A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11115-A/2018, de 27 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Atribui apoio, pelo Fundo Ambiental, para a mobilização e extinção dos focos de combustão nas escombreiras das Antigas Minas de Carvão de Pejão-Germunde, decorrente dos incêndios de outubro de 2017

Texto do documento

Despacho 11115-A/2018

O Decreto-Lei 42-A/2016, de 12 de agosto, criou o Fundo Ambiental que tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução de objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, financiando entidades, atividades ou projetos que cumpram os objetivos definidos no artigo 3.º, entre outros, os relativos à mitigação das alterações climáticas, através de ações que contribuam para a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e à prevenção e reparação de danos ambientais [alíneas a) e i) do n.º 1].

Nos termos do disposto na alínea b) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei 42-A/2016, de 12 de agosto, a definição do plano anual de atribuição de apoios e utilização das receitas constante do Despacho 6811-A/2018, de 10 de julho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 133, de 12 de julho de 2018, não prejudica o apoio do Fundo a intervenções urgentes ou de especial relevância, quando o membro do Governo responsável pela área do ambiente declare, mediante despacho, determinada intervenção como urgente ou de especial relevância.

As escombreiras de Pejão-Germunde entraram em combustão lenta em resultado dos graves incêndios florestais do dia 15 de outubro de 2017, que assolaram o País com incidência no Concelho de Castelo de Paiva.

Desde então, a combustão das escombreiras de materiais carboníferos propagou-se de forma lenta no subsolo, tendo assumido gradualmente maiores proporções, situação que assumiu maior visibilidade com as primeiras chuvas de dezembro de 2017, com o correspondente aumento das emissões atmosféricas, que desencadeou a comunicação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva para a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e desta entidade para a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S. A., recebida a 5 de janeiro de 2018, que veio a culminar na atuação imediata dos técnicos desta empresa, com a implementação de medidas preliminares e a elaboração de um Relatório Técnico.

A intervenção desenvolveu-se numa primeira fase, ocorrida em fevereiro de 2018, permitindo a extinção dos focos de combustão designados por A1 e A2. Não obstante o sucesso da referida intervenção, impõe-se nova intervenção para o foco A3, integrada numa segunda fase.

As emissões atmosféricas resultantes da combustão das escombreiras de carvão contribuem para a degradação da qualidade do ar e para as alterações climáticas. Por outro lado, podem conduzir a danos para as populações, o ambiente e a biodiversidade.

Trata-se de uma situação de força maior, de natureza excecional, que requer uma intervenção urgente, de especial relevância e imediata, de forma a minimizar os mencionados riscos.

Assim, nos termos e para efeitos do disposto no artigo 6.º e na alínea b) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei 42-A/2016, de 12 de agosto, determino a atribuição de apoio pelo Fundo Ambiental, no valor de (euro) 300.000,00 (trezentos mil euros), mediante protocolo de colaboração técnica e financeira a celebrar com a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S. A., para apoiar a mobilização e extinção dos focos de combustão nas escombreiras das Antigas Minas de Carvão de Pejão-Germunde decorrente dos incêndios de outubro de 2017.

26 de novembro de 2018. - O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.

311854694

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3538190.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2016-08-12 - Decreto-Lei 42-A/2016 - Ambiente

    Cria o Fundo Ambiental, estabelecendo as regras para a respetiva atribuição, gestão, acompanhamento e execução e extingue o Fundo Português de Carbono, o Fundo de Intervenção Ambiental, o Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos e o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda