Por despacho do Presidente da Assembleia da República, de 23 de abril de 2018, e nos termos do disposto no artigo 41.º da Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR), aprovada pela Lei 28/2003, de 30 de julho, na sua atual redação, foi nomeada, em comissão de serviço, para o cargo de chefe da Divisão de Redação da Assembleia da República, a mestre Cacilda Maria Pereira Martins Bastos Nordeste, com efeitos a partir de 4 de maio de 2018.
11 de maio de 2018. - O Secretário-Geral, Albino de Azevedo Soares.
Nota Curricular
Nome: Cacilda Maria Pereira Martins Bastos Nordeste
Formação académica:
Licenciatura em Aconselhamento e Psicoterapia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1983)
Mestrado em Psicoterapia e Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa - no âmbito de um programa de investigação sobre stress profissional, construção, implementação e análise da eficácia de uma ação de formação baseada no confronto com temáticas demonstrativas dos conflitos experienciados na profissão, com o objetivo de reduzir níveis de stress percebidos e desenvolver capacidades de autocontrolo (1997).
Atividade profissional:
Progressão na Assembleia da República (AR): carreira de pessoal técnico:
Admitida a título eventual e como tarefeira para o desempenho de funções de redatora (1976).
Ingresso no quadro de pessoal da AR na carreira de Redator de 2.ª classe (1977).
Progressão na AR: carreira de pessoal técnico superior:
Técnico Superior de 1.ª classe (1984).
Técnico Superior Principal (Assuntos Sociais, Culturais e Internacionais) (1987).
Assessor de Assuntos Sociais, Culturais e Internacionais (1991).
Assessor Principal de Assuntos Sociais, Culturais e Internacionais (1995).
Assessora parlamentar da Divisão de Redação e Apoio Audiovisual (DRAA), com as funções de coordenação da equipa afeta à elaboração, edição e publicação da 2.ª série do Diário da Assembleia da República (DAR).
Responsável pela organização do trabalho, promovendo a autonomia e a autorregulação dos membros da equipa na resolução das dificuldades sentidas durante a sua execução.
Conceção de uma nova estrutura para a edição dos requerimentos e perguntas ao Governo e suas respostas, em articulação com o Centro de Informática, Divisão de Apoio ao Plenário e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares do XVIII Governo Constitucional e os membros da equipa, articulando os novos ajustamentos necessários à simplificação de procedimentos e minimização das dificuldades relacionadas com a receção dos documentos (receção em duplicado, falta ou legibilidade dos mesmos) (2010).
Coordenação da equipa na adoção dos novos métodos de trabalho e novos procedimentos que permitiram a passagem faseada da edição em papel da 2.ª série do DAR para a edição eletrónica (2003 a 2007).
Coordenação da equipa, conceção e adoção dos novos procedimentos necessários à concretização das restruturações da 2.ª série do DAR na passagem de três subséries (A, B e C) para cinco subséries (A, B, C, D e E) (1997 a 2007).
Coordenação e revisão da 1.ª série do DAR, exercendo funções de suporte e orientação dos redatores, acompanhamento do respetivo trabalho e verificação da sua qualidade, nomeadamente nas reuniões de Plenário e Comissão Permanente, atas de Comissões Parlamentares Permanentes e Eventuais e de Comissões de Inquérito, Colóquios, Seminários e outras reuniões promovidas pela AR (1983 a 1997).
Participação em grupos de trabalho internos da DRAA, nomeadamente na organização de ficheiros da 2.ª série e preparação da discussão de diplomas em Plenário (OE, GOP e RC).
Redatora (1976 a 1983).
Outras atividades na AR:
Substituta legal da chefia desde 1995 até 2008 e novamente desde 2016.
Presidente de júri de procedimentos concursais, nomeadamente presidente do júri do procedimento concursal comum para a categoria de assessor parlamentar do mapa de pessoal da Assembleia da República na área de redação (2015-2016)
Apresentação da DRAA na "Study Visit for Secretariat of the Palestinian Legislative Council on Technical and Administrative Support Services", realizada na AR (2013).
Participação num grupo de trabalho coordenado pela Divisão de Edições sobre os custos para a AR da publicação pela INCM das I e 2.ª séries do DAR (1994-1995).
Participação nas Jornadas de Gestão para Quadros dos Serviços da AR (1989).
Participação em diversas ações de formação internas no âmbito da cooperação parlamentar.
Outros estudos e trabalhos:
Experiência, no exercício da psicologia, nas áreas especializadas de assuntos sociais e culturais (1983-2006).
Participação como professora convidada em Seminários, Conferências e Workshops, nomeadamente pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha, Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade Independente e Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas (1998-2006).
311343753