Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Edital 795/2018, de 20 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Seleção internacional para 27 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação nas áreas de Ciências Sociais e/ou Humanidades

Texto do documento

Edital 795/2018

Aviso de abertura de procedimento concursal de seleção para a contratação de doutorados(as) ao abrigo do artigo 23.º do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei 57/2017, de 19 de julho.

1 - Em reunião do Conselho Cientifico do dia 22 de junho de 2018, foi deliberado abrir concursos de seleção internacional para 27 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação nas áreas de Ciências Sociais e/ou Humanidades, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura dos procedimentos concursais, assim como a nomeação dos júris, foram autorizadas por despacho do Sr. Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, de 20 de junho de 2018.

2 - A contratação dos(as) 27 doutorados(as) far-se-á ao abrigo do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei 57/2017, de 19 de julho, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), e do Código do Trabalho, aprovado pela Lei 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.

3 - Os concursos são abertos ao abrigo do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC para o desempenho das funções realizadas por bolseiros(as) doutorados(as) que cumpram os requisitos de elegibilidade à data de 31 de agosto de 2018.

4 - Nos termos do artigo 5.º do Decreto Regulamentar 11-A/2017, de 29 de dezembro, os contratos a celebrar são remunerados de acordo com o nível remuneratório 33 da TRU, sem prejuízo do disposto no n.º 3 do mesmo artigo.

5 - O local de trabalho situa-se nas instalações da NOVA FCSH, Avenida de Berna n.º 26 C, 1069-061 Lisboa, e/ou noutros locais necessários ao desenvolvimento das atividades de investigação.

6 - Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) em Ciências Sociais ou Humanidades e/ou detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado a cada um dos lugares a concurso.

7 - A seleção dos(as) doutorados(as) a contratar:

7.1 - Para os 27 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação, realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular dos(as) candidatos(as) a concurso. Em termos genéricos, esta avaliação incide sobre a relevância, qualidade e atualidade: a) da produção científica, cultural e artística dos últimos cinco anos considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada aos lugares a concurso; b) das atividades de investigação desenvolvidas nos últimos cinco anos e consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas aos lugares a concurso; c) das atividades de extensão e de disseminação do conhecimento desenvolvidas nos últimos cinco anos, designadamente no contexto da promoção da cultura e das práticas científicas, consideradas de maior relevância pelo(a) candidato(a), associadas aos lugares a concurso.

8 - O período de cinco anos, a que se refere o número anterior, pode ser aumentado pelo júri, a pedido do(a) candidato(a), quando fundamentado em suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente por motivos de licença de parentalidade, doença grave prolongada, e outras situações de indisponibilidade para o trabalho legalmente tuteladas.

9 - O sistema de classificação dos(as) candidatos(as) é expresso numa escala de 0 a 100 pontos.

10 - A descrição dos 27 lugares é enumerada de acordo com as Unidades de Investigação da NOVA FCSH na qual os(as) candidatos(as) desenvolverão as suas atividades de investigação.

11 - No âmbito dos concursos de seleção, estão abertos os lugares que se elencam nos números seguintes.

12 - 6 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - CESEM, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

12.1 - Lugar 1

12.1.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) História da Música, centrado na Península Ibérica, particularmente sobre práticas, repertórios e problemáticas musicais compreendidos entre 1450 e 1650; b) com os objetivos de aprofundar o conhecimento no domínio escolhido, divulgar os seus resultados e reforçar as atividades e projeção internacional do CESEM. O plano de trabalhos deverá adequar-se ao programa estratégico do CESEM para 2018-2022 e ter em conta os interesses e a dinâmica interna dos seus grupos de investigação.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/99889/2014

12.2 - Lugar 2

12.2.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) Estética ou História da Música, centrado na Europa do Sul, particularmente sobre práticas, repertórios e problemáticas musicais posteriores a 1950, b) com os objetivos de aprofundar o conhecimento no domínio escolhido, divulgar os seus resultados e reforçar as atividades e projeção internacional do CESEM. O plano de trabalhos deverá adequar-se ao programa estratégico do CESEM para 2018-2022 e ter em conta os interesses e a dinâmica dos seus grupos de investigação.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa no âmbito do projecto com a referência UID/EAT/00693/2013

