A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9197/2018, de 1 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Despacho de louvor atribuído ao mestre André Abreu Costa Monteiro

Texto do documento

Despacho 9197/2018

No momento em que cessa funções, a seu pedido, do cargo de Assessor Diplomático do meu gabinete, para assumir novas funções no âmbito da carreira diplomática, cumpre-me manifestar público louvor ao mestre André Abreu Costa Monteiro, diplomata de carreira, pela elevada competência, disponibilidade, diligência, sentido de serviço público e lealdade que evidenciou no desempenho das funções que lhe foram cometidas, designadamente as de substituição do Chefe do meu Gabinete, nas suas ausências e impedimentos.

A excelente capacidade de relacionamento e de interlocução com os serviços da Administração Pública, com as instituições europeias, com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Europeu de Investimento (BEI), com os bancos regionais de desenvolvimento, com o corpo diplomático acreditado em Lisboa e com a rede de embaixadas portuguesas no mundo, bem como com todo o Governo e aparelho do Estado, foram elementos determinantes para o trabalho desenvolvido pelo meu Gabinete, em particular durante a presidência que me coube do Conselho de Governadores do BEI, do Eurogrupo e do Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Cumpre salientar, em particular, o seu papel determinante no acompanhamento da gestão dos instrumentos de apoio à internacionalização da economia portuguesa, em particular nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; das missões de Post-Programme Monitoring do FMI e de Post-Programme Surveillance da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, bem como das missões ao abrigo do Artigo IV do FMI e das missões regulares da OCDE; nas discussões subjacentes ao Semestre Europeu, designadamente na submissão e aprovação dos Draft Budgetary Plans, dos Programas de Estabilidade e consequentes discussões das Recomendações Específicas por País; no processo que conduziu à não sujeição de Portugal a sanções no âmbito do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) por incumprimento das regras orçamentais entre 2013 e 2015; na saída de Portugal do PDE e da lista de Estados-membros com desequilíbrios macroeconómicos excessivos.

Cumpro neste louvor a minha parte no reconhecimento da forma como serviu a República nestas funções e deixo o meu público agradecimento.

17 de setembro de 2018. - O Ministro das Finanças, Mário José Gomes de Freitas Centeno.

311660244

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3485640.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda