Designa Rui Jorge Giestas Rodrigues chefe do Núcleo Sub-Regional da Região de Leiria e Oeste
Considerando que:
Foi aberto um procedimento, publicitado na página eletrónica da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, em 2 de abril de 2018, com indicação sumária das atividades inerentes ao cargo e ao perfil dos candidatos a designar para chefe de núcleo subregional da AGIF, IP.;
A Comissão Instaladora da AGIF, I. P., realizou um procedimento de seriação de candidatos faseado, para constituição da bolsa de peritos para aquela Agência, o qual observou as fases de análise curricular, exame psicológico, entrevista por comissão de avaliação independente e entrevista com a Comissão Instaladora da AGIF, I. P.
Nos termos e para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 8.º, do n.º 2 do artigo 18.º e do artigo 19.º do Decreto-Lei 12/2018, de 16 de fevereiro, determino o seguinte:
1 - Designo Rui Jorge Giestas Rodrigues, em comissão de serviço, chefe do Núcleo Sub-Regional das regiões NUT III da Região de Leiria e Oeste, pelo período de 3 anos, por possuir os requisitos curriculares exigidos para o exercício do cargo, tal como resulta da nota curricular anexa ao presente despacho.
2 - O designado é equiparado, para efeitos remuneratórios, a dirigente intermédio de 1.º grau, nos termos do disposto nos n.os 4 e 6 do artigo 19.º do Decreto-Lei 12/2018, de 16 de fevereiro.
3 - Para os efeitos do disposto no número anterior, à acumulação da coordenação das áreas de intervenção fixadas no n.º 1 não corresponde qualquer encargo remuneratório adicional.
4 - O presente despacho produz efeitos a 1 de dezembro de 2018.
30 de novembro de 2018. - O Presidente da Comissão Instaladora da AGIF, I. P., Tiago Martins de Oliveira.
Nota Curricular
Nome: Rui Jorge Giestas Rodrigues
Data de nascimento: 17 de junho de 1974
Nacionalidade: Portuguesa
Formação Académica:
Mestrado em Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), 2017; Licenciatura (cinco anos) em Engenharia Florestal, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2000.
Experiência Profissional, Funções de Coordenação/Chefia:
Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF, IP), Coordenador de Prevenção Estrutural (CPE) do distrito de Leiria (2012-2018); membro do Grupo de Trabalho, com vista à redução das ignições em espaço rural e ao reforço da investigação - medida 3.1.2 do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (2018).
Autoridade Florestal Nacional (AFN), Coordenador de Prevenção Estrutural (CPE) do distrito de Leiria (2009-2012).
Direção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), Técnico Superior de apoio à coordenação do Programa Nacional de Sapadores Florestais (2006-2008).
Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais (APIF), Coordenador DFCI dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Viseu (2005).
Associação Florestal de Góis, Técnico Superior de apoio à coordenação de projetos e de equipas de sapadores florestais (2001-2005).
Cooperativa Silvo-Agro-Pecuária de Vila Nova de Ceira, Técnico Superior de apoio à coordenação de projetos e de equipas de sapadores florestais (2000-2001).
Experiência docente:
Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), Professor Assistente convidado (2017-2018) da unidade curricular "Fogo Controlado" do Curso Técnico Superior Profissional de Proteção Civil.
Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Professor Assistente convidado (2017-2018) da unidade curricular "Fogo Controlado" do Curso Técnico Superior Profissional de Defesa da Floresta.
Atividades relevantes/Formação específica:
Técnico credenciado em fogo controlado, desde 2004, habilitado a planear, a executar e supervisionar o uso de fogo, tendo participado em projetos como o GEFOcO - Gestores de Fogo Técnico e o EEGRANT's - Uso do fogo controlado em rede primária.
Técnico credenciado em fogo de supressão, desde 2009, capacitado em análise de incêndios e uso do fogo de supressão no combate aos incêndios rurais, tendo participado na criação do
Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF) e na chefia de equipas GAUF durante o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF).
Inscrito, desde 2014, na Bolsa Nacional de Formadores em Fogo Controlado, colaborou através do ICNF, IP, com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) na formação de operacionais de queima e técnicos credenciados em fogo controlado e de supressão.
Formador e orador de diversas temáticas a cursos associados à silvicultura e gestão florestal, uso do fogo na prevenção e combate aos incêndios rurais, bem como de temas associados à defesa da floresta contra Incêndios dirigidas a proprietários florestais, sapadores florestais, técnicos florestais, militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), inspetores da Polícia Judiciária (PJ) e bombeiros voluntários.
311942708