12.3 - Lugar 3

12.3.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) Psicologia musical envolvendo trabalho no âmbito da infância e primeira infância, b) com os objetivos de aprofundar o conhecimento no domínio escolhido, divulgar os seus resultados, dinamizar o Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) e reforçar as atividades e projeção internacional do CESEM. O plano de trabalhos deverá adequar-se ao programa estratégico do CESEM e ter em conta os interesses e a dinâmica dos seus grupos de investigação.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa no âmbito do projeto com a referência UID/EAT/00693/2013

12.4 - Lugar 4

12.4.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) História da Música, particularmente sobre práticas, repertórios, representações e problemáticas anteriores a 1860, centrados no espaço português ou latino-americano, em domínios científicos conectados com a interpretação musical ou de carácter interdisciplinar, b) com os objetivos de aprofundar o conhecimento nesse domínio, divulgar os seus resultados e reforçar as atividades e projeção internacional do CESEM. O plano de trabalhos deverá adequar-se ao programa estratégico do CESEM para 2018-2022, contribuindo em particular para a redação da História Temática da Música em Portugal e no Brasil.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/95084/2013

12.5 - Lugar 5

12.5.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) História da Música, particularmente sobre práticas, repertórios e problemáticas musicais anteriores a 1300 no sul da Europa, b) com os objetivos de aprofundar o conhecimento no domínio escolhido, divulgar os seus resultados e reforçar as atividades e projeção internacional do CESEM. O plano de trabalhos deverá adequar-se ao programa estratégico do CESEM para 2018-2022 e ter em conta os interesses e a dinâmica interna dos seus grupos de investigação.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/104541/2014

12.6 - Lugar 6

12.6.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) História da Música, particularmente sobre práticas, repertórios e problemáticas anteriores a 1860 e centradas em Portugal ou no espaço luso-brasileiro, b) com os objetivos de aprofundar o conhecimento nesse domínio, divulgar os seus resultados e reforçar as atividades e projeção internacional do CESEM. O plano de trabalhos deverá adequar-se ao programa estratégico do CESEM para 2018-2022, contribuindo em particular para a redação da História Temática da Música em Portugal e no Brasil.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/103848/2014

12.7 - Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:

a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);

b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas, aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);

c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

12.8 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Doutor Manuel Pedro Ferreira, Professor Associado com Agregação e Diretor da do CESEM, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH;

Vogais efetivos:

Doutora Luísa Cymbron, Professora Associada;

Doutor Paulo Ferreira de Castro, Professor Associado;

Doutora Paula Gomes Ribeiro, Professora Auxiliar;

Doutor David Cranmer, Professor Auxiliar.

13 - 4 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação noCHAM - Centro de Humanidades, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

13.1 - Lugar 1

13.1.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) Línguas e Literaturas, designadamente sobre Literaturas e Culturas Africanas em Língua Portuguesa, b) com os objetivos de reflexão sobre a importância dos estudos africanos na atualidade; análise de questões de cultura contemporânea em África; estudo aprofundado de obras de literatura africana em perspectiva comparada.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa no âmbito do projeto com a referência UID/HIS/04666/2013

13.2 - Lugar 2

13.2.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) Artes, designadamente sobre o estudo do consumo de objetos artísticos pelas mulheres da família real portuguesa no princípio da época moderna, b) com os objetivos de caracterização desse consumo através da percepção das tendências e da criação de novas necessidades, e avaliação do impacto cultural e político que os objetos tiveram na chegada a outras cortes.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/100597/2014

13.3 - Lugar 3

13.3.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) História, designadamente sobre a interação entre as duas monarquias ibéricas durante o período compreendido entre os séculos XVI a XVIII, b) com os objetivos do estudo das áreas de contacto entre essas duas monarquias, na Europa, no Mediterrâneo, no espaço Atlântico e na Ásia.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/102497/2014

13.4 - Lugar 4

13.4.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) Artes, designadamente sobre as representações do poder e da autoridade política na cultura visual dos séculos XVI e XVII, b) com os objetivos do estudo da cultura visual e do estatuto das mulheres na época moderna.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/101729/2014

13.5 - Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:

a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);

b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);

c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

13.6 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Doutor João Paulo Oliveira e Costa, Professor Catedrático e Diretor do CHAM, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH.

