A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento 782/2018, de 20 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Regulamento sobre a Utilização de Recursos Hídricos Públicos

Texto do documento

Regulamento 782/2018

Regulamento sobre a Utilização de Recursos Hídricos Públicos da Freguesia de Carnota

Poços de Água

Preâmbulo

Com o presente Regulamento pretende-se assegurar a manutenção dos equipamentos associados a determinados recursos hídricos públicos da área administrativa da Junta de Freguesia de Carnota, por forma a melhorar o serviço prestado, evitando a transposição de rubricas do orçamento para colmatar a elevada despesa existente devido ao mau uso dos equipamentos e consequentemente desrespeito por um bem que "é de todos".

Este Regulamento tem dois propósitos: travar a má utilização que se reflete no estrago dos equipamentos e no desperdício de um bem essencial, como é a água, estabilizando os gastos com reparações e substituições dos referidos equipamentos.

Assim, nos termos do disposto no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa, da alínea f) do n.º 1 do artigo 9.º e da alínea h) do n.º 1 do artigo 16.º, ambos da Lei 75/2013, de 12 de setembro e tendo em vista o estabelecido no regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais, aprovado pela Lei 73/2013, de 3 de setembro, irá ser submetido à Assembleia de Freguesia a seguinte Proposta do Regulamento sobre a utilização de recursos hídricos públicos da Freguesia de Carnota, poços de água.

CAPÍTULO I

Disposições Gerais

Artigo 1.º

Lei habilitante

O presente Regulamento é aprovado ao abrigo do disposto no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa conjugado com a alínea h) do n.º 1 do artigo 16.º da Lei 75/2013, de 12 de setembro.

Artigo 2.º

Âmbito e objeto

O presente Regulamento e tabela de taxas definidas no Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da Freguesia estabelecem as normas que regulam a incidência, a liquidação e a cobrança de taxas, pelo uso e aproveitamento de bens do domínio público ou privado da Freguesia e pela remoção de obstáculos ao exercício da atividade a seguir descrita.

A atividade a que se refere este Regulamento diz respeito ao exercício de captação de água, por meio de eletrobomba, dos poços públicos da freguesia.

Os montantes a cobrar correspondem aos custos, direta e indiretamente suportados com a prestação de serviços e fornecimento de bens, ao benefício que o particular retira da utilização de um bem público, semipúblico ou do domínio da autarquia, e à promoção da cidadania no exercício da atividade apresentada neste Regulamento, com base nos princípios da fundamentação económico-financeira das taxas.

Artigo 3.º

Acesso e exercício da atividade

1 - O acesso à atividade referida no artigo anterior carece de aquisição prévia de um pacote de fichas adaptadas ao equipamento instalado nos referidos poços da Junta de Freguesia.

2 - O exercício da atividade aqui regulamentada, é permitido a todos os que respeitem este Regulamento.

3 - Os utilizadores do serviço que não respeitem minimamente os equipamentos podem vir ser impedidos de voltar a aceder ao serviço por meio de decisão do executivo da Junta.

CAPÍTULO II

Captação de Água dos Poços Públicos

Artigo 4.º

Descrição do processamento de captação de água

1 - A captação de água dos poços públicos da área administrativa desta Junta é efetuada por bombas manuais e o poço da Fonte de Santa Ana a partir da utilização de uma eletrobomba.

2 - A taxação definida no Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da Freguesia apenas se aplica aos poços cuja captação seja feita por eletrobomba.

3 - O número de poços sujeitos a taxação poderá vir a aumentar sem necessidade de alteração deste Regulamento.

4 - A eletrobomba funcionará através de um equipamento denominado de moedeiro.

5 - O moedeiro referido no número anterior funcionará a partir da inserção de uma ficha metálica.

Artigo 5.º

Procedimento da taxação

1 - Os interessados na captação de água dos poços referidos neste Regulamento deverão adquirir previamente as fichas necessárias ao volume de água pretendido.

2 - As fichas adaptadas ao equipamento deverão ser adquiridas previamente na sede da Junta de freguesia, em horário de funcionamento geral dos serviços.

3 - As fichas serão vendidas à unidade até um máximo de 10 unidades por pessoa.

4 - O pagamento deverá ser efetuado apenas em numerário e na moeda corrente.

5 - Salvaguarda-se que a aplicação da taxação corresponde ao pagamento do serviço de captação e não à quantidade de água, pelo que em poços diferentes poderá corresponder volume de água diferente.

Artigo 6.º

Prazos

1 - A aquisição das fichas de utilização no moedeiro deverá ser efetuada previamente na sede da Junta de Freguesia no horário de expediente.

2 - As fichas não terão prazo de validade, mesmo que venha a ser alterada a tabela de taxas.

CAPÍTULO III

Disposições Finais e Transitórias

Artigo 7.º

Taxas

Pela prática do ato referido no presente Regulamento é devida a taxa fixada no Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças em vigor na freguesia.

Artigo 8.º

Tramitação desmaterializada

Os procedimentos administrativos previstos no presente diploma são efetuados na sede da Junta.

Artigo 9.º

Legislação subsidiária e interpretação

1 - Em tudo o que não estiver expressamente previsto neste Regulamento regem as disposições legais aplicáveis.

2 - As dúvidas e as omissões suscitadas pela aplicação deste Regulamento são resolvidas por deliberação do executivo da Junta de Freguesia.

Artigo 10.º

Remissões

As remissões para diplomas e normas legais regulamentares constantes do presente Regulamento consideram-se feitas para os diplomas e normas que os substituam em caso de alteração ou revogação.

Artigo 11.º

Entrada em vigor

O presente Regulamento entra em vigor após a sua aprovação nos órgãos competentes desta Freguesia, nomeadamente Junta e Assembleia de Freguesia e publicação no Diário da República.

2 de novembro de 2018. - O Presidente da Junta de Freguesia de Carnota, Nuno Pedro Correia Lopes Granja.

311787497

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3531295.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2013-09-03 - Lei 73/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais.

  • Tem documento Em vigor 2013-09-12 - Lei 75/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda