Tendo cessado funções como chefe do meu gabinete, o conselheiro de embaixada Ricardo de Sousa Meneses Bonnet Victória, cumpre-me registar o empenho, a competência e a lealdade com que desempenhou o seu cargo ao longo de dois anos e nove meses. No exercício destas funções, demonstrou, para além de notáveis qualidades humanas e profissionais, uma grande dedicação e sentido de serviço público, não raras vezes excedendo o que lhe seria exigível, tendo orientado sempre a sua ação pela busca de soluções e compromissos, mesmo nas matérias e nas situações mais delicadas.
Destaco também as apuradas capacidades de análise e crítica e a inteligência com que se soube relacionar com os seus múltiplos interlocutores, institucionais e outros, nacionais e estrangeiros, o que lhe permitiu evidenciar todos os seus recursos como diplomata, virtudes que proporcionaram ao meu gabinete informação válida e uma perspetiva ampla dos diversos assuntos sob a minha responsabilidade direta e do meu interesse. Em todos os momentos, o conselho que me deu refletiu o seu já sólido percurso profissional, sempre pautado por uma clara perceção do interesse nacional.
Finalmente, reconheço-lhe uma especial sensibilidade para as relações sociais e humanas, a qual colocou sempre ao serviço do meu gabinete e da coesão da minha equipa.
Por estas razões, apraz-me atribuir-lhe este público louvor, na certeza de que continuará a ter pela frente uma grande carreira diplomática.
16 de agosto de 2018. - O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Pereira Carneiro.
311591687