Vogais efetivos:

Doutor Pedro Cardim, Professor Associado com Agregação;

Doutor João Luís Lisboa, Professor Catedrático;

Doutor Luís Bernardo, Professor Auxiliar com Agregação;

Doutora Renata Araújo, Professora Auxiliar.

14 - 2 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - IELT, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

14.1 - Lugar 1

14.1.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Estudos Literários, focando o Modernismo no contexto dos países de língua portuguesa em relação com outros Modernismos, b) com os objetivos de proceder à inventariação e digitalização das publicações periódicas que serviram de órgão ao Primeiro Modernismo Português (1910-1927), traçando o seu perfil literário e artístico; criar um site com base de dados dedicado à apresentação e difusão crítica desse espólio, passível de ser aumentado progressivamente; investigar criticamente a influência das revistas modernistas europeias em personalidades e publicações portuguesas e lusófonas.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/101758/2014

14.2 - Lugar 2

14.2.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em na área de Estudos Literários, incidindo sobre a pedagogia literária de Manuel António Pina, b) com os objetivos de revisitar a conceitos e noções relacionados com a questão linguística e textual na obra de Manuel António Pina; relacionar questões de pedagogia propostas pelo autor com as artes plásticas e outras áreas do saber; investigar a relação entre o pensamento crítico e criativo da criança e a aprendizagem e experimentação do uso literário da língua com outras formas de expressão e de interpretação artísticas.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/100810/2014

14.3 - Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:

a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);

b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);

c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

14.4 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Doutora Ana Paiva Morais, Professora Associada com Agregação e Diretora do IELT, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH;

Vogais efetivos:

Doutor Abel Barros Baptista, Professor Catedrático;

Doutora Manuela Parreira, Professora Auxiliar;

Doutora Natividade Pires, Professora Coordenadora;

Doutor Carlos Augusto Ribeiro, Investigador.

15 - 3 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação no Instituto de Estudos Medievais - IEM, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

15.1 - Lugar 1

15.1.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em História, particularmente em História Medieval, adequado às linhas estratégicas definidas como prioritárias pelo IEM, b) com o objetivo de promover o estudo comparado e interdisciplinar da História e Cultura do Al-Andalus, nomeadamente no que toca aos contactos e relações com o Norte de África e com as restantes unidades políticas da Península Ibérica.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/100519/2014

15.2 - Lugar 2

15.2.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em História, particularmente em História Medieval, adequado às linhas estratégicas definidas como prioritárias pelo IEM, b) com o objetivo de desenvolver um estudo comparado e interdisciplinar das relações entre os eclesiásticos e o poder político, concretamente nos círculos políticos e intelectuais próximos da realeza, quer para os reinos ibéricos, quer para as realidades políticas transpirenaicas.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BDP/107887/2015

15.3 - Lugar 3

15.3.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Arqueologia, particularmente em Arqueologia Medieval, adequado às linhas estratégicas definidas como prioritárias pelo IEM, b) com o objetivo de promover um estudo interdisciplinar e comparativo dos territórios rurais da antiga Lusitânia durante a Alta Idade Média, nomeadamente da região da antiga Egitânia entre os séculos IV e VIII; deverá ainda desenvolver a aplicação de metodologias de Informação Geográfica (SIG, LiDAR, Fotogranometria aérea e teledeteção) ao estudo da relação entre o espaço urbano e o rural.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/100124/2014

15.4 - Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:

a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);

b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);

c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

15.5 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Doutora Maria João Violante Branco, Professora Associada e Diretorado IEM, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH;

Vogais efetivos:

Doutora Amélia Aguiar Andrade, Professora Catedrática;

Doutor Bernardo Vasconcelos e Sousa, Professor Associado;

Doutora Catarina Tente, Professora Auxiliar;

Doutora Alícia Miguélez, Professora Auxiliar.

