Louvo o Coronel M/ 1906015 António Alexandre Duarte Monteiro, do quadro de pessoal da Guarda Nacional Republicana, pela forma dedicada, empenhada e proficiente como durante cerca de três anos realizou as tarefas que lhe foram atribuídas e que decorreram no âmbito do exercício das funções de técnico especialista para a área tecnológica no meu Gabinete, revelando excecionais dotes de carácter, espírito de sacrifício e aptidão para bem servir.
Detentor de elevada capacidade de organização e de planeamento, granjeou a mais elevada consideração e estima por parte de todos que com ele se relacionaram. Oficial muito atento ao desenvolvimento da atividade dos órgãos e serviços que integram o Sistema de Segurança Interna e dos procedimentos e alterações subjacentes à evolução dos processos e dos projetos que conduziu, conseguiu através de um trabalho de excelência, consolidar e fazer evoluir a Plataforma de Intercâmbio de informação Criminal (PIIC).
Profundo conhecedor das matérias relacionadas com a intervenção tecnológica, possuidor de apreciáveis qualidades pessoais e humanas, inteligente e de irrepreensível postura ética, permanentemente disponível e com elevada dedicação ao serviço da segurança pública, evidenciou-se na realização de trabalhos, relatórios, propostas e estudos profissionais que permitiram uma clara evolução das capacidades do Gabinete.
O seu elevado conhecimento profissional ficou expresso no modo como participou e liderou de forma esclarecida, pragmática e competente os múltiplos projetos e iniciativas que integrou, quer de índole nacional quer no âmbito da União Europeia, como foi o caso do Sistema de Informação de Vistos (VIS), da participação no Grupo de Peritos de Alto Nível (HLEG) e no desenvolvimento da estrutura de suporte tecnológico para o Ponto Único de Contacto para a Cooperação Policial Internacional (PUC-CPI).
Demonstrou igualmente elevada aptidão e preparação na sua participação em diversos grupos de trabalho nacionais e europeus da sua área, emprestando de forma incondicional todo o seu conhecimento e experiência e reconhecida qualificação técnico-profissional, recusando o caminho mais fácil e entregando-se a todas as responsabilidades e tarefas com assinalável motivação e perseverança.
Pela constante afirmação de elevados dotes de carácter, lealdade e espírito de sacrifício, o Coronel António Alexandre Monteiro é um Oficial digno de ocupar cargos de grande responsabilidade pelo que é de inteira justiça que os serviços por si prestados, sejam considerados extraordinariamente relevantes, importantes e distintos.
5 de julho de 2018. - A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, Maria Helena Pereira Loureiro Correia Fazenda.
311489554