especialista em questões asiáticas, destacou-se, desde logo, como conferencista emérito, levando a mais-valia dos seus conhecimentos e experiência internacional aos vários cursos ministrados no IDN, bem como às conferências internacionais em que participou, o que muito contribuiu para o reforço do prestígio do Instituto.
Dotado de invulgar cultura geral e militar, o Tenente-Coronel Alexandre Carriço cotou-se como um prestimoso colaborador da direção do IDN no que se refere à consecução dos objetivos fixados em matéria de divulgação científica e de promoção de uma linha editorial ativa, enquanto elementos essenciais para a sensibilização da sociedade para os valores e as questões de segurança e defesa. Tirando partido das suas elevadas qualificações académicas e dos seus vastos conhecimentos, em especial nas áreas da segurança e defesa, desenvolveu um trabalho de grande fôlego e muito inovador, enquanto coordenador da linha editorial do Instituto da Defesa Nacional.
Paralelamente, desenvolveu uma ação digna do maior realce no que concerne à preparação das participações do IDN nas Conferências de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-americanos, nas quais era reconhecido pelos diversos participantes como um Oficial de elevada craveira intelectual e especialista nas questões de segurança e defesa.
Organizou, de forma igualmente exemplar, vários cursos e iniciativas no âmbito da cooperação internacional, em Portugal e no estrangeiro, bem como ciclos de conferências e visitas de delegações estrangeiras ao Instituto da Defesa Nacional.
Ao seu extraordinário desempenho e elevada competência técnico-profissional, o Tenente-Coronel Alexandre Carriço associou sempre uma irrepreensível conduta e postura como militar, confirmando as suas relevantes qualidades e virtudes morais e pessoais, bem patentes na forma exemplar como conduziu o seu relacionamento com a direção do IDN e com todos os seus colaboradores.
Pelas razões expostas, é muito grato ao Ministro da Defesa Nacional reconhecer publicamente o elevado nível de desempenho do Tenente-Coronel Alexandre Carriço e considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para a Defesa Nacional e para o País.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Tenente-Coronel de Infantaria Manuel Alexandre Garrinhas Carriço.
18 de dezembro de 2018. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
311946207