16 - 8 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação no Instituto de Filosofia da NOVA - IFILNOVA, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

16.1 - Lugar 1

16.1.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Filosofia da Educação e Teoria da Argumentação; b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/109331/2015

16.2 - Lugar 2

16.2.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Filosofia Política, particularmente centrado nas problemáticas do espaço europeu, b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa no âmbito do projeto com a referência UID/FIL/00183/2013

16.3 - Lugar 3

16.3.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Estética e Lógica, particularmente centrado na Lógica de Port-Royal, b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/110716/2015

16.4 - Lugar 4

16.4.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Filosofia Contemporânea, particularmente em Filosofia da Cultura e dos Valores, b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/97874/2013

16.5 - Lugar 5

16.5.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Filosofia, designadamente em Questões da Subjectividade, Schopenhaeur; b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/97288/2013

16.6 - Lugar 6

16.6.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Filosofia, particularmente em Filosofia da Cultura e dos Valores, Nietzsche, b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/96096/2013

16.7 - Lugar 7

16.7.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Estética e Estudos Artísticos, particularmente centrado nas questões da cidade; b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/95752/2013

16.8 - Lugar 8

16.8.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em Filosofia e Cinema; b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do IFILNOVA, nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado na ação humana e na problemática da construção dos valores nos planos ético, político e estético.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/94290/2013

16.9 - Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:

a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);

b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);

c) Atividade de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

16.10 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Doutor António José Duque da Silva Marques, Professor Catedrático e Diretor do IFILNOVA, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH.

Vogais efetivos:

Doutor João Mário Grilo, Professor Catedrático;

Doutor Abel Barros Baptista, Professor Catedrático;

Doutor João Manuel Pardana Constâncio, Professor Associado com Agregação;

Doutora Sofia Miguens Travis, Professora Associada.

17 - 2 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação no Instituto de História Contemporânea - IHC, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

17.1 - Lugar 1

17.1.1 - Este lugar destina-se ao desenvolvimento de um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) Ciências da Comunicação, particularmente em comunicação política, b) com o objetivo de estudar o impacto da participação de mulheres portuguesas nas instituições europeias, no período de 1987 a 2013, através da análise de discursos e narrativas no espaço público, em diferentes suportes, a partir de três núcleos temáticos estruturantes na configuração de práticas e políticas de género: desigualdade e integração; desemprego; intimidação e violência de género.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/101144/2014

17.2 - Lugar 2

17.2.1 - Este lugar destina-se ao desenvolvimento de um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) História da Ciência, b) com o objetivo de conhecer as problemáticas da política científica portuguesa, respetivas orientações, instituições e atores, entre 1975 e 1997, num contexto comparado das agendas de políticas científicas internacionais.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/84971/2012

17.3 - Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:

a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);

b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);

c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

17.4 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Pedro Aires Ribeiro da Cunha Oliveira, Professor Auxiliar e Diretor do IHC, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH.

4 Vogais efetivos:

Doutora Maria de Fátima Nunes, Professora Catedrática;

Doutora Maria Inácia Rezola y Palacios Clemente, Professora Adjunta;

Doutor Paulo Jorge Chalante Azevedo Fernandes, Professor Auxiliar;

Doutor Daniel Ribeiro Alves, Professor Auxiliar.

18 - 2lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação no Instituto de História da Arte - IHA, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

18.1 - Lugar 1

18.1.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em História da Arte, a) designadamente nos domínios do Património e da História das Coleções e do Colecionismo; b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do Instituto de História da Arte (IHA), nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado no estudo da arte da talha em Portugal entre o Liberalismo e a atualidade.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/101835/2014

18.2 - Lugar 2

18.2.1 - Este lugar destina-se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em História da Arte, a) designadamente nos domínio da História da Arte do Barroco; b) de modo a contribuir para o progresso da investigação do Instituto de História da Arte (IHA), nas diferentes vertentes do seu projeto estratégico, focado no estudo da pintura de retrato barroca portuguesa reunida em coleções nacionais e internacionais, incluindo o estudo laboratorial dos materiais pictóricos.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/101741/2014

18.3 - Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:

a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);

b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);

c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

18.4 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Doutora Joana Cunha Leal, Professora Auxiliar e Diretora do IHA, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH;

Vogais efetivos:

Doutora Raquel Henriques da Silva, Professora Associada;

Doutora Alexandra Curvelo, Professora Auxiliar;

Doutora Margarida Brito Alves, Professora Auxiliar;

Doutor Pedro Flor, Professor Auxiliar.

19 - O processo de candidatura aos lugares supra referidos deverá ser instruído, sob pena de exclusão, com a documentação a seguir indicada, a qual deve ser entregue em suporte digital, designadamente em duas pen-drives:

a) Envio de requerimento, disponibilizado em http://fcsh.unl.pt/faculdade/recursos-humanos/concursos/nao-docentes, onde conste a menção explícita da referência do procedimento concursal e do lugar em específico a que concorre;

b) Exemplares de certidão comprovativa da obtenção do grau de doutor e do curriculum do(a) candidato(a), organizado de acordo com a sistemática patente do número do presente Edital relativo à "avaliação do percurso científico e curricular" do lugar em questão;

c) Exemplares das três publicações consideradas mais relevantes pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar;

d) Proposta de projeto de investigação, incluindo plano de publicação científica, atividade de disseminação e captação de financiamento competitivo nacional e internacional, para o lugar a que se candidata (ateì ao máximo de 10 páginas).

20 - Caso o(a) candidato(a) pretenda candidatar-se a mais do que um lugar deve apresentar, sob pena de exclusão, candidaturas independentes a cada um dos lugares a concurso.

21 - As candidaturas, devidamente instruídas com os documentos supra mencionados, devem ser entregues no prazo de 30 dias úteis no Núcleo de Expediente e Arquivo da NOVA FCSH (9h-16h30) a contar do dia imediato ao da publicação deste Edital no Diário da República, ou enviadas por correio postal com carimbo da data de expedição até ao último dia do prazo, para a seguinte morada: NOVA FCSH, Avenida de Berna n.º 26 C, 1069-061 Lisboa.

22 - Não serão admitidos a ocupar nenhum dos lugares a concurso, por falta de mérito absoluto, candidatos(as) que não obtenham uma classificação final igual ou superior a 80 pontos.

23 - Tendo os presentes concursos sido abertos ao abrigo do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC para o desempenho das funções realizadas por bolseiros(as) doutorados(as) que cumpram os requisitos de elegibilidade à data de 31 de dezembro de 2017, caso o(a) bolseiro(a) não concorra ao lugar a concurso suscitado pela respetiva bolsa, a abertura do mesmo ficará sem qualquer efeito.

24 - A contratação dos vencedores de cada um dos lugares a concurso fica sujeita à condição suspensiva do seu cabimento orçamental, através de financiamento pela FCT relativamente aos custos associados aos contratos de trabalho por meio de celebração de contrato-programa entre a FCT e a NOVA FCSH.

Caso o doutoramento dos vencedores tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o seu reconhecimento deve obedecer ao disposto no Decreto-Lei 341/2007, de 12 de outubro.

27 de julho de 2018. - O Diretor, Prof. Doutor Francisco Caramelo.

311581301

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3438338.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-10-12 - Decreto-Lei 341/2007 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico do reconhecimento de graus académicos superiores estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 2009-02-12 - Lei 7/2009 - Assembleia da República

    Aprova a revisão do Código do Trabalho. Prevê um regime específico de caducidade de convenção colectiva da qual conste cláusula que faça depender a cessação da sua vigência de substituição por outro instrumento de regulamentação colectiva de trabalho.

  • Tem documento Em vigor 2016-08-29 - Decreto-Lei 57/2016 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento

  • Tem documento Em vigor 2017-07-19 - Lei 57/2017 - Assembleia da República

    Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento

  • Tem documento Em vigor 2017-12-29 - Decreto Regulamentar 11-A/2017 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Define os níveis remuneratórios previstos no regime de contratação de doutorados